segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Parábola das pedras - Max Lucado


Mulher virtuosa, quem a achará?
O seu valor muito excede ao de rubis
(Provérbios 31:10)

Eu devo alertá-lo, leitor, antes de você começar. Essas palavras são jóias antigas minadas da pedreira da minha vida. Apenas as leia se ousar valorizá-las. Pois seria melhor nunca saber do que saber e não obedecer.


As mãos que as escrevem agora são velhas, enrugadas pelo sol e trabalho. Mas a mente que as guia é sábia. Sábia pelos anos, sábia pelos fracassos, sábia pela tristeza. Eu sou Asmara, comerciante de pedras finas. Eu sou um vendedor de pedras. Eu viajo de cidade em cidade. Eu compro jóias dos escavadores numa terra e vendo-as para os compradores noutra. Resisti a noites de águas tempestuosas. Andei dias no calor do deserto. Jantei com reis. Bebi com miseráveis. As minhas mãos seguraram os rubis mais finos e acariciaram os casacos de pele mais macios. Mas eu trocaria tudo isso por uma jóia que eu nunca conheci. Não foi por falta de oportunidade que eu nunca a segurei. Houve uma chance em Madrid quando eu era jovem. Não, não foi por falta de oportunidade. Foi por falta de sabedoria. A jóia estava nas minhas mãos, mas eu a troquei por uma imitação. E agora eu temo que meus dias acabem sem que eu conheça a beleza da pedra preciosa. Eu nunca conheci o amor verdadeiro. Conheci braços. Eu vi a beleza. Mas nunca conheci o amor. Se eu tivesse aprendido a reconhecer o amor como aprendi a reconhecer pedras...

O meu pai ensinou-me sobre pedras. Ele era um cortador de pedras. Ele sentava-me à mesa diante de uma dúzia de esmeraldas. “Uma é verdadeira”, ele me dizia. “As outras são falsas. Ache a jóia verdadeira”. Eu pensava-estudando uma após a outra. Finalmente eu escolhia. Eu sempre estava errado. “O segredo”, dizia ele, “não está na superfície da pedra; está dentro da pedra”. Uma jóia verdadeira tem um brilho. Bem dentro da pedra tem um brilho. A superfície sempre pode ser polida para brilhar, mas com o tempo o brilho enfraquece. Entretanto, a pedra cujo brilho vem de dentro nunca desbotará. Com os anos, os meus olhos aprenderam a apontar pedras verdadeiras. Eu nunca sou enganado. As pedras que eu compro são autênticas. As pedras que vendo são verdadeiras. Eu aprendi a ver a luz de dentro. Se tivesse aprendido o mesmo sobre o amor...Mas eu fui enganado caro leitor, eu fui enganado. Eu passei minha vida em lugares que não deveria ir, procurando alguém com olhos brilhantes, cabelo bonito, um sorriso encantador e roupas da moda. Eu procurei por uma mulher com beleza externa, mas sem valor verdadeiro. E agora vivo em um vazio.

Uma vez eu quase a encontrei. Há muitos anos atrás em Madrid, conheci a filha de um fazendeiro. Seu jeito era simples. Seu amor era puro. Seus olhos eram honestos. Mas a sua aparência era comum. Ela me amou. Ela esteve comigo em todas as situações. Dentro dela havia um brilho de devoção como eu nunca vi antes. Mas eu continuei procurando alguém cuja beleza sobressaísse ao resto. Quantas vezes eu esperei pelo coração bondoso daquela garota da fazenda, seu sorriso doce, sua fidelidade? Se eu soubesse que a verdadeira beleza é encontrada por dentro, não por fora. Se eu soubesse, quantas lágrimas eu teria economizado. Eu teria trocado na hora mil pedras raras pelo coração verdadeiro de quem me amasse. Caro leitor preste atenção ao meu aviso. Olhe as pedras bem de perto antes de abrir a sua carteira. O verdadeiro amor brilha por dentro e fortalece-se com o passar do tempo. Preste atenção à minha advertência. Procure a jóia mais pura. Olhe bem dentro do coração para achar a maior beleza de todas. E quando você achar essa jóia, segure-se a ela e nunca a deixe ir. Porque nela você tem certamente um tesouro muito mais valioso que rubis.

Procure a beleza e perca o amor. Mas procure o amor e encontre ambos.

Por: Max Lucado
Barrinha MaynaBaby

domingo, 28 de novembro de 2010

Os danos do computador a saúde

MUITO TEMPO NA FRENTE DO COMPUTADOR?
Acompanhe tudo o que acontece no corpo, quando a gente fica muito tempo em frente ao computador.
1- Olhos ressecados
O número de piscadas cai até 30% durante o trabalho em frente ao computador.
Assim, ocorre uma rápida evaporação do filme lacrimal, uma fina camada de água que recobre os olhos.
A córnea, então, fica seca.
Daí, o olho pode ficar irritado, já que há menos proteção.
Qualquer partícula de poeira causa incômodo e a visão pode ficar embaçada

2- Cansaço visual
Para ler as informações na tela, a gente, sem se dar conta, faz um grande esforço.
Depois de horas e horas de leitura, os músculos que sustentam o cristalino, lente responsável por focar o que vemos, entram em fadiga, deixando a visão turva e desfocada.
Luz de mais ou de menos também contribui para o desconforto, porque a pupila tem de se fechar ou se abrir mais para controlar a passagem dos raios luminosos.
3- Pescoço tensionado
A flexão exagerada do pescoço sobre a tela é ruim para os músculos da região.
Eles tendem a ficar contraídos e duros, como esponjas que retêm água, e não conseguem voltar rapidamente ao seu formato original.

4- Postura e coluna
Quando sentamos inclinados em direção à tela do computador e em cadeiras inadequadas,
a curvatura da lombar fica mais plana e a curva das vértebras cervicais, mais acentuada, em forma de corcunda.
Os músculos são tensionados e pressionam os nervos da coluna, causando dor nas costas.
Depois de muito tempo sendo tracionada, a musculatura relaxa e a tensão vai toda para os ligamentos.
A sensação de queimação ou dor do arrancamento de prego, como também é conhecida, aumenta progressivamente.
5- Tendão lesionado
Muito comum, a LER (lesão por esforço repetitivo) inclui uma série de problemas,
como tendinite (inflamação dos tendões dos dedos e punhos), tenossinovite (inflamação de membranas dos tendões) e bursite (inflamação das bursas, almofadas que permitem o deslizamento dos tendões).
6- Inchaço nas pernas
Esta posição pressiona os vasos da coxa e, dessa forma, torna-se mais difícil para o sangue fazer o caminho de volta para o coração. Ele fica represado nas veias, que se distendem e permitem a passagem de água para os tecidos, inchando as pernas. 

7- Barriga saliente
Quando a musculatura das costas fica tensionada, caso de quando a gente se senta horas a fio diante do PC,
os músculos do abdômen acabam relaxados. Aí, sem a prática regular de exercícios físicos,
a barriga começa a exibir sinais de flacidez e se transforma em um alvo fácil para o acúmulo de gordura.



Por Renata Mendes
Barrinha MaynaBaby

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS

Barrinha MaynaBaby




O Dia de ação de graças significa o dia de agradecer as graças recebidas.
A gratidão faz parte do sentimento mais nobre cultivado pelos homens de bem. São atitudes básicas nos procedimentos de todas as religiões.
Nesta data, famílias de todas as crenças se reúnem pra dar graças pelas dádivas alcançadas, em ceias tradicionais e em cultos de diversas doutrinas filosóficas e religiosas.
A celebração se tornou célebre, nos tempos modernos, quando em  1620, mais de 100 puritanos conseguiram fugir, no navio Mayflowers, da perseguição religiosa que sofriam na Inglaterra para chegar ao Novo Mundo. Porém, após 65 dias de viagem, somente cerca de cinqüenta pessoas conseguiram sobreviver à fome e às doenças na luta contra o tempo pra construir suas casas antes da chegada do inverno. Eles se estabeleceram na antiga cidade chamada Plymouth, atualmente, Massachusetts.
No dia 16 de março de 1620, receberam ajuda de dois índios americanos: Samoset  e Squanto que também falavam inglês e lhes ensinaram como extrair a seiva das árvores, como evitar plantas venenosas, a lavrar, a plantar milho e outros alimentos e a caçar. Assim, os peregrinos que restaram conseguiram sobreviver no Novo Mundo.
E, no ano seguinte, 1621, quando chegou a época da colheita, eles se deslumbraram com a fartura. Havia comida suficiente para suportar o inverno.
O governador dos peregrinos, William Bradford, decidiu realizar um banquete que se prolongou por três dias, para celebrar a grande colheita de outubro e convidou os vizinhos nativos norte-americanos, para agradecer aos ensinamentos que os salvaram da fome e do frio.  Os convidados também contribuíram com alimentos. Historiadores consideram aquele dia como o primeiro Dia de Ação de Graças, por representar o símbolo de solidariedade, e de fraternidade entre povos de culturas diferentes.
Após dois anos, os peregrinos sofreram um longo período de seca. Um dia, quando estavam realizando preces e jejuando, começou a chover. Para aquele povo o maior dia de Ação de Graças aconteceu naquele dia em que deram graças pelo fim da seca.
Os novos líderes dos Estados Unidos passaram a proclamar pelo país inteiro, outras celebrações no Dia de Ação de Graças.
Em 1789, o presidente George Washington requereu um Dia de Ação de Graças em homenagem à homologação da Constituição dos Estados Unidos da América.
Nova York e alguns estados americanos também outorgaram um dia de Ação de graças, no mês de novembro e outros em dezembro. Em 1863, o presidente Abraham Lincoln declarou que o Dia de Ação de Graças passaria a ser celebrado sempre no último dia de novembro. Depois da Guerra Civil, atendendo a campanha liderada pela editora de revistas Sarah Josepha Hale, o Congresso dos EUA tornou o Dia de Ação de Graças um feriado nacional. Em 1941, o presidente Franklin Roosevelt criou um projeto de lei para que o Dia de Ação de Graças fosse oficialmente comemorado na quarta quinta-feira de novembro. Então, Dia de Ação de Graças, pode acontecer numa última quinta-feira do mês ou numa penúltima em determinados anos.
Embora o Dia de Ação de Graças tenha maior destaque nas tradicionais celebrações nos Estados Unidos,muitos historiadores descrevem inúmeras comemorações de Ação de Graças em datas anteriores à festa da famosa colheita, no ano de 1621, pelos peregrinos em Massachusetts.
NO BRASIL
Em 1500, Pedro Álvares Cabral, em agradecimento, ao chegar ao Brasil, rezou uma missa numa das praias da Bahia.
No ano de 1909, Joaquim Nabuco, embaixador do Brasil nos Estados
Unidos, assistiu ao culto de ação de graças e impressionado declarou: "Quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus".
Mas foi o presidente Eurico Gaspar Dutra que institui o Dia Nacional de Ação e Graças, em 17 de agosto de 1949, cuja lei nº 781 foi regulamentada a 19 de novembro de 1965, pelo então presidente, Castelo Branco, quando se oficializou a quarta quinta-feira do mês de novembro para a comemoração em todo o território nacional.
NA GRÉCIA 
Os antigos gregos faziam todos os outonos uma celebração de três dias para louvar Deméter, a deusa do trigo e dos cereais. Os romanos também faziam banquetes de Ação de Graças, com desfiles, jogos e músicas para reverenciar Ceres, a deusa do trigo - a palavra "cereal" tem origem no nome de Ceres.
NA CHINAOs antigos chineses faziam uma festa de colheita chamada Chung Ch'ui para celebrar a lua cheia. As famílias se reuniam para fazer um banquete, que incluía bolos redondos e amarelos chamados "bolos de lua".
FESTA DOS JUDEUSNa cultura judaica, a festa da colheita é comemorada, há mais de 3 mil anos, com comidas específicas acompanhadas de cantos e narrativas, que recordam as Sukkoth (tendas ou cabanas)construídas no deserto para chegarem à terra prometida. Nas festas, elas são armadas nos jardins e enfeitadas com ramos e frutas. Por sete dias são feitas as refeições noturnas nessas tendas.
Nas Ilhas Britânicas medievais
O pão feito dos primeiros grãos de cereais colhidos era trazido à Igreja no primeiro dia de agosto e consagrados na Eucaristia. Este dia, chamado "Lammas Day", tinha a sua origem numa antiga festa Pagã. O "Lammas Day" é mencionado no Livro de Oração Comum, de 1662, mas os rituais que acompanhavam a festa desapareceram com a Reforma.
De fato, a única festa de colheita que sobreviveu à Reforma foi a celebração de uma refeição secular no final da colheita.
A festa das colheitas teve origem na era Vitoriana. Em 1843, o Ministro Anglicano Robert Hawker, na Cornualha, considerando "que Deus encheu os nossos celeiros com abundância e satisfez os nossos pobres com pão" reavivou o "Lammas Day", usando na Eucaristia um pão cozido com os novos grãos de trigo colhido, no primeiro domingo de outubro. Inspiradas por este exemplo, muitas igrejas introduziram a ação de graças pelas colheitas.Tempos depois se expandiram para as cidades.

MITOLOGIA GREGA
A cornucópia representa uma importante celebração no Dia de Ação de Graças, que surgiu com antigos povos gregos e romanos. A palavra cornucópia, originária do latim: "cornu copiae" significa "corno da abundância", que na mitologia grega expressa a imagem de um chifre de cabra que foi seduzido por Zeus para realizar toda a produção desejada pelo seu dono.
Fontes:Wkipedia.org/ www.mundojovem.pucrs.br/
http://pessoas.hsw.uol.com.br e outros sites
 
Barrinha MaynaBaby

sábado, 20 de novembro de 2010

'' Alegrias e tristezas"


Uma simples visita ao meu clínico geral no inicio de 2010 tem mudado radicalmente minha rotina mais ainda agora no findar deste mesmo ano, apesar de ser formada na área de saúde e fazer parte de um ministério de cura me vi perdida com as noticias que me seriam dadas. Quando o médico viu os resultados dos meus exames de tireóide, pediu um ultra-som dele. Descobrimos que tenho bócio multinodular. Depois de algumas consultas com vários médicos e especialistas, e mais exames, ficou resolvido que devo tirar a tireóide por inteira.
Isto, no início, foi um grande baque para mim. Chorei às escondidas e depois na presença do meu marido que a principio não queria que eu contasse a ninguém. Mas sinto-me melhor mais leve desabafando botando pra fora.
 Estou aprendendo a compartilhar. Mas são muitos anos em que procuro poupar todos a minha volta dos meus sentimentos tipo ioiô (que acredito ser bem típicos do ser feminino).Tendo a me abalar rapidamente (o que fica visível, às vezes) mas, com a ajuda do Espírito Santo que vive em mim, também consigo informar meu lado intelectual e espiritual de modo que estes voltem a tomar conta das minhas reações e atitudes. Afinal, preciso viver de acordo com a minha fé, entendendo—que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus. Quando os filhos são pequenos, participar da instabilidade emocional da mãe, não contribui para o bem-estar daqueles que dependem dela; e ela deve fazer de tudo para aprender maneiras que lhe ajudem a encarar as questões e reagir a elas, vendo seus problemas num contexto maior e real, tirando o foco de si e de uma introspecção aos seus problemas que é prejudicial.
Assim, lá quietinha no meu canto, fiquei tentando decifrar os resultados dos meus exames e o meu prognóstico com a ajuda do “Dr.Internet.” Muitas questões sobre distúrbios da tireoide e a tireodectomia propriamente ditas eu estudei na faculdade, mas queria saber de duas coisas—como será a vida sem tireóide? e quais as chances dos nódulos serem cancerosos? Há momentos em que sinto que isso não será tão sério quanto primeiro me parecia. Descobri que existe uma medicação que substitui a tireóide sem problema para a maioria das pessoas (e agora já sei de várias que continuam a vida normalmente usando esta). Os sites também dizem que um único nódulo tem mais chance de ser canceroso do que quando há muitos. Entretanto, há alguns detalhes na descrição dos meus múltiplos nódulos que se encaixam mais com o tipo cancerígeno.
O meu clínico (o que pediu o exame) tentou não me assustar. E a especialista (endocrinologista) também foi muito positiva, apesar de concordar que eu deveria fazer logo a operação.
Os nódulos são visíveis a olho nu basta olhar pro meu pescoço, estão enormes. Enfim eu não percebia nenhum sintoma agora já estou notando algumas coisas que pensava fazer parte do envelhecer, mas que talvez nada tenha a ver com a idade, como, por exemplo, muito pigarro, momentos em que comidas e situações me fazem sentir muito congestionada (faz anos que não consigo mais cantar direito por causa disto), a existência de certas posições que me incomodam ao deitar, e noites em que luto com insônia…
Nesta 4ª feira na consulta com o cirurgião ele me disse que o crescimento é do tipo “mergulhante” e que dois nódulos têm mais de três centímetros. A tendência, se nada for feito, é prejudicar mais e mais a traquéia e as cordas vocais. Também adicionou que é bem possível que seja(m) canceroso(s) por causa do tamanho. Ele me explicou tudo o que eu queria saber e até o que eu não queria perguntar. Se for câncer, existe uma grande chance da cirurgia eliminar tudo. Se a biopsia for positiva, após a operação, um mês depois farão um outro exame e se encontrarem mais evidências de câncer, farão um tratamento com iodo radioativo…. Que também normalmente resolve o problema….
Notícias ótimas, não? Não de ter os nódulos, mas de saber que apesar do problema ser grande, na maioria das vezes existe solução. Mas eu tenho lido coisas horríveis sobre o sofrimento daqueles que se submetem a este tratamento porque têm que passar um período sem o remédio que substitui o funcionamento do tireóide. Entretanto, não perguntei sobre isto. Afinal, não estamos neste estágio e, quem sabe, daqui a poucas semanas eu já possa estar me recuperando bem da cirurgia, sentindo-me melhor do que nunca por ter me livrado de algo que já me prejudicava há tempo, ainda sem saber (como me disse a endocrinologista), com apenas uma cicatriz para, possivelmente, esconder atrás de golas altas, echarpes, xales…
Soube que mais e mais mulheres estão sofrendo deste mal e que ninguém ainda sabe por que… Ele não falou sobre a possibilidade de prejudicar as cordas vocais com a retirada e eu não perguntei… Mas li sobre esta possibilidade… E assim tenho navegado, nessa área da minha própria saúde, ziguezagueando entre boas e más noticias, entre certezas e medos, procurando me basear e nortear por aquilo que é real e verdadeiro, encarando os fatos e tentando não pensar muito naquilo que ainda não aconteceu. É difícil saber onde fica a linha demarcatória entre a preparação e a preocupação. Mas já a cruzei muitas vezes. Estou sempre tentando (e conseguindo) voltar para o lado da tranqüilidade, paz, serenidade, confiança em Deus…
Tem dias (a maioria deles) que enfrento tudo muito bem. Consigo dar graças pela multidão de bênçãos em meio às dificuldades. Pelo aparentemente bom funcionamento das outras partes do meu corpo… Porque milhões de coisas ruins que me cercam não fazem parte da minha vida… Por família e amigos… Por minha igreja… Por tanta beleza ao meu redor…
Mergulho nas atividades que assumi ou que aparecem. Encontro alegria, consolo, coragem e esperança em sermões, estudos, palestras, palavras de amigos, meditações… Vejo como é bom ser rodeada por pessoas que amam e servem a Deus e não ter que sofrer os problemas relacionais que são tão comuns aqueles que não servem a Deus e que vemos nos noticiários.
Mas de vez em quando dá vontade de gritar, de implorar para que aquele período de bonança que desfrutávamos possa continuar ainda por muito tempo. Para que eu possa voltar a cuidar dos meus filhos de todos os demais, dentro de pouco tempo, e ainda ter um marido com quem compartilhar tudo por muitos anos. Para que Deus permita que assistamos juntos o casamento dos nossos filhos; que participemos da chegada e do crescimento dos nossos futuros netinhos. Aí eu choro um pouquinho, medito na Palavra, oro e vou atrás de ser útil e feliz novamente, enquanto Deus permitir. E Ele está me dando forças para isto.
Procurarei sempre ser grata e fiel porque, aconteça o que acontecer, haja o que houver, tenho a certeza que a nossa família se reunirá novamente na presença de Deus num lugar onde não haverá mais choro, nem dor nem tristeza.  Pois Jesus Cristo escolheu vir a este mundo. Sofreu e morreu no lugar de cada um daqueles que crêem nisto – vendo nele o único caminho para satisfazer a justiça do Pai e sabendo que foi com a sua ressurreição que ele nos deu acesso ao amor divino que nos conduzirá nesta vida até chegarmos ao céu.
O meu desejo é que também seja verdadeiramente significativa para você. Se você já for filha ou filho de Deus, procure crescer nele, assumindo o compromisso de lhe servir em todos os aspectos da sua vida. Se ainda não tiver este relacionamento com o seu Criador, procure conversar com alguém que tenha. Não deixe para depois. Amanhã pode ser tarde!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PESQUISA


Tratamento corta 'hormônio da fome' e evita ganho de peso

Composto criado por cientistas ainda é capaz de reduzir absorção de glicose

obesidade
(Tim Sloan / AFP)
Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore (Maryland), nos Estados Unidos, comprovaram com sucesso um tratamento que bloqueia o chamado "hormônio da fome" e que, além de controlar o peso, pode ter outros benefícios para o metabolismo, segundo estudo publicado na edição desta semana da revista Science.
A equipe de pesquisadores criou um composto que inibe a ação da grelina, um hormônio natural associado ao ganho de peso e à sensação de fome. Outros estudos já tinham demonstrado que esse hormônio é produzido pelo estômago e liberado na corrente sanguínea após períodos de jejum, e seus níveis diminuem logo após a ingestão de comida. Além disso, os cientistas determinaram que os níveis de grelina são mais altos nas pessoas magras do que sofrem de obesidade.
Brad Barnett e sua equipe do Departamento de Farmacologia e Ciências Moleculares também sabiam que esse hormônio só funciona na presença de uma enzima chamada aciltransferasa-O-grelina (GOAT, pela sigla em inglês). O grupo criou, então, um composto que inibe a GOAT, o GO-CoA-Tat, e o injetou em ratos que eram alimentados com alto conteúdo de gordura. O composto melhorou a tolerância à glicose e retardou o aumento de peso nas cobaias, sem reduzir a quantidade de comida ingerida. De acordo com os pesquisadores, o resultado indica que o composto afeta o metabolismo, em vez de diminuir o apetite. Os ratos continuaram a comer a mesma quantidade de comida, mas o corpo passou a gastar mais energia, evitando o ganho de peso.
Sem aplicação como remédio — O artigo informa que o tratamento requer repetidas injeções de GO-CoA-Tat, ou seja, é pouco provável que seja desenvolvido como um medicamento contra obesidade. Mas o resultado é potencialmente valioso para o desenvolvimento de esforços futuros para um tratamento contra a obesidade. 
"O aumento contínuo da proporção de indivíduos com excesso de peso na sociedade ocidental ao longo das últimas três décadas se vinculou a um aumento substancial da morbidade, e isto é um grave problema de saúde pública", informa o artigo. Para enfrentar este problema "estão em andamento intensos esforços para esclarecer as interações de nutrientes e hormônios que contribuem para o aumento de peso."
(Com agência EFE)

Suco de tomate pode prevenir contra osteoporose


Suco de tomate pode prevenir contra osteoporose

Mulheres que tomam duas doses diárias da bebida têm os ossos mais fortes

suco de tomate
(Thinkstock)
Dois copos de suco de tomate por dia mantêm a osteoporose longe, concluíram cientistas canadenses. O diferencial da bebida é o licopeno, já considerado eficiente na prevenção de outras doenças, como o câncer de próstata e problemas cardíacos. 
A descoberta foi resultado de uma pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá. Os cientistas pediram a 60 mulheres na menopausa, entre 50 e 60 anos, que cortassem todo o tomate de suas dietas por um mês. O novo hábito alimentar aumentou em todas elas os níveis de um químico que é normalmente liberado pelo corpo quando ossos são quebrados, o N-telopeptídeo. 
A etapa seguinte do estudo durou quatro meses. Durante esse tempo, algumas dessas mulheres tomaram duas doses diárias de suco de tomate contendo 15 mg de licopeno, outras, uma versão com 35mg, um terceiro grupo, cápsulas da substância e as últimas receberam pílulas de efeito placebo. Resultado: as que ingeriram qualquer das substâncias com licopeno tiveram seus níveis de N-telopeptídeo consideravelmente reduzidos. Mas o benefício não foi estendido àquelas que tomavam as pílulas de farinha. 
E os pesquisadores ainda garantem que o suco de tomate encontrado em supermercados ajuda tanto no fortalecimento de ossos frágeis quanto o usado no estudo.
Fonte: Veja on-line

BENEFÍCIOS DOS SUCOS À SAUDE!

SUCOS SÃO ÓTIMOS PARA A SAÚDE
USE E ABUSE DESTAS DELÍCIAS!

Sabe aquele dia em que você acorda indisposta, sem vontade de sair da cama? Junte o pouco de força que lhe resta e vá até a cozinha preparar um suco. Em instantes o depósito de energia do corpo vai estar cheio de novo. Isso acontece porque, segundo especialistas, um copo de suco é capaz de suprir o organismo de vários minerais.
Fruta, verdura ou legume. Independentemente da receita da bebida, a água é presença constante. O líquido é essencial para manter as funções vitais do organismo. Na verdade, a água participa de todos os processos metabólicos.
Ou seja, controla a temperatura corporal; transporta as fibras que estimulam o trabalho do intestino, combatendo a prisão de ventre; auxilia no funcionamento dos rins; e favorece a digestão. Os benefícios, você confere numa pele mais bonita, cheia de viço e livre de celulite. Sim! Pois o líquido ajuda a varrer as toxinas que se acumulam no organismo.
Comer ou beber?
O suco é a melhor opção para quem reclama da falta de tempo ou simplesmente torce o nariz para frutas, legumes e verduras. Afinal, o que é mais fácil: engolir um prato abarrotado com quatro cenouras cortadas em rodelas ou beber um copo de suco?
Especialistas recomendam tomar pelo menos um copo de suco por dia. Sendo que o ideal para fornecer uma boa suplementação de nutrientes seriam de duas a quatro porções. Quanto ao horário, não há uma regra. Mas ingerir a bebida logo pela manhã, ajuda a aumentar a disposição, devido aos nutrientes presentes nos alimentos.
Não há estudos que comprovem algum efeito adverso provocado pelo alto consumo de sucos naturais. Mas o ideal - em tudo na vida - é manter o bom senso. A dica é tomar a bebida logo em seguida ao preparo, para ingerir maior quantidade de nutrientes. Afinal, algumas vitaminas, como a C, se oxidam. Ainda assim, nada impede que você congele a bebida.
E para você saber mais, as nutricionistas Lara Cunha e Catarina Stocco avaliam as propriedades terapêuticas de algumas receitas de sucos. Aprenda e delicie-se:
SUCO ANTICELULITE
Indicação: o pepino hidrata, pois é rico em água. Também é desintoxicante e, com a ajuda da beterraba, que auxilia a circulação sangüínea, colabora para varrer as toxinas das células. O resultado é uma pele mais uniforme. Já a maçã facilita a digestão e a cenoura contribui para o bom funcionamento do intestino.
Ingredientes: 1/2 pepino, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenouras.
Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga. Enfeite com um palito de cenoura.

SUCO EMAGRECEDOR
Indicação: a maçã e a cenoura ajudam na digestão. A beterraba auxilia a circulação do sangue. E as algas contribuem para inibir a fome, estimulando a saciedade.
Ingredientes: 1 punhado pequeno de algas secas, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenouras.
Modo de preparo: Centrifugue todos os alimentos, menos a alga, que deve ser batida com o suco no liquidificador. Enfeite o copo com um pedaço de maçã.

SUCO ANTIACNE
Indicação: é antiinflamatório e desintoxicante, colaborando para limpar a pele. A lima é rica em antioxidante (vitamina C) e a couve facilita o funcionamento do intestino.
Ingredientes: 1 folha grande de couve, 3 maçãs verdes, 1 rodela de lima
Modo de preparo: Na centrífuga, passe as maçãs e a couve. Enfeite o copo com a rodela de lima.

SUCO ANTIDEPRESSÃO
Indicação: a beterraba e o espinafre auxiliam a circulação do sangue, o que estimula as funções cerebrais e acalma os nervos. O espinafre ainda estimula os movimentos peristálticos do intestino, regularizando-os. A maçã e a cenoura facilitam a digestão.
Ingredientes: 3 beterrabas, 1 punhado de espinafre, 4 cenouras, 1/2 maçã, 1 punhado de salsa.
Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga, menos a salsa. Acrescente-a ao suco já pronto, misturando com uma colher. Enfeite com um ramo de salsa.

SUCO ANTIENVELHECIMENTO
Indicação: a couve-de-bruxelas, a cebolinha e o brócolis são riquíssimos em antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. E também colaboram para recuperar as células, dando mais viço à pele. A cenoura e a beterraba, ricas em fibras, auxiliam o trato intestinal.
Ingredientes: 4 cenouras, 1/2 beterraba, 3 folhas de beterraba, 1 florete de brócolis, 3 couves-de-bruxelas, 2 cebolinhas.
Modo de preparo: Passe todos os alimentos na centrífuga. Enfeite com um palito de beterraba.

SUCO ANTIENXAQUECA
Indicação: o alho auxilia a digestão e colabora para eliminar toxinas. Rico em sódio, o aipo hidrata, ajuda a acalmar e diminui a dor porque colabora com a circulação sangüínea. Já a salsa auxilia a digestão.
Ingredientes: 4 cenouras, 1 dente de alho, 2 talos de aipo, 1 punhado de salsa.
Modo de preparo: Centrifugue todos os ingredientes. Só a salsa deve ser acrescentada por último, sendo misturada com a colher. Enfeite com um ramo de salsa.

SUCO ANTIESTRESSE
Indicação: a pêra é rica em fibras e ajuda a hidratar. Quanto ao lêvedo de cerveja e a banana estimulam o bem-estar. O morango é calmante.
Ingredientes: 2 copos de água, 10 morangos, 1/2 pêra rígida, 1 banana madura, 1 colher (sopa) de lêvedo de cerveja.
Modo de preparo: No liqüidificador, bata as frutas com água. Por último, acrescente o lêvedo de cerveja, misturando com a colher. Enfeite com um morango.

SUCO ANTIFADIGA
Indicação: O salsão e a erva-doce estimulam o poder de transporte de oxigênio na corrente sangüínea, proporcionando uma onda instantânea e prolongada de energia. A cenoura, rica em fibra, auxilia a digestão e o funcionamento do intestino.
Ingredientes: 4 cenouras, 1 ramo de salsão, 2 ramos de erva-doce.
Modo de preparo: Centrifugue a cenoura e, no liqüidificador, bata o suco com o salsão e a erva-doce. Enfeite com um ramo de erva-doce.

SUCO DIGESTIVO
Indicação: a maçã, a uva e o kiwi, ricos em fibras, favorecem a digestão e estimulam o funcionamento do intestino.
Ingredientes: 1 kiwi firme, 1 maçã verde, 1 cacho pequeno de uvas, 1 rodela de kiwi.
Modo de preparo: Passe todas as frutas na centrífuga e enfeite o copo com a rodela de kiwi.

SUCO ANTIINSÔNIA
Indicação: a maçã e a salsa são sedativos naturais, calmantes e eficazes no controle da insônia.
Ingredientes: 3 folhas de couve, 4 cenouras, 1/2 maçã, 1 punhado de salsa.
Modo de preparo: Centrifugue a couve, as cenouras e a maçã. No suco já preparado, acrescente a salsa, mexendo com a colher.

SUCO PARA A CÓLICA MENSTRUAL
Indicação: o louro ajuda a diminuir os sintomas da menstruação. O abacaxi e o gengibre são diuréticos, ajudam a diminuir a retenção de líquidos e estimulam o funcionamento do intestino, diminuindo as cólicas. E a maçã, rica em fibra, também colabora para o trato intestinal.
Ingredientes: 3 fatias de abacaxi, 1/2 maçã, 1 fatia fina de gengibre, 1 folha de louro.
Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga e, por último, bata o suco no liqüidificador, junto com o louro. Enfeite com um pedacinho de casca de abacaxi.

SUCO DIURÉTICO
Indicação: a laranja funciona como diurético. A uva e a melancia são ricas em fibra, o que ajuda a eliminar as toxinas através das fezes e da urina.
Ingredientes: 1 laranja sem casca, 1 cacho médio de uvas verdes, 2 fatias de melancia, 1 raminho de hortelã.
Modo de preparo: Na centrífuga, passe a laranja, as uvas e a melancia. Enfeite o copo com a hortelã.

SUCO PARA A BELEZA DA PELE
Indicação: O brócolis é um antioxidante, que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. A cenoura e a beterraba, ambos ricos em fibra, facilitam o funcionamento intestinal, o que, indiretamente, deixa a pele mais bonita.
Ingredientes: 4 cenouras, 1 florete de brócolis, 1/2 beterraba.
Modo de preparo: Na centrífuga, passe todos os alimentos. Enfeite com um florete de brócolis.

TODOS OS BENEFÍCIOS DOS SUCOS À SAÚDE
A grande quantidade de alimentos crus livra o corpo de toxinas, dando-lhe sensação refrescante e tornando-o energizado e relaxado ao mesmo tempo. Os alimentos puros suavizam a pele, tornam os cabelos brilhantes, a respiração livre, e todo sistema orgânico fica tão regulado, que você não precisará mais se preocupar com ele. Gripes e resfriados diminuem e se tornam muito mais espaçados.
Pesquisas demonstraram que o betacaroteno desempenha um papel importante na prevenção de muitas doenças. Em ação ele funciona como um antioxidante, neutralizando moléculas nocivas conhecidas como radicais livres. Ao fazer isto, o betacaroteno protege a valiosa carga genética que existe em cada célula, para garantir sua saúde, diminuindo as possibilidades do envolvimento das doenças,
Hoje em dia, a comunidade médica aconselha o consumo de mais hortaliças que contenham betacaroteno para evitar certos tipos de câncer. Fontes : cenoura, agrião, couve-flor,espinafre, nabo, brócolis e abóbora.
A clorofila é um outro elemento que se demonstrou muito valioso para os seres humanos. Encontrada apenas nas plantas, a clorofila aparece no combate ao crescimento de tumores.
Estes são alguns modos, pelos quais os sucos frescos de frutas e hortaliças podem melhorar a sua vida e ajudar a prevenir uma série de doenças.
MAIS ALGUMAS RECEITAS BÁSICAS
Coquetel antivírus - 2 maças e 1 laranja.
Regulador noturno - 2 maçãs e 1 pêra.
Purificador do sangue - 3 maças e 8 morangos.
Antiúlcera - ½ tomate, 100g repolho, 2 talos salsão.
Exterminador de manchas - 6 cenouras ½ pimentão verde.
Depurador do corpo - 2 cenouras, ½ pepino, ½ beterraba.
Coquetel baixa-colesterol - 5 cenouras, ½ maçã, 1 pedaço gengibre e 1 punhado de salsinha.
Digestivo especial - 6 cenouras e 7 folhas espinafre.
Cabelos brancos - 100g repolho,7 folhas espinafre e 4 cenouras.
Evitar fadiga muscular - 4 cenouras, 1 aspargo 1 talo salsão.
Coquetel estimulante energia - 6 cenouras, 5 ramos salsinha.
Envelhecimento geral - salsão, melancia, cenoura e salsinha.
Unhas quebradiças - pepino.
Osteoporose - cenoura, couve e brócolis.
Artrite - repolho, salsão. 



DICAS PARA AJUDAR NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO:
Quanto beber de água?
Oito copos por dia garantem que as reservas de líquido do organismo fiquem em ordem.

Água com gás dá celulite?
Não, mas colabora para aumentar os gases em pessoas com tendência à flatulência.

Chá também hidrata?
Sim. A vedete atual é o chá verde. Entre outros benefícios, auxilia no emagrecimento e é rico em antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento precoce. Se puder, evite os chás escuros, como o preto e o mate, porque são ricos em cafeína. Em contrapartida, invista nas ervas que têm efeito terapêutico. Por exemplo, os calmantes camomila e cidreira.

E refrigerante, pode? Não é uma boa pedida porque a formulação inclui muita química, sem contar que é ultracalórico (cada copo tem cerca de 80 kcal!). As versões diet são magrinhas, algumas com menos de 2 kcal, mas não fornecem qualquer tipo de nutriente.
E o álcool? Se não quiser ganhar peso, mantenha distância. Afinal, cada mililitro tem 9 kcal. Mas uma opção saudável é o vinho tinto, que aumenta o HDL (bom colesterol). Mas não abuse, pois uma taça é o suficiente para garantir a boa saúde do coração.
Autora:Shâmia Salem

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O PERFIL DA ESPOSA IDEAL- SEGUNDO O QUE DEUS PLANEJOU



A mulher é o elo que liga marido e filhos. Por esta razão ela é, por muitas vêzes, o ponto de equilíbrio do lar. Uma mulher virtuosa é capaz de fazer do seu lar um jardim de felicidade e alegria em Cristo, apesar das circunstâncias.

O primeiro nome que a mulher recebe na Bíblia é de auxiliadora. Auxiliadora para completar o homem, consciente de que em Cristo não há diferença. Gl 3:27-28; 1 Co 11.3.

Elizabete Elliot, uma escritora contemporânea, escreve o seguinte: “ Nós fomos criadas para sermos mulheres. O fato de ser mulher, não me faz um tipo de cristã diferente, mas o fato de ser cristã me faz uma mulher diferente.

A mulher como auxiliadora - discípula, deve revelar o caráter de Cristo em seu viver diário, conservando sobre si a unção do Espírito Santo. Antes da submissão ao marido, já deve ser ao Senhor. Isso só é possível se a vida estiver centralizada em Cristo.


I. OS DEVERES DA ESPOSA SEGUNDO O PLANO DE DEUS.
As feministas, consideram a “submissão” da mulher ao marido, algo inconcebível, porém é preciso compreender esta regulamentação divina, na ótica divina e não humana.

1. S U B - M I S S Ã O (1 Pe 3. 1 - 7; Ef 5. 24) O que a Palavra de Deus nos ensina, está no significado da palavra submissão.

1. DEFINIÇÃO. Compreendendo este princípio, partindo do significado literal da palavra “submissão”.

SUB - quer dizer “debaixo - de”.

MISSÃO - “profissão ou vocação.”

Em resumo: SUBMISSÃO é EXERCER MISSÃO DE APOIO, missão de base, de auxilio. Alguém disse: “Por detrás de um grande homem, sempre existe uma grande mulher”.

A submissão deve ser a mais forte demonstração de amor da mulher para com o marido. Esta submissão não escraviza. É importante entender o que não é submissão segundo a Bíblia. Submissão, não é ser empregada doméstica de luxo, não é ser super-dependente, não é se auto-escravisar, não é se anular como pessoa.
2. Quais são os benefícios da submissão, segundo a Palavra de Deus.

1) Proteção. Proteção é o primeiro benefício da submissão. Uma mulher que não exerce missão de apoio no lar, está desprotegida e exposta aos perigos nas áreas EMOCIONAL, FÍSICA E ESPIRITUAL. Toda atitude de rebeldia da legalidade para o maligno e anula a operação de Deus. Não há operação divida na vida de quem não obedece os princípios da Palavra de Deus.

2) Equilíbrio Social. (Gl 3:27,28)

3) Poder espiritual, (1 Pe 3:6).
3. Três exemplos negativos de esposas: 1)Eva, Gn. 2,17; 3. 6. Por causa da insubmissão de Eva, quanto aquilo que o Senhor havia dito, toda a natureza sofre os efeitos da queda. Não valeu a pena. 2) Mulher de Ló. Gn 19.17,26. A insubmissão desta esposa, atraiu o juízo de Deus sobre si, ela foi transformada em um “monte de sal”. Dura coisa é viver ao lado de uma mulher, cuja atitude e comportamento é uma verdadeira salmoura. 3) A Mulher de Jó. (Jó 2.8,9). Se Jó não tivesse raízes profundas em sua vida de compromisso com Deus, certamente ele teria esmorecido diante das palavras de morte de sua esposa. Há muitas pessoas que tem tudo para serem felizes, só não o são, por causa daquilo que vem sendo dito um para o outro dentro do lar. Não podemos nos esquecer que, “palavras tem poder para construir ou destruir”.


4. Dois bons exemplos de esposas:
1) Sara, I Pe 3.6 . Se esta esposa não foi perfeita, foi virtuosa, porque jamais o Espírito Santo levaria Pedro a escrever sobre ela, de uma forma tão honrada, se ela não fosse uma “esposa virtuosa”.

2) Ana, I Sm 1.8-11. Dentre muitas mulheres que a Bíblia faz menção, esta é uma das que me chama atenção. Algumas qualidades de Ana : Humilde, Persistente, Confiante, Sensível, Grata, Íntegra.
2. O PRIMEIRO PASSO DA SUBMISSÃO:
1. Reconhecer o marido como líder “O Cabeça“ do lar, e levar todos os filhos a respeitá-lo como tal. (Ef. 5:23)

2. Quando a mulher não reconhece o marido como líder, ela passa a usar alguns meios para roubar-lhe a AUTORIDADE, competindo pela liderança. Quais os meios que uma mulher pode usar para roubar, interferir, diminuir a autoridade do marido?

 Através de horários, estas estabelecem hora para tudo e faz do relógio uma forma de “algema” para o marido.

 Através do sexo. Ouví falar de uma mulher, que só tinha relação sexual com o marido, se ele pagasse em dinheiro

 Através de doenças que não existem. Você sabia, que tem algumas mulheres que tem o hábito de reclamar de doenças, ou vivem dizendo que está doendo. São pessoas que tem problema de “auto-piedade”, gostam que os outros tenham dó delas. Se está doente, é obrigação do marido, procurar médico, assistência para esposa, mas se a mulher esta usando uma “estratégia enganosa” para enfraquecer a liderança do marido, esta atitude aos olhos de Deus é pecado.

 Através das lágrimas. Quando uma mulher chora demasiadamente, usando as lágrimas como “uma arma”, para impor algo, ela está revelando imaturidade. Uma esposa sábia jamais faria isto.

 Através da Espiritualidade. Um certo pastor me contou, que em sua igreja havia uma esposa, que quando queria forçar o marido a fazer alguma coisa, profetizava para ele. Essa atitude de brincar com o sagrado, pode trazer sérios prejuízos para a família. Uma espiritualidade sadia, não brinca com as coisas do Espírito Santo.

 Através do Desperdício. Reconheço que muitos marido são “excessivamente econômicos”, porém, alguns fecham a mão, provocados pelo desequilíbrio no gastar das suas esposas. O equilíbrio financeiro, depende não só do marido, mas também do equilíbrio da esposa.

 Através do Silêncio. O que dizer de um casal que consegue ficar uma semana, um mês ou um ano sem conversar dentro de casa. Para que isto não aconteça é bom lembrar do que Paulo escreveu aos Efésios :”Quando estiverem irados, não pequem alimentando o seu próprio rancor. Não deixem que o sol se ponha com vocês ainda irados - resolvam isto logo.” Ef. 4: 26

 Através das ameaças de suicídio ou separação. Penso que nunca deveríamos falar aquilo que na verdade, não queremos que aconteça. Fico admirado com a facilidade com que algumas esposas dizem para o marido: “Desse jeito vou embora”, “Tenho vontade de tirar minha vida”, etc. Por pior que seja a crise, nunca devemos tentar apagar o fogo com gasolina.

“Que exemplo esta mulher está dando às filhas?”

(Ez .16 :44)
2. O que a mulher demonstra ao reconhecer o seu papel?
1. Aceitação da vontade de Deus, 1 Jo 2.17. “Foi Deus quem baixou essa determinação regulamentadora da vida doméstica”. Rejeitar este principio, é não estar vivendo sob o senhorio de Cristo.

2. Profundo amor ágape . Tito 2.3-5.

“As mulheres idosas, semelhantemente, sejam sérias no seu viver, como convém as santas, não caluniadoras, dadas a muito vinho. Então poderão ensinar as mulheres novas a amarem seus maridos e filhos,”

Quando escreví para os maridos, procurei ser objetivo e direto, quanto ao dever do homem de amar a sua esposa voluntariamente, incondicionalmente e sacrificialmente. Se a esposa espera ser tratada como eterna namorada, com romantismo, respeito, carinho, cortesia, atitudes de bondade, etc., ela tem toda razão . Porém, faço uma pergunta para as esposas: “O que vocês estão fazendo para merecer este tratamento?”

Não é difícil cobrar, difícil é fazer aquilo que estamos cobrando do cônjuge. Muitas mulheres, depois que se casam, deixam morrer o “espírito romântico”, e passam a menosprezar aquilo que pode manter o casamento cheio de graça e vida.

Alguém disse: “Quem tem na garagem um carro Vectra ou Omega, não sai a procura de fusquinha meia qualquer coisa...” Quem tem em casa uma grande mulher, não sai em busca de “mulherzinha sem caráter”. Muitas mulheres estão perdendo seus maridos, por não fazerem o mínimo necessário, para mantê-los conquistados.

Muitas pessoas só conseguem dar valor ao que tem, depois que perdem.
1) Perguntas Que Podem Ajudar As Esposas Que Desejam Melhorar:

 Como você demonstra seu amor para o seu marido? É impossível amar sem demonstrar quem ama de alguma forma isto aparece.

 Como você trata seu marido na intimidade e diante das crianças e outras pessoas?

 Você o surpreende as vêzes com atitudes românticas?

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PERFUMES SAIBA COMO ESCOLHER

HUM! QUE CHEIRO BOM!

COMO ESCOLHER UM PERFUME
Colocamos aqui algumas dicas que poderão ajudar você a escolher de forma mais eficiente um perfume:
- Prefira comprar seu perfume no período da manhã, quando a poluição e outros odores ainda não afetaram o seu olfato.
- Fragrâncias com base oleosa fixam mais na pele e exalam o mesmo aroma em qualquer pessoa. Nas bases alcoólicas, depois que o álcool se evapora, os ingredientes naturais se misturam criando um cheiro diferente para cada pele.
- Teste o perfume no pulso. O calor desta área acentua a fragrância.
- As áreas de maior irrigação sanguínea são as mais indicadas para receber o perfume: pulsos, atrás das orelhas, nuca, dobras dos braços e atrás dos joelhos. Uma borrifada na raiz dos cabelos, seguida de escovadas, perfuma todos fios.
Veja como você pode conservar melhor seus perfumes
- Guardar o frasco em local fresco.
- Não deixar ao sol ou calor.
-Conservar no cartucho, para protegê-lo da luz.
Como saber qual o perfume ideal pra você
O perfume diz muito sobre a personalidade. Os estilos são diferentes nas roupas, no cabelo, na maquiagem e no perfume também. Há quem seja identificado pelo perfume. Mas, cuidado, pois o perfume pode mudar de aroma de pele pra pele.
Algumas dicas
- Essências cítricas e menta – duração de cerca de duas horas.
- Essências florais e amadeiradas – duram cerca de cinco horas.
- Aromas fortes como baunilha e mel - ficam na pele cerca de dez horas.
É a combinação destas essências que define a fragrância, ou seja, suas proporções é que vão formar um perfume mais fraco ou mais forte. Vem daí aquelas frases em francês tão usada como: eau de parfumeau de toiletteeau de cologne e splash.
Pra não pagar micão e usar um perfume forte que seria mais pra night, escolha pro dia-a-dia uma essência cítrica e refrescante. Água de colônia é ideal pra trabalhar. À noite os perfumes amadeirados são mais fortes e sensuais. Pros momentos românticos um perfume floral é o que há.
Importante lembrar que gosto e moda são fatores que também interferem na escolha do perfume. Perfumes também têm prazo de validade e devem ser bem armazenados. O ideal é deixar em locais frescos sem luz solar e calor.
Sexy: Aromas de ylang-ylang e baunilha são armas de sedução
- Perfumes By Woman, de Dolce & Gabbana
Hippie: Não é fiel a um só perfume, porque usa os aromas de acordo com seu estado de espírito.
- Perfume Les Belles de Ricci, de Nina Ricci.
Esportiva: perfume cítrico e energizante.
- Perfume Aromatonic, da Lancôme, com aroma cítrico, que refresca e perfuma.
Clássica: perfume discreto, do tipo que não atrapalha a vizinhança.
- Allure Eau de Parfum, da Chanel
(Informação baseada em artigo da: www.básico.com.br)
Novos perfumes apostam na sensualidade
Como usar - É fundamental não exagerar no perfume. O excesso de perfume chega a ser uma invasão de privacidade: o ideal é que os outros sintam o perfume apenas quando chegarem bem perto. O olfato está ligado ao sistema límbico do cérebro, que regula as emoções, a sexualidade, o medo e o conforto. O ideal é o cheiro que traz conforto e prazer, porque altera o estado de espírito e eleva o humor. Pode até ser terapêutico, como o de eucalipto, que limpa as vias respiratórias.
O perfume para o dia deve ser estimulante como o alecrim, contra o cansaço; e cítrico. Perfume doce para o trabalho é cansativo e não ajuda a concentrar. Para a noite, deve-se escolher um perfume relaxante e afrodisíaco. Doce e floral para as mulheres; mais seco como o cedro e o sândalo para homens.
Fonte: JC Online

Mitos sobre consumo de água

SETE MITOS SOBRE O CONSUMO DE ÁGUA
O corpo humano é composto de 60% de água. Ela participa de praticamente todos os processos orgânicos: da regulação da temperatura ao bom funcionamento do cérebro e dos músculos. Por isso hidratar-se – repor a água perdida na urina e na transpiração – é tão vital, como não se cansam de dizer os médicos.
Tornou-se comum, no entanto, afirmar que a ingestão de água traz outros benefícios. Diz-se, por exemplo, que ela desintoxica e até ajuda a emagrecer. Ainda não há comprovação científica dessas teses. E, como ressaltam alguns especialistas, ingerir água em excesso pode causar prejuízos ao organismo.
A revista "Veja" elencou os equívocos mais comuns sobre esse tema.
1 - O que se diz: beber bastante água ajuda a eliminar toxinas do organismo.
O que se sabe: a função de filtrar toxinas da corrente sanguínea é dos rins; portanto, a questão aqui é saber se água em grande quantidade melhora a função renal.
"A resposta é não", diz a nefrologista Maria Eliza do Amaral Carvalho, do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.
"O fato de uma pessoa ingerir muita água não faz com que seus rins filtrem mais e melhor"
2 - O que se diz: para uma hidratação correta, é preciso ingerir 2 litros de água, ou oito copos, por dia.
O que se sabe: a recomendação de 2 litros de água por dia não tem nenhum fundamento científico. E não há prova nenhuma de que a ingestão abundante de água seja benéfica – pelo contrário.
"Muita água faz mal ao organismo", diz o nefrologista Elias David-Neto, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Em demasia, ela sobrecarrega os rins e causa a eliminação excessiva de sais minerais, principalmente sódio e potássio, essenciais para o equilíbrio orgânico. Recomenda-se beber líquidos no mesmo volume de calorias consumidas. Para uma dieta de 1.200 calorias, 1,2 litro de água. "Não precisamos de mais água do que a sede solicita", afirma. É preferível tomar pequenas doses ao longo do dia a ingerir uma grande quantidade de uma vez. E deve-se lembrar que os alimentos também ajudam na hidratação.
3 - O que se diz: muita água é sinônimo de pele mais bonita e saudável.
O que se sabe: "essa tese não faz sentido", escreveu recentemente, num editorial do Journal of the American Society of Nephrology, o médico americano Stanley Goldfarb, um dos principais especialistas no assunto. "A água que se ingere é distribuída para todo o corpo. Apenas uma parte ínfima termina na pele." Somente o contrário é correto: a desidratação faz com que a pele perca o viço.
4 - O que se diz: água ajuda a emagrecer.
O que se sabe: o melhor seria dizer que água ajuda quem está de dieta, por dois motivos: ela não tem calorias e dá a sensação de saciedade. Alguns copos de água certamente tirarão a fome, mas esse efeito dura muito pouco. "Para quem está de dieta, uma forma melhor de obter água e saciar-se é por meio de frutas e vegetais", diz a nutricionista Suzana Bonumá, de São Paulo.
5 - O que se diz: ao praticar exercícios físicos, é preciso beber muita água para recuperar o que foi perdido.
O que se sabe: por muito tempo, a recomendação do Colégio Americano de Medicina Esportiva era que os atletas deveriam tomar o máximo possível de líquidos durante o exercício físico para evitar a desidratação. Agora, o que se sabe é que água em excesso provoca a diluição do sódio. É o mineral que ajuda a conduzir os impulsos elétricos para os músculos, inclusive o do coração. A falta de sódio pode deflagrar dor de cabeça, desorientação e até parada respiratória.
6 - O que se diz: água com gás hidrata menos e ainda causa celulite.
O que se sabe: a água com gás hidrata tanto quanto a sem gás. E isso vale tanto para as naturalmente gaseificadas como para as gaseificadas artificialmente. Nenhuma delas causa celulite. "O que favorece a celulite é o açúcar dos refrigerantes, e não o seu gás", diz o dermatologista Francisco Le Voci.
7 - O que se diz: a alta concentração de minérios das águas minerais pode causar pedras nos rins quando seu consumo é frequente.
O que se sabe: não existe uma relação direta entre o consumo dessas águas e a calcificação dos sais nos rins. E isso mesmo em regiões onde as águas são mais pesadas, obtidas de fontes ricas em sais de cálcio. Ao contrário, uma quantidade maior de água é indicada a quem tem propensão ao problema.
Águas que tratam
A hidrologia médica é o ramo da ciência que estuda o poder medicinal das águas minerais. Atribuem-se a elas, graças à presença de substâncias como flúor, magnésio e bicarbonato de sódio em sua composição, benefícios no tratamento de diversos males.
Embora não haja nenhum estudo conclusivo sobre o assunto, o certo é que mal essas águas não fazem. Ou seja, podem ser coadjuvantes no tratamento de doenças. O reumatologista Marcos Untura indica o tipo e a quantidade de água que precisa ser ingerida para que o volume de minerais seja relevante. Todas as águas são vendidas engarrafadas no Brasil.
Fonte: Revista Veja
SUTIÃ - UMA QUESTÃO DE SAÚDE

A Sociedade Brasileira de Mastologia do Rio recomenda lavar a peça diariamente, evitar costuras em contato com a mama e usar peça em atividades físicas
De algodão, rendado, com alças de silicone, sem alças ou com enchimentos, o sutiã é um dos melhores amigos das mulheres por levantar, sustentar e embelezar um dos maiores símbolos da feminilidade: os seios. Mas é preciso tratar o acessório com bastante cuidado. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia do Rio, usar peças apertadas, não lavá-las ou, até mesmo, não fazer uso das mesmas pode trazer danos à saúde mamária.
A presidente da entidade Maria Helena Vermot é enfática: “A mama não tem músculo. Ela é sustentada por ligamentos, chamados ligamentos de Cooper. Portanto, sem fazer uso de um sutiã adequado, a mama tende a cair”. Para não acelerar os efeitos provocados pela lei da gravidade, é preciso usar uma peça própria para cada tipo de mama. “As mulheres que têm mamas volumosas devem usar sutiãs que sustentem sem apertar demais. Devem, ainda, tomar cuidado com as alças, pois se as mesmas forem muito finas, ao longo dos anos deixam cicatrizes nos ombros”, alerta a mastologista.
Maria Helena explica que o sutiã deve ser lavado diariamente, assim como a calcinha, visto que a mama libera secreções. Outra dica da especialista é optar por peças confortáveis no dia-a-dia. “Deixe as rendas e enchimentos para as noites especiais. Prefira os de fibras naturais – como o algodão – que deixam o ar passar. Também pode-se optar pelos novos modelos de microfibra, mais bonitos. Quanto menos costura em contato com o seio, melhor”, diz, afirmando que, em contato com as mamas, muitas costuras podem provocar alergias, feridas, eczemas, manchas ou inflamações.
A médica explica também um mito: dormir de sutiã faz mal? “Não, desde que seja confortável e sem ferros ou arrebites que possam provocar ferimentos mamários. É inclusive recomendado no período em que as mulheres estão com mais dores nas mamas, ou na gestação.”
Outro cuidado importante que toda mulher deve ter com as mamas é na hora da malhação. A mastologista recomenda que se use tops que sustentem bem os seios. “O alto impacto dos exercícios podem estirar os ligamentos de Cooper. O modelo deve garantir ótima sustentação para manter os seios firmes e no lugar durante a prática de exercícios”, informa.
E os exercícios são essenciais para o fortalecimento do peitoral. Segundo o personal trainer da Estação do Corpo, João Marcelo Gomes, fortalecer a região é um caminho para se ter uma boa postura e evitar problemas de coluna. “Sugiro exercícios de musculação que fortaleçam o tríceps (músculos da parte posterior do braço), os ombros e as costas. A mulher ganha uma postura mais bonita e um corpo mais harmonioso”, recomenda.
Uso de sutiã não provoca câncer de mama como divulgado
A divulgação, via Internet, de que o uso do sutiã pode provocar câncer de mama tem gerado uma certa ansiedade entre as mulheres. Muitas delas procuram pelo hospital para obter mais informações. Seguem os esclarecimentos do coordenador de ensino da área de Mastologia do Centro de Estudos do IBCC, dr. Eduardo Carneiro de Lyra.
"Não há nenhum estudo científico que comprove a relação entre o surgimento do câncer de mama e o uso do sutiã. Em cerca de 90% dos casos, o câncer é provocado por fatores genéticos herdados e por substâncias contidas nas células dos tecidos dos órgãos, ou seja, na própria pessoa. Mas causas externas também podem agir e levar ao câncer, como o excesso de exposição ao Sol e a alguns tipos de agentes químicos, o tabagismo, a alimentação inadequada (pobre em fibras e rica em gorduras), o consumo de álcool, a obesidade e o sedentarismo", orienta o médico, que complementa: "No caso do tumor de mama, especificamente, a menarca em idade precoce (antes dos 12 anos) e menopausa tardia (após os 50 anos), o primeiro filho depois dos 30 anos e a reposição hormonal também podem contribuir para o desenvolvimento da doença".
Lyra diz que o sutiã nada tem a ver com o tumor da mama, mas dá algumas dicas para que as mulheres sintam-se mais confortáveis ao usar suas peças íntimas e evitem lesões na pele: o sutiã deve ser de tecido natural (algodão ou linho) e não deve ter elástico, arames de sustentação e renda de tecido sintético. O conforto também está ligado ao fato de a peça não ser apertada, para não prejudicar a drenagem linfática e, assim, evitar que as mamas fiquem inchadas durante o decorrer do dia.
"Dormir de sutiã também não provoca nenhum tipo de doença nas mamas. Mas as mulheres devem entender que o sono está intimamente ligado à qualidade de vida e, quanto mais confortável for a roupa de dormir, melhor será a noite de sono", enfatiza o médico.