sexta-feira, 29 de outubro de 2010

SAÚDE PRA VALER!


Você parou de viver e apenas existe.
Você acorda; alimenta as crianças; toma café correndo; preocupa-se com as contas; enfrenta o trânsito caótico; trabalha como uma mula; almoça às pressas; fala ao telefone sem parar; volta para casa; termina o serviço de casa; faz o jantar; pede silêncio aos seus filhos; revisa os seus trabalhos escolares; preocupa-se um pouco mais com dinheiro; assiste TV sem ânimo; come outra vez; de tão ansioso não consegue dormir, e assiste todos os jornais da TV até apagar de tão cansado. Então, acorda para viver a mesma rotina cansativa de novo.
As pessoas sorriem para você porque querem lhe vender alguma coisa. O telefone toca para lhe oferecer mais um cartão de crédito. As crianças correm para a escola, a aula de inglês e natação, treino de futebol e jogos de vídeo game ou computador. Preferem a comida do MacDonald do que a sua. Vocês quase não se falam. Ocupados, não mais pensam no que gostam, querem ou precisam para serem realmente felizes.
Você aceita esse estado de coisas - constantemente cansado, infeliz, depressivo e preocupado. Reclama que está gordo, mas continua a comer. Não se exercita, não volta para a faculdade, não conversa com a esposa, e negligencia a educação dos seus filhos. Sua vida é dominada por uma constante ansiedade, mas você não faz nada para mudar. Suas emoções são marcadas por cinismo, sarcasmo, apatia e desesperança. Até suas prioridades estão confusas e seus relacionamentos adoeceram.
Mesmo sabendo que isso não é viver, nega-se encarar o problema. É mais fácil continuar fingindo que tudo vai bem. Em vez de procurar a causa da dor que o machuca o dia inteiro, de achar a raiz do problema que lhe aflige, você escolheu trabalhar como um louco, continuar correndo, fazendo de conta que é feliz.
É hora de colocar sua vida no lugar; para que você tenha respeito por quem você é e por aquilo que você faz. Para que quando você se olhar no espelho, saiba que você não está apenas empurrando a vida com a barriga. Para que você viva de tal maneira que as coisas que você sonhou ainda estejam vivas em você.
Pare de viver tão ocupado.
A cor da vida vai acabar fugindo de você.
Pare de focar a vida em aparência e não em substância.
Pare de colocar sua energia no que é superficial e não nas coisas que são importantes.
Você foi criado de dentro para fora; logo, precisa cuidar primeiro do seu interior. É do coração que procedem as coisas boas e as más. O problema está dentro de você. Enquanto você achar que o seu problema está na falta de coisas ou em pessoas, você não encontrará solução.
Encontre tempo para olhar-se de verdade e pare de usar essa máscara de felicidade.
Enquanto você não buscar o propósito para o qual nasceu, continuará infeliz.
Que seria de Davi se ele continuasse tomando conta das ovelhas do seu pai? Ele jamais se tornaria rei de Israel.
Que seria de Bethoven se aceitasse a surdez sem lutar? Ele não teria composto a mais bela sinfonia de todas.
O que aconteceria aos judeus se Moisés não tivesse voltado para o Egito e enfrentado a fúria de Faraó? O povo judeu continuaria escravizado por mais quatrocentos anos.
Que tragédia aconteceria se Maria não estivesse disposta a carregar em seu ventre a semente do próprio Deus. Jesus Cristo não teria nascido, sido crucificado, morto e ressuscitado, e a humanidade estaria perdida, sem salvação.
Todos esses homens e mulheres cumpriram o propósito para o qual nasceram e mudaram tanto o seu destino como o dos seus semelhantes.
Chegou a sua hora!
Dr. Silmar Coelho

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Alimentos poderosos

MENU QUE PROLONGA A JUVENTUDE

"A medicina constata que certos alimentos previnem e até ajudam a curar doenças. Além disso, uma boa dieta pode atrasar o processo de envelhecimento em até 20 anos.
Há muito se sabe, por exemplo, que a gordura bloqueia as artérias e a carne vermelha em excesso é ruim para o coração - sem falar nos recém-condenados carboidratos, os mais novos vilões da obesidade.
Há pesquisas que verificam quais são os alimentos "bons para a saúde". Frutas, ver -
duras e legumes fazem parte dessa cesta....
Agora, especialistas começaram a descortinar uma terceira frente -... os alimentos funcionais. Eles vão além dos "saudáveis" , porque mais do que nutrir, fornecem ao organismo substâncias que auxiliam na prevenção e até no tratamento de doenças.
"A dieta saudável deixou de ser aquela que não faz mal à saúde" - diz o americano Walter Willett - uma das maiores autoridades no assunto. "Hoje, é a que previne doenças, e em alguns casos, ajuda a tratá-las."
O médico americano Michael Roizen - do centro de estudos do metabolismo humano vai mais longe. Ele defende a adoção de uma dieta específica, combinada a bons hábitos, ajuda a desacelerar o processo de envelhecimento. Mais do que isso pode rejuvenescer uma pessoa em até 20 anos.
SOJA, AZEITE, SUCO DE UVA, CHÁ VERDE E SARDINHA - são poderosos aliados na prevenção de males cardíacos.A longevidade de gregos e italianos era a dieta culinária rica em azeite e nozes - dois poderosos redutores do LDL (colesterol ruim).
FRUTAS E VERDURAS - Antioxidantes naturais, , combatem os radicais livres (subprodutos das células) e estão presentes em abundância em frutas (laranja, manga e maçã) - reduzem essas moléculas tóxicas que em excesso comprometem o funcionamento do organismo e aceleram o seu envelhecimento
VINHO - um pigmento encontrado na casca das uvas vermelhas, os flavonoides, tem dupla função na proteção do coração: aumenta a taxa do HDL (bom colesterol) e ajuda a prevenir o enrijecimento das artérias.


CHÁ VERDE - possui o - fitoquímico - ajuda a reduzir o risco de tumores malignos e combate a obesidade.
TOMATE - contém - licopeno - substância que auxilia na prevenção do câncer de próstata.
OS 10 ALIMENTOS PARA VIVER MAIS
AVEIA - ajuda a diminuir o colesterol ruim - LDL - (40grs diária)
ALHO - reduz a pressão arterial, protege o coração, diminui a taxa do colesterol ruim LDL, aumenta os níveis do colesterol bom HDL e previne tumores malignos.
AZEITE OLIVA - reduz o LDL (1 colher sopa) dia.
CASTANHA DO PARÁ - previne problemas cardíacos.
CHÁ VERDE - prevenção de tumores malignos, diminui as doenças do coração, previne pedras nos rins, auxilia no tratamento da obesidade (4 a 6 xícaras) dia.
MAÇà- previne tumores malignos, auxilia na redução das doenças cardíacas e pressão sanguinea. Evita doenças oculares como catarata (5 porções) dia.
PEIXES - são ricos em omega 3 (sardinha, bacalhau, atum, salmão); aliados na prevenção do infarto e derrames, reduzem dores de artrite, melhora a depressão, protege o cérebro contra o mal Alzheimer.
SOJA - diminui os incômodos da menopausa, porque contém isoflavona, previne o câncer de mama e do colon, diminui os níveis de colesterol, reduz o risco de doenças cardiovasculares.
TOMATE - auxilia na prevenção do câncer de próstata.
VINHO TINTO - aumenta o colesterol bom -HDL- evita o acúmulo de gordura nas artérias, previne doenças do coração.
Fonte: Revista Veja
ALIMENTOS FEMININOS
Além de nos proteger de várias doenças, estes alimentos contribuem para a firmeza dos músculos, o brilho do cabelo e o rejuvenescimento da pele. Ponha no prato o que há de melhor para a sua beleza e saúde.
ALIMENTOS
PRINCÍPIOS ATIVOS
BENEFÍCIOS EPREVENÇÃO
PREFERIR
carne de vaca
ferro
anemia, unhas fracas, cabelos quebradiços
alcatra,cupim
frutas cítricas
ácido ascórbico, vitamina C
colágeno
acerola, limão, laranja
frutas vermelhas
antioxidante, fitoestrógenos
estabelecimento hormonal, prevenção do envelhecimento
melancia, goiaba, morango, cereja
leite
cálcio
osteoporose
-
cereais integrais
complexo B
prisão de ventre, período pré menstrual
-
inhame
diosgenina
regeneração hormonal, alivia a TPM
-
soja
isoflavona
câncer mama, útero e sintomas da menopausa
-
peixes
ácido graxo, ômega três
osteoporose
salmão, atum, bacalhau, sardinha
vegetais verdes escuros
ácido fólico, boro
depressão, osteoporose, formação do feto
rúcula, couve, agrião, brócolis, espinafre
CONSIDERAÇÕES:
CARNE DE VACA - teor protéico - colabora para a firmeza dos músculos, evitando a flacidez. Rica em aminoácidos, lisina e a cisteína, responsável por manter mais
fortes e brilhantes os fios.

FRUTAS CÍTRICAS - são indispensáveis na formação do colágeno - que sustenta a pele.
facilita também a absorção do ferro no organismo.

FRUTAS VERMELHAS - o antioxidante - previne o envelhecimento precoce.
o fitoestrógenos - auxiliam a estabilização hormonal.



LEITE
 - a osteoporose - é o enfraquecimento dos ossos.

CEREAIS INTEGRAIS - o complexo B regula a oleosidade da pele e do cabelo.
IHNAME - a diosgenina - é semelhante à progesterona.
SOJA - rica em isoflavona similar ao hormônio feminino estrogênio.
PEIXES - provou-se que mulheres entre 45 e 74 anos que consumiram esses peixes com frequência- 26% de risco de desenvolver
câncer de mama.

VEGETAIS VERDE ESCURO - o Boro - contribui na prevenção da osteoporose.
Fonte: Revista Claudia

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

INCA LANÇA RECOMENDAÇÕES PARA REDUZIR MORTALIDADE POR CÂNCER
Por: Juliana Morato
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgou no último dia 15 (sexta-feira) sete recomendações para a prevenção e identificação do câncer de mama. Entre as indicações, o instituto defende que toda mulher com suspeita da doença tenha o direito de receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias. O Inca, no entanto, lembra que a lista não tem caráter de lei e que a aplicação das orientações é responsabilidade de cada município ou Estado.
Além da questão do prazo máximo para o resultado, consta da lista a necessidade de as mulheres entre 50 anos e 69 se submeterem ao exame de mamografia a cada dois anos. No texto, o Inca afirma que apesar de as recomendações não serem regras, as autoridades de saúde dispõem de “meios para alcancá-las.” De acordo com dados, entre 2000 e 2007, o Brasil aumentou em 118% a produção de mamografias. Em 2000, foi realizada 1,3 milhão; em 2007, 2,9 milhões.
Se você tiver interesse em repercutir esse assunto, temos médicos oncologistas à disposição para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre o câncer de mama.


ESCOVAS DE DENTE DEVEM SER HIGIENIZADAS TODO O DIA
Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)
Spray de óleo essencial da pitanga pode ajudar nesse processo, diz estudo.
A escova dental é um importante instrumento na manutenção da saúde bucal devido a sua eficiência e segurança na remoção do biofilme (conjunto de bactérias) da boca. Porém, pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba alertam para o risco do seu uso rotineiro sem a sua correta higienização.
Cibele Oliveira e colegas afirmam no estudo “Avaliação da eficácia da descontaminação de escovas dentárias pelo uso do spray de óleo essencial da eugenia uniflora l. (Pitanga)” – publicado ano passado na Brazilian Dental Science –, que a não higienização da escova a torna um meio adequado para a proliferação de fungos, vírus e bactérias. Com isso, ela acaba funcionando como uma fonte de reinfecção da cavidade bucal.
Os pesquisadores explicam que as escovas dentais devem ser sempre desinfetadas após o uso. Para isso, eles aconselham a utilização de soluções antissépticas como clorexidina, cloreto de cetilpiridínico, triclosan, hipoclorito de sódio e óleos essenciais.
O óleo essencial produzido a partir das folhas da pitanga (eugenia uniflora l) é um exemplo de solução que, segundo o estudo, possui propriedades que auxiliam significativamente na redução do número de bactérias na boca.
“Extratos obtidos das folhas da pitangueira vêm sendo utilizados na medicina popular em países como Brasil, Argentina e Paraguai, no tratamento de hipertensão, diabetes, colesterol, dificuldades de digestão, doenças hepáticas, amigdalite, distúrbios intestinais, reumatismo, gripe, além de apresentar princípios antimicrobianos e antifúngicos”, dizem os autores.
Segundo eles, são esses princípios antimicrobianos que agem no controle da não proliferação de microrganismos envolvidos no processo de desenvolvimento da cárie dentária.
Os resultados do presente estudo, assim como os de outros, foram favoráveis ao uso da pitanga na desinfecção das escovas dentais, porém, segundo os pesquisadores, existem estudos que não comprovaram esse efeito antibacteriano. Por isso, eles consideram que uma pesquisa mais aprofundada dos efeitos do fruto sobre os microorganismos da cavidade bucal seja feita antes de introduzi-lo no contexto odontológico.
Para ver o artigo na íntegra, acesse: www.fosjc.unesp.br/cob/artigos/v12n2_05.pdf

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Nevoeiro do Coração Partido


O nevoeiro do coração partido
de Max Lucado

É um nevoeiro escuro que aprisiona furtivamente a alma e se recusa a ir embora. É uma neblina silenciosa que esconde o sol e chama as trevas. É uma nuvem pesada que não honra qualquer hora nem respeita quem quer que seja. Depressão, desânimo, desapontamento, dúvida… todos são companheiros desta presença temida.
O nevoeiro do coração partido desorienta a nossa vida. Ele torna difícil ver o caminho. Abaixe as suas luzes. Limpe o pára-brisa. Ande mais devagar. Faça o que quiser, nada ajuda. Quando este nevoeiro nos rodeia, nossa visão fica bloqueada e o amanhã está para sempre distante. Quando esta escuridão ondulada nos envolve, as palavras mais sinceras de ajuda e esperança não passam de frases vazias.
Se você já foi traído por um amigo, sabe o que estou dizendo. Se já foi abandonado por um cônjuge ou um pai, já viu esse nevoeiro. Se já colocou uma pá de terra sobre o caixão de um ente querido ou ficou vigiando junto ao leito de alguém que ama, você reconhece também esta nuvem.
Se já esteve neste nevoeiro, ou está nele agora, pode estar certo de uma coisa — não se encontra sozinho. Até o mais esperto dos capitães da marinha já perdeu o rumo ao aparecer essa nuvem indesejada. Como disse certo comediante: “Se os corações partidos fossem anúncios, todos apareceríamos na televisão.”
Faça um retrospecto dos últimos dois ou três meses. Quantos corações partidos encontrou? Quantos espíritos feridos teve ocasião de observar? Quantas histórias de tragédias chegou a ler?
Minha própria reflexão é cautelosa:
- A mulher que perdeu o marido e o filho num terrível acidente automobilístico.
- A atraente mãe de três crianças que foi abandonada pelo cônjuge.
- O garoto atropelado e morto por um caminhão de lixo, quando saía do ônibus da escola. A mãe, que o esperava, testemunhou a tragédia.
- Os pais que encontraram o filho adolescente morto na floresta atrás de sua casa. Ele se enforcara com o próprio cinto numa árvore.

A lista continua indefinidamente. Tragédias nebulosas. Como cegam nossa visão e destroem os nossos sonhos. Esqueça todas as grandes esperanças de alcançar o mundo. Esqueça todos os planos de mudar a sociedade. Esqueça todas as aspirações de mover montanhas. Esqueça tudo isso. S6 me ajude a atravessar a noite.
O sofrimento do coração partido.
Venha comigo assistir aquela que foi talvez a noite mais enevoada da história. A cena é muito simples, você vai reconhecê-la rapidamente. Um bosque de oliveiras retorcidas. O chão coberto de pedras grandes. Um muro baixo de pedras. Uma noite escura, muito escura.
Veja agora o quadro. Olhe atentamente através da folhagem sombria. Vê aquela pessoa?
Vê aquela figura solitária? O que ele está fazendo? Deitado no chão. O rosto manchado de terra e lágrimas. Os punhos batendo no solo. Os olhos arregalados com o estupor do medo. O cabelo emaranhado por causa do suor salgado. Será aquilo sangue em sua testa?
Esse é Jesus. Jesus no Jardim do Getsêmani.
Você talvez tenha visto o retrato clássico de Cristo no jardim. Ajoelhado junto a uma grande rocha. Um alvo manto. Mãos pacificamente unidas em oração. Um olhar sereno em seu rosto. Um halo sobre a sua cabeça. Um raio de luz do céu, iluminando seu cabelo castanho dourado.
Eu não sou artista, mas posso dizer-lhe algo. O homem que pintou esse quadro não usou o evangelho de Marcos como modelo. Veja o que Marcos escreveu sobre aquela noite penosa:
“Então, foram a um lugar chamado Getsêmani; ali chegados, disse Jesus a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou orar. E, levando consigo a Pedro, Tiago e João, começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia. E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai.
E, adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se possível, lhe fosse poupada aquela hora. E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres.
Voltando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, tu dormes? Não pudeste vigiar nem uma hora? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
Retirando-se de novo, orou repetindo as mesmas palavras. Voltando, achou-os outra vez dormindo, porque os seus olhos estavam pesados; e não sabiam o que lhe responder.
E veio pela terceira vez e disse-lhes: Ainda dormis e repousais! Basta! Chegou a hora; o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima.”[1]
Observe estas frases: “Começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia.” “Minha alma está profundamente triste.” “E, adiantando-se um pouco,prostrou-se em terra.”
Este parece um quadro de um Jesus santo, repousando na palma de Deus? De modo algum. Marcos usou tinta preta para descrever esta cena. Vemos um Jesus agonizante, lutando e se esforçando. Vemos um “homem de dores”.[2] Vemos um homem enfrentando o medo, em luta com os compromissos e ansiando por alívio.
Vemos Jesus no nevoeiro de um coração partido.
O escritor de Hebreus iria dizer mais tarde, “Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte”.[3]
Que descrição! Jesus sofrendo. Jesus às portas do medo. Jesus não está revestido de santidade, mas de humanidade.
Da próxima vez que o nevoeiro o envolver, você faria bem em lembrar-se de Jesus no jardim. Da próxima vez em que pensar que ninguém compreende, releia o capítulo 14 de Marcos. Da próxima vez que a autopiedade o convencer de que ninguém se importa, vá visitar o Getsêmani. E da próxima vez em que ficar imaginando se Deus realmente percebe a dor que prevalece neste poeirento planeta, ouça-o suplicando entre as árvores retorcidas.
Este é o meu ponto. Ver Deus desse modo faz maravilhas em relação ao nosso próprio sofrimento. Deus jamais foi tão humano quanto nessa hora. Deus jamais esteve mais próximo de nós do que quando sofreu. A Encarnação jamais foi tão cumprida quanto no jardim.
Como resultado, o tempo passado no nevoeiro da dor poderia ser o maior dom de Deus. Poderia ser a hora em que finalmente vemos nosso Criador. E verdade que no sofrimento Deus se assemelha mais ao homem; talvez em nosso sofrimento possamos ver a Deus como nunca antes.
Da próxima vez em que você for chamado para sofrer, observe. Talvez esse seja o ponto mais próximo em que vai estar de Deus. Preste muita atenção. Pode muito bem ser que a mão que se estende para guiá-lo para fora do nevoeiro esteja traspassada.
[1] Marcos 14:32-42
[2] Isaias 53:3
[3] Hebreus 5:7, o grifo é meu.

Pastor Silas Malafaia Responde Edir Macedo Parte 2/2

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DIA DO MÉDICO

FELIZ DIA DO MÉDICO
Quando nascemos, recebemos diferentes missões. A sua missão é de salvar vidas.
Pelo talento de suas mãos, transforma todo homem em bonança. Tua alma não se contém diante do desespero de uma criança ou de um idoso.
Por isso, você vai operando milagres trazendo esperança a corações desesperançados.
Falar de teu ofício de médico não é fácil. Se muitos o fazem só por dinheiro, você o faz por amor ao ser humano, altruísta sempre.
Não há tempos, nem momentos para fazer o bem, por isso, devemos a ti nossa saúde.
Que bom que você não escolhe dia para exercer a sua profissão! Para você, todo dia é dia de salvar vidas. Por isso, seremos sempre gratos e rendemos nossas homenagens.
Nosso sincero agradecimento de quem sabe que sem você nossa vida não seria tão feliz.
Feliz dia do Médico!
Autor não mencionado
Fonte

sábado, 16 de outubro de 2010

A Janela



Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital. Um deles, podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para que os fluidos circulassem nos seus pulmões.


A sua cama estava junto da única janela do quarto. O outro homem tinha de ficar sempre deitado de costas. Os homens conversavam horas a fio. Falavam das suas mulheres e famílias, das suas casas, dos seus empregos, onde tinham passado as férias... E todas as tardes, quando o homem da cama perto da janela se sentava, ele passava o tempo a descrever ao seu companheiro de quarto, todas as coisas que ele conseguia ver do lado de fora da janela.


O homem da cama do lado começou a viver à espera desses períodos de uma hora, em que o seu mundo era alargado e animado por toda a atividade e cor do mundo do lado de fora da janela. A janela dava para um parque com um lindo lago. Patos e cisnes chapinhavam na água enquanto as crianças brincavam com os seus barquinhos.


Jovens namorados caminhavam de braços dados por entre as flores de todas as cores do arco-íris. Árvores velhas e enormes acariciavam a paisagem, e uma tênue vista da silhueta da cidade podia ser vista no horizonte.


Enquanto o homem da cama perto da janela descrevia isto tudo com extraordinário pormenor, o homem no outro lado do quarto fechava os seus olhos e imaginava a pitoresca cena.


Um dia, o homem perto da janela descreveu um desfile que ia a passar. Embora o outro homem não conseguisse ouvir a banda, ele conseguia vê-la e ouvi-la na sua mente, enquanto o outro senhor a refratava através de palavras bastante descritivas.


Dias e semanas passaram. Uma manhã, a enfermeira chegou ao quarto trazendo água para os seus banhos, e encontrou o corpo sem vida do homem perto da janela, que tinha falecido calmamente enquanto dormia. Ela ficou muito triste e chamou os funcionários do hospital para que levassem o corpo.


Logo que lhe pareceu apropriado, o outro homem perguntou se podia ser colocado na cama perto da janela. A enfermeira disse logo que sim e fez a troca. Depois de se certificar de que o homem estava bem instalado, a enfermeira deixou o quarto.


Lentamente, e cheio de dores, o homem ergueu-se, apoiado no cotovelo, para contemplar o mundo lá fora. Fez um grande esforço e lentamente olhou para o lado de fora da janela... que dava, afinal, para uma parede de tijolo!


O homem perguntou à enfermeira o que teria feito com que o seu falecido companheiro de quarto, lhe tivesse descrito coisas tão maravilhosas do lado de fora da janela. A enfermeira respondeu que o homem era cego e nem sequer conseguia ver a parede. "Talvez ele quisesse apenas dar-lhe coragem...".


Somente aqueles que dependem de Deus, terão olhos espirituais para enxergar o invisível.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ANSIEDADE

"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." 
I Pedro, 5:7 



  A ansiedade é apontada como a principal emoção de nossa época.
A ansiedade é antes de tudo um fenómeno normal e necessário da vida que todos sentem ocasionalmente. Quando é sentida com maior intensidade, passa então a ser vista como um mal estar ao mesmo tempo psíquico e físico. Pode ser definida como uma experiência que gera apreensão, medo e receio antecipado. Às vezes é um medo irreal com ausência de qualquer evidência de que um dia se concretize, outras vezes é o temor de algo que não se compreende totalmente.
Em resumo é uma emoção caracterizada por sentimentos de antecipação de perigo, tensão e aflição que tira o sossego, bloqueia o ânimo e escurece o futuro da pessoa.
A ansiedade destrói a nossa saúde.
     
    Jesus fala da ansiedade no sermão da montanha. Mt. 6:25-34.Paulo e Pedro abordam o mesmo assunto: “não andeis ansiosos de coisa alguma”. Fil. 4:6; I Pd. 5:7.
  Existe a ansiedade normal da vida a que podemos dar o nome de preocupação.  Acreditamos ser uma preocupação excessiva o tipo de ansiedade a que a bíblia se refere. Deus nos ordena a não nos preocuparmos. É claro que quando Jesus nos adverte – “não vos inquieteis” ou “não estejais ansiosos”, não significa que é incorrecto nos preocuparmos com nossa família e suas necessidades. Ele fala sim, da excessiva preocupação pelas coisas materiais em detrimento da vida espiritual. (Mat. 6:33).Portanto devemos descansar em Cristo. 


 "Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos."
Sl. 37:7-9.

  Muita gente vive fora da realidade, sonhando com coisas grandes e extraordinárias. 

Preocupação é uma intromissão na providência de Deus. O melhor a fazer é trocar a preocupação pela confiança em Deus. Davi também teve preocupações, e às vezes até achava que Deus o havia abandonado. No Salmo 77:7 ele pergunta – “Rejeitará o Senhor para sempre?...” mas ele encontrou a resposta quando se lembrou do que Deus havia lhe feito no passado, que tinha lhe socorrido tantas vezes. Soube então que seus temores e dúvidas eram sem fundamentos e isso lhe deu coragem e conforto para o presente e para o futuro.

"Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará"
Sl.37.5
   
 A certeza do cuidado divino é importante para nos trazer tranquilidade e esperança, a fim de vencermos  a ansiedade e as preocupações exageradas. É possível vencê-la descansando na providência divina, sabendo que Ele suprirá todas as nossas necessidades.
  O espírito de Deus pode controlar as nossas reacções.

A escolha é sua: Ansiedade ou Descanso.

AMADA, DEUS ESPERA QUE VOCÊ SEJA...


Como Eva, que soube seguir em frente, e aceitar o perdão de Deus, mesmo tendo sido a primeira pessoa a pecar.
Como a esposa de Noé, que acreditou nele, apoiando-o, mesmo quando ninguém quis acreditar na mensagem que ele pregava.

Como Sara, embora tendo duvidado da palavra de Deus, arrependeu-se, tornando-se mãe de uma grande nação.

Como Rebeca, que aceitou a vontade de Deus para sua vida, sem hesitar.

Como Raabe, que arrependendo-se de sua vida de pecados, se deixou ser usada por Deus, ajudando numa das grande vitórias do povo de Deus.

Como Rute, que deixando para trás seu povo para seguir a Deus, mostrou como Deus, se preocupa com suas filhas e deseja que vivam uma linda história de amor!

Como Débora, profetisa, que julgava o povo com sabedoria e justiça.

Como Ana, que orou pedindo um bebê, e o devolveu a Deus para que ele se tornar um grande profeta.

Como Abigail, mulher sensata, que evitou uma guerra e que muitos fossem mortos.

Como Ester, mulher fiel a Deus, disposta a morrer pela sua fé e pelo seu povo!

Como Maria, que com humildade, aceitou ficar grávida do Espírito Santo, antes de estar casada, numa época, em que isso poderia lhe custar a vida!

Como Maria Madalena, que após ser convertida, expressou sua gratidão a Jesus, de uma forma tão singular, que sua história, é contada a té hoje!

Como Dorcas, que por viver abnegadamente, Deus a ressuscitou!

Como Lídia, mulher temente a Deus, de coração aberto às mensagem de Deus.

Como Eunice e Lóide, mulheres de fé, que souberam criar seus filhos nos caminhos de Deus, em momentos difíceis!

Todas estas grandes mulheres da Bíblia, foram como nós, tiveram seus momentos de fraquezas, mas se levantaram e deixaram seus exemplos de fé, amor, desprendimento, humildade, coragem, perseverança e esperança! ( www.amoremlinks.net )

terça-feira, 12 de outubro de 2010

A mulher e a depressão

A MULHER DEPRIMIDA


Depressão...Mulheres estão mais vulneráveis que os homens.
As pesquisas demonstram que a depressão é um dos males psicológicos mais frequentes, falados e mais temidos. A depressão é um estado emocional ao qual todos os seres humanos estão sujeitos. Há quem diga que o cristão não pode ficar deprimido, que isso é falta de fé..não é verdade. Podemos ficar deprimidas e na verdade ficamos diversas vezes ao longo da vida.
A Mulher, particularmente, parece estar sempre pronta a atender os outros. Aquela que faz, administra, que compra, cuida e proteje. Mas porque será que sendo tão completas, as mulheres são as que mais sofrem de depressão?
A depressão pode estar relacionada com alguma dificuldade..perda de emprego,morte de uma pessoa querida, enfermidade , divórcio. E provocada ainda por situações emocionais, como baixa auto-estima, medo, ira, sentimento de culpa. Não adianta dizer a alguém que o que ela sente é errado. Precisa assumir e reconhecer, para depois modificar o comportamento e nosso modo de reagir a eles.
Todos atravessamos momentos de desanimo e depressão. Algumas pessoas sentem-se deprimidas sem saber o porque.
È possivel que você, minha amiga, esteja assim, afundando-se no desanimo, querendo desistir de tudo, do trabalho, da familia, do Ministério. Precisamos reconhecer que a causa está em nós mesmas, na nossa atitude para com as circunstâncias . Quando fazemos isso começamos a mudar. E, via de regra, as circunstâncias também. É por isso que, normalmente o Senhor só opera nas circunstâncias depois que tivermos agido e reagido diante delas. Ele não quer privar-nos de uma oportunidade de crescimento.
A mulher deprimida pode e deve querer fazer alguma coisa por si mesma, recuperando assim sua alegria e amor próprio. Primeiro, deve lidar de frente com a sua perda, a sua falta. Como? Identificando o problema, adquirindo forças para trabalhar na reconstrução de sua auto-estima. Não é fácil. Quantas mulheres são verdadeiras fontes de estímulo e coragem para os maridos e filhos, mas quando o assunto diz respeito a sua própria vida adotam outras atitudes. Negam a si mesmas o direito de serem felizes.
Hoje, Deus tem uma palavra de cura para o seu coração depressivo.
O Salmista declarou" A minha alma de tristeza, verte lágrimas, fortalece-me segundo a tua palavra, Sl 119.28" Minha querida, abra o seu coração e receba-a. Podemos sair do pantano da depressão com uma intimidade ainda maior com o Senhor.
Se você está querendo desistir de tudo, lembre-se.."O Senhor não desistiu de você".
A mão do Senhor providência o suficiente para dissipar o pessimismo e dar-nos condições de vencer a depressão. Portanto, minha amiga, tome posse da provisão de Deus, dos recursos que Ele coloca a sua disposição. Quem esta deprimida, deve antes parar e pensar. Precisa buscar ajuda, lutar e vencer.
Amiga cansada, abatida, desanimada..TENHA ÂNIMO! O Senhor pode ergue-la e Ele fará. Não dê o braço a torcer. A semelhança de Davi quando a calamidade desmoronou, fortaleça-se no Senhor seu Criador. A mão do Senhor está em seu sofrimento. Vai ao encontro do seu Criador, vá imediatamente. E descanse, Ele pode tomar para si o seu problema. Leia Mt 11.28.
Avance para frente. Você é uma Mulher de Excelência. E Forte..mas a maior fonte de força que você conhecerá é a que vem do Senhor. Não permita que as dificuldades da vida a deprimam a ponto de perder a sua esperança. Saiba que vai levantar-se. O Senhor apanha as nossas lágrimas e guarda as nossas dores. Sempre que precisar dele, você o encontra.
Você talvez tenha passado por um momento arrasador. Mas o Senhor quer restaurar sua alma.
Termino aqui, desejando o melhor para sua vida, quero nesse post deixar uma palavra de cura para o seu coração.Desejo muita paz, alegria, consolo, refrigério, saúde , o melhor de Deus..Para todas as amigas que por aqui passam.
Te amo em Cristo!

Por Adriana Rangel

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A mulher virtuosa





A mulher virtuosa descrita em Provérbios 31 é o propósito de Deus para nós mulheres. Ela é rara dentre as mulheres deste mundo 
(Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis, v.10). Seu marido confia nela, entre eles não há segredos (o coração do seu marido está nela confiado, v.11). Ela faz bem ao marido todos os dias da sua vida (v.12), o que nos mostra que ela é constante em fazer o que é bom para ele, não somente quando ele a agrada ou quando vai tudo bem, mas em toda e qualquer situação.

A mulher virtuosa trabalha com alegria, não age com má vontade 
(de bom grado trabalha com as mãos, v.13). Ela não mede esforços para fazer o bem (como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão, v.14). Não é preguiçosa, mas levanta cedo para cuidar da sua família (v. 15). A mulher virtuosa sabe negociar (examina uma propriedade e adquire-a, v.16)e está sempre disposta (v.17).

A generosidade é também uma das qualidades da mulher virtuosa 
(abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado, v.20). Essa mulher não tem medo da adversidade, pois conduz a sua casa com sabedoria (não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate, v.21). Ela sabe se vestir com decência (v.22) e o seu marido é respeitado por todos (v.23).

Se a situação financeira está difícil, ela ajuda com o seu trabalho 
(ela faz roupas de linho fino, e vende-as e dá cintas aos mercadores, v.24). A mulher virtuosa não se preocupa com a velhice (a força e a dignidade são os seus vestidos, e, quando ao dia de amanhã, não tem preocupações, v.25). Ela fala com sabedoria, sempre tem uma palavra sábia e não profere palavras torpes (v.26). Os seus filhos a chamam de "bem-aventurada" e o seu marido a louva dizendo que ela se sobressai sobre todas as outras mulheres (v.28).

A mulher virtuosa teme ao Senhor 
(v.30), pois somente com o caráter de Cristo podemos ser assim (enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada). Em Provérbios 14:1 lemos que "a mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos a derruba". E em Provérbios 2 aprendemos que se pedirmos a Deus sabedoria, Ele nos dará.

Em Provérbios 27:15, a palavra nos diz que para o marido, a mulher rixosa é como uma goteira contínua em dia de chuva. Pense sobre isso, imagine uma goteira na sua cabeça o dia inteiro! Pela nossa força própria não conseguimos ser mulheres virtuosas, mas através do agir do Espírito Santo, nós somos. O agir em nossas vidas vem do Senhor, mas precisamos dar o primeiro passo, não esperando pela mudança que gostaríamos em nosso conjuge, mas orando primeiro pela nossa mudança.
Fonte: Blog mulher Cristã

JÁ TIROU SEU COCHILINHO HOJE?


A ciência comprova que dormir depois do almoço faz bem. É preciso respeitar os ritmos biológicos
Por Simone Muniz
Você já pode pleitear um sofá para tirar um cochilo depois do almoço sem constrangimentos.

Está comprovado cientificamente que a sesta faz bem. Segundo estudos da área de cronobiologia, nova disciplina que destaca a importância de se respeitar o ritmo de produção de cada ser humano, o ideal é dormir de 10 a 20 minutos no início da tarde, logo após o almoço.
Cronobiologia é a ciência que estuda os relógios biológicos, ou seja, a regularidade dos mecanismos de produção do corpo. Verifica as alterações de sono e de disposição física e mental de cada um.
De acordo com a disciplina, o ritmo biológico está relacionado, principalmente, com a fisiologia, o clima da região, a hora do dia, as estações do ano e os hábitos pessoais.

Os estudos da equipe do professor e cronobiologista John Araujo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, constataram que descansar no início da tarde faz parte do ciclo biológico de vários primatas, como o macaco sagui.
"Trata-se de um mecanismo inerente à espécie", diz John. Ele confirma a maioria das pesquisas internacionais que acreditam que também o ser humano fica menos disposto no início da tarde. "Uma aula às 13h, por exemplo, rende muito menos do que se fosse mais tarde", afirma.
Segundo ele, nos homens e em certos animais, a atenção começa a diminuir em torno do meio-dia, o horário, geralmente, mais quente.
"Quando está muito calor, o organismo precisa de parar de produzir para se equilibrar.
As atividades, físicas ou mentais, aquecem ainda mais o organismo e arriscam um desequilíbrio e uma desidratação", explica John Araujo.
Como a menor disposição no horário da tarde está relacionada com o equilíbrio da temperatura corporal, fica fácil entender que o clima da região e a estação do ano também influenciam na necessidade da sesta.
Quanto mais quente, mais o corpo pede para parar.
"Povos como os brasileiros têm maior disposição para fazer a sesta do que os do hemisfério norte.
Mas há um preconceito muito grande, não respeitamos o nosso ritmo", desabafa Araujo.
Segundo os pesquisadores, ainda existem várias questões a serem esclarecidas sobre a sesta. Mas ninguém duvida que a necessidade de descansar no início da tarde também aumenta quando comemos muito ou se optamos por alimentos pesados.
Ao se alimentar, o organismo desvia parte do calor e da energia para realizar a digestão", explica o cronobiologista Luiz Menna-Barreto, do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento de Ritmos Biológicos da Universidade de São Paulo. Se a qualidade e a quantidade dos alimentos exigem mais calor e mais energia para digerir, atrapalha a realização das atividades físicas e mentais

É claro que, além de todos esses fatores, os hábitos de cada um também influenciam na hora da preguiça e da sonolência à tarde.
O mais importante, de acordo com os cronobiologistas, é a consciência e o respeito ao ritmo próprio.
"Não somos máquinas", diz Luiz Menna-Barreto. "Podemos administrar muito melhor o tempo de atividade e de repouso", completa.
Efeitos do Cochilo após o almoço
Cochilo depois do almoço estimula aumento da concentração
Quem pensa que dormir depois do almoço é coisa de preguiçoso, está muito enganado. Estudos revelam que siesta aumenta aprendizado e memorização.
Todos sabem que dormir bem ajuda a manter a saúde. Mas o sono ainda é cercado de desconhecimento e mitos, como o de que precisamos dormir 8 horas por dia. "Isso é mentira", diz Marco Túlio de Mello, chefe da disciplina de medicina e biologia do sono do Departamento de Psicobiologia da Unifesp. "Acontece que a média da população precisa de sete horas e 40 minutos de sono para sentir-se bem, mas há os curtos dormidores, que necessitam de menos de seis horas e meia, e os longos, que requerem mais de 8 horas."
A "siesta" é outro tema que desperta opiniões controversas. Enquanto uns acham que cochilar depois do almoço é um merecido descanso, outros veem a prática com pouca tolerância. Mas cada vez mais estudos vêm demonstrando que a soneca traz benefícios físicos, como a recuperação do corpo, e mentais, como o aumento da concentração. "Ela é ótima para quem vai trabalhar à tarde", diz Mello. >Há quem não se adapte, porém, e acorde do cochilo vespertino meio mal humorado ou "grogue". "Mas a maioria se beneficiaria", afirma o psicobiólogo. O ideal, portanto, é que cada um experimente a siesta para saber se ela vai funcionar.

E se alguém falar pra você que cochilo é coisa de preguiçoso, diga que um estudo da Universidade de Harvard mostrou que sonecas diárias de 45 minutos são suficientes para turbinar a memória e o aprendizado. Não é um ótimo argumento?
A sesta perfeita
Você pode até usar o carro, baixando os bancos o máximo possível - mas estacione num lugar seguro;
Caso haja barulho, use tapa-ouvidos ou ouça música calma. Vale também sons de ondas, de pássaros, o que você considerar relaxante;
Feche as janelas, cortinas ou use uma máscara. A escuridão estimula a produção de melatonina, hormônio indutor do sono;
Segundo os fisioterapeutas, esta é a melhor posição para dormir: corpo de lado, com o travesseiro entre o ombro e o pescoço, e pernas levemente dobradas (pode haver um travesseiro ou almofada entre elas);Faça sua siesta entre 12h e 14h. Nesse período, nossa temperatura tende a cair, estimulando o sono;
Programe um despertador para dormir entre 20 e 40 minutos, coincidindo o despertar com uma fase de sono leve. Sono atrasado? Vá de 90 minutos, um ciclo de sono completo;
Faça um almoço leve, rico em salada, legumes e frutas. Uma refeição pesada pode derrubar você Tome um café antes. A cafeína leva uns 25 minutos para fazer efeito e vai "bater" na hora de acordar. Isso só funciona para não-viciados;
Aprenda técnicas de meditação para relaxar a mente.
CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA SESTA
Por Dr. Fausto Ito - Dentista
Membro da Associação Brasileira do Sono e Diretor
da ITO Clínica (RJ).
"Depois os homens se ergueram e foram dormir a sesta e as
mulheres puseram-se a lavar os pratos".
Este trecho extraído de, Ana Terra, de Érico Veríssimo, se refere a uma tradição que surgiu na Europa no século XIII e que mesmo com todo o progresso da humanidade e o ritmo acelerado da vida moderna tende a se espalhar pelo mundo afora. A sesta é um hábito cultural fortemente arraigado em países como a Espanha, Itália e Portugal. A origem da palavra vem do latim sexta e quer dizer meio-dia – a sexta hora do dia romano que se inicia às 6 da manhã.
Há relatos de que a sesta surgiu como uma reação ao clima e que por isto as pessoas optavam por dormir nas horas mais quentes do dia e trabalhar nas horas mais frescas. É conhecida como um hábito pessoal de repouso após o almoço e que não deve ultrapassar os 40 minutos de duração. Após este tempo limite, o organismo começa a entrar em sono profundo e despertar durante esta fase do sono pode provocar sensação de cansaço, lentidão e confusão mental.
Hoje, sabemos que a vontade de tirar uma soneca pós-prandial acontece devido a uma coincidência com a queda na temperatura do corpo humano a qual favorece o sono. Tal fato é moderado por neurotransmissores e ocorre em 2 momentos distintos ao longo do dia: o primeiro acontece por volta das 13 horas e o segundo, à noite, às 22 horas para induzir o sono noturno.
Fato é que um cochilo depois do almoço pode fazer um bem enorme para qualquer pessoa e também para as empresas que adotam o método. A técnica da sesta é uma prática agradável que revigora, melhora o estado de alerta à tarde e alivia o estresse. Diversas empresas no mundo, inclusive no Brasil, já disponibilizam instalações para descanso dos funcionários, uma vez que essa prática melhora a qualidade de vida e o rendimento no trabalho, principalmente quando associada à alimentação e estilo de vida saudáveis.
Outra boa notícia é que não existem efeitos colaterais e todos podem se beneficiar dela sejam crianças, adultos, grávidas e idosos. As exceções ficam por conta dos insones devido à possibilidade de prejudicar o sono noturno, e das pessoas que sofrem com os distúrbios respiratórios do sono, como os roncos e as apneias obstrutivas que fragmentam o sono e provocam sonolência
excessiva durante o dia, os quais podem ser mascarados pela
sesta