segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ME CHAME APENAS JESUS - MAX LUCADO


Muitos dos nomes na Bíblia que se referem ao Senhor são imponentes e augustos: Filho de Deus, Cordeiro de Deus, Luz do Mundo, A Ressurreição e a Vida, Estrela da Manhã, Aquele que Devia Vir, Alfa e Omega.
 Essas são frases que esticam os limites da linguagem humana num esforço para capturar o que é incapturável, a grandeza de Deus. E por mais que tentem elas nunca satisfazem. Ouvi-las é quase que ouvir uma banda do Exército de Salvação tocar na esquina o "Messias" de Handel por ocasião do Natal. Uma boa tentativa, mas não funciona. A mensagem é majestosa demais para o meio de comunicação. O mesmo acontece com a linguagem. A frase "Não há palavras para expressar..." é a única que pode ser honestamente aplicada a Deus. Nenhum nome lhe faz justiça.
Mas existe um nome que recorda uma qualidade do Mestre que confundiu e compeliu aqueles que o conheceram. Ele revela um lado dele que, quando reconhecido, é suficiente para fazer com que você se prostre.

Ele não é pequeno nem grande demais. E um nome que se ajusta como o sapato se ajustou ao pé de Cinderela.

            JESUS.

Nos evangelhos é o seu nome mais comum — usado quase 600 vezes. E era mesmo um nome comum. Jesus é a forma grega de Josué, Jesua e Jeosua — todos nomes familiares no Velho Testamento. Houve pelo menos cinco sumo sacerdotes conhecidos como Jesus. Os escritos do historiador Josefo se referem a cerca de vinte pessoas chamadas Jesus. O Novo Testamento fala de Jesus, o Justo, amigo de Paulo,  e o feiticeiro de Pafos é chamado Bar-Jesus. Alguns manuscritos dão Jesus como o primeiro nome de Barrabás. "A quem quereis que eu vos solte, a Jesus Barrabás ou a Jesus, chamado Cristo?"

Qual é o ponto? Se Jesus viesse hoje, o seu nome poderia ser João, Beto ou Carlos. Se ele estivesse aqui hoje, é duvidoso que se distanciasse com um nome elevado como Reverendo Santo Divindade Angelical III. Não, quando Deus escolheu o nome que seu filho teria, ele escolheu um nome humano. Preferiu um nome tão típico que aparecesse duas ou três vezes em qualquer chamada de escola.

"O Verbo se fez carne", disse João, em outras palavras.

Ele era palpável, acessível, alcançável. E, mais ainda, ele era comum. Se estivesse aqui hoje você provavelmente não o notaria quando estivesse em meio a uma multidão fazendo compras. Ele não faria as cabeças se voltarem por causa das roupas que usava ou pelas jóias com que se adornava.

"Me chame apenas de Jesus", quase se podia ouvi-lo dizer.

Ele era o tipo de pessoa que você convidaria para assistir um jogo de futebol em sua casa. Ele brincaria no chão com seus filhos, cochilaria no seu sofá, e faria churrascos em sua grelha. Ele riria das suas piadas e contaria algumas das dele. E quando você falasse, ele ouviria como se tivesse todo o tempo da eternidade.

Uma coisa é certa, você o convidaria de novo.

Vale a pena notar que os que o conheciam melhor se lembravam dele como Jesus. Os títulos, Jesus Cristo e Senhor Jesus só aparecem seis vezes. Os que andaram com ele, não se lembravam dele com um título ou designação, mas com um nome — Jesus.

Pense nas implicações. Quando Deus decidiu revelar-se à humanidade, qual o meio que usou? Um livro? Não, isso foi secundário. Uma igreja? Não. Isso foi uma conseqüência. Um código moral? Não. Limitar a revelação de Deus a uma lista fria de "faça" e "não faça" é tão trágico como olhar para um mapa rodoviário e dizer que você viu as montanhas.

Quando Deus decidiu revelar-se, ele fez isso (surpresa das surpresas) através de um corpo humano. A língua que ressuscitou os mortos era humana. A mão que tocou o leproso tinha sujeira debaixo das unhas. Os pés sobre os quais a mulher chorou eram calosos e empoeirados. E suas lágrimas... oh, não se esqueça das lágrimas... elas vieram de um coração tão quebrantado como o seu ou o meu jamais o foram.

"Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas"[5] (Heb 4:15)

As pessoas se aproximavam então dele. Puxa, como o procuravam! Elas surgiam à noite; tocavam nele quando caminhava pelas ruas; seguiam-no até o mar; convidavam-no para suas casas e colocavam seus filhos aos pés dele. Por quê? Porque ele se recusou a tornar-se uma estátua numa catedral ou um sacerdote num púlpito elevado. Ele escolheu em vez disso ser Jesus.

Não há sequer uma sugestão de alguém que temesse aproximar-se dele. Havia alguns que o ridicularizavam. Havia outros que o invejavam. Outros ainda que não o compreendiam. E outros que o reverenciavam. Mas não havia ninguém que o considerasse santo demais, divino demais, ou celestial demais para ser tocado. 



Não houve uma pessoa sequer que relutasse aproximar-se dele com medo de ser rejeitada.

Lembre-se disso.

Lembre-se disso da próxima vez que ficar surpreso com suas próprias falhas.

Ou da próxima vez em que acusações ácidas fizerem buracos em sua alma.

Ou da próxima vez em que olhar para uma catedral fria ou ouvir uma liturgia sem vida.

Lembre-se. É o homem que cria a distância. É JESUS quem constrói a ponte.

"Me chame apenas Jesus."

Max Lucado

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

TODOS OS DEFEITOS DE MULHER PERFEITA!


Vivemos a era dos protótipos de super, e como mulheres somos pressionadas a ser supermulheres, superprofissionais, supermães, super-amigas, super-amantes, supercozinheiras, super-esposas, super, super, super!!!!!

Superlativizamos a performance e diluímos a essência: ser gente, ser mulher, ser humana!

Provérbios 31 nos traz o exemplo da mulher virtuosa. É válido notar que ser virtuosa é diferente de ser perfeita. Se tal mulher teve suas virtudes exaltadas é porque também possuía defeitos que, ao invés de lhe diminuírem o valor, se contrapunham a suas qualidades. Ninguém humano possui apenas virtudes.

Somos tão doutrinadas desde a infância a crer em princesas, barbies e no meio cristão supermulheres proverbianas - que fica difícil imaginar que temos que pensar ou conviver com defeitos, o melhor é camuflá-los, esconde-los, afinal de contas o conto de fadas (gospel ou não) não deveria possuir em seu roteiro falhas e tropeços das suas protagonistas. Será mesmo?

E quais seriam os defeitos de uma mulher perfeitamente humana? Virtuosa mas real?

Vamos começar pelo pé da nossa princesinha, fetiche para alguns homens, alvo do sapatinho de cristal. O fato é que talvez nossa princesa moderna tenha uma cicatriz no pé, por ter ido andar de moto e ter caído e se ferido. Afinal de contas, cinderelas modernas não esperam mais cavalos brancos...a moto é bem mais rápida.

A idealizada esposa proverbiana da atualidade talvez não seja mais uma virgem casta, pode ser que tenha entrado em atalhos de seu coração e se perdido. Pode ter seduzido, sido seduzida, enfim, ela pode ter em seu currículo ex-marido, noivo ou namorado...

Pode ser que a sapinha esteja com os sentimentos em frangalhos, ferida ou decepcionada por desilusões e enganos amorosos e seu coração esteja fechado para balanço há muito tempo.

Quem sabe a nossa barbie gospel não saiba cozinhar, lavar, passar, coser e receber visitas tão bem quanto a mulher proverbiana, mas acredite: a mulher de provérbios 31 não nasceu pronta.

Pode ser que a mocinha de comédias românticas tenha crises de TPM, carência, identidade, fique confusa, chateada, manhosa e insegura.

A super-hiper-mega mulher idealizada em alguns sonhos masculinos pode querer um dia não ter uma performance sexual de tirar o folêgo e escolher simplesmente ficar quietinha aninhada nos braços de seu companheiro.

A barbiezinha pode não ter uma beleza tão perfeitamente plástica, ela pode ter uma barriguinha, pneuzinhos, ela pode não ser turbinada ou lipoaspirada, talvez tenha a perna um pouco torta, as coxas mais grossas e as canelas mais finas, pode ser também que ela tenha busto demais ou de menos. Enfim, ela pode ser apenas alguém normal e não uma diva produzida e lapidada pelo photoshop. E acredito que isso a torna bela: sua singularidade.

Pare um minuto e imagine uma mulher com características pinçadas das mais diversas mas também mais lindas mulheres do planeta: o que será que teríamos? Algo belo ou um franskstein em versão feminina?

Não quero, com todos esses “atributos” citados fazer apologia ao “quanto pior melhor”. De forma alguma. Acredito que podemos e devemos nos esforçar para sermos a melhor versão de nós mesmos em todos os sentidos: físico, emocional, intelectual, espiritual... Mas o fato é que neste processo teremos que lidar com nossa humanidade e a mesma compreende falhas, o que nos torna eternas devedoras, carentes pela GRAÇA do Pai, que não por acaso é mencionada na Bíblia como superabundante.


Creio que muita de nossa busca desenfreada por perfeição, deve-se à imagem errada que absorvemos da religião, a mesma associa perfeição à infaliabilidade, mas ainda bem que Deus é diferente da religião.

O Pai nos fala para andarmos em Sua presença e sermos perfeitas (Gn 17:1), se assim Ele disse é porque é possível e isto nada tem a ver com ausência de erros, defeitos ou enganos.

Por isso, prossigamos em paz, reconciliadas com a vida ao nosso redor, sabendo que não somos barbies, princesas, sapas ou deusas, somos sim (usando o título de uma canção do Charlie Brown Jr), mulheres que possuem TODOS OS DEFEITOS DE UMA MULHER PERFEITA

Imperfeitamente perfeitas,

Meninas do Reino

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

APRENDENDO COM O GIRASSOL



Antes de postar esse texto gostaria de expressar assim como Vincent Van Gogh expressou nesta linda gravura de sua autoria denominada "Os girassóis", o amor que sempre nutri por essa flor desde de minha infância. Todos que um dia já vieram em minha casa, puderam ver, e até me chamam de girassol maníaca pois tudo em minha casa tem toques desta flor maravilhosa á começar pelos arranjos, toalhas de mesa, enfeites de cozinha como potes e outros utensílios em decoupagem, 2 quadros imensos na sala, a cor da minha sala é um amarelo que arremete ao tom do girassol, coleção de imãs de geladeira enfim se for listar tudo não caberá neste post...rsr. Algumas pessoas que não me conhecem muito bem é obvio...rs, chegaram ao ponto de perguntar se sou esotérica, pois os esotéricos é que gostam muito de girassol,  na verdade nunca me aprofundei sobre o porque mas agora entendo. Depois que li esse texto compreendi  e entendi o amor e a identificação que sempre tive por essa flor mesmo que inconsciente, talvez porque através dela podemos tirar lições preciosas e de muito valor para nossas vidas.



APRENDENDO COM O GIRASSOL 




Assim como um girassol escolhe sempre estar voltado para o sol, escolha focalizar o lado melhor, mais bonito, mais luminoso e vibrante das coisas que lhe acontecem. 



Nossa percepção é seletiva, nós "focalizamos" o que queremos ver e deixamos de perceber o restante. 

Você já reparou como é fácil ficar entristecida? 

Uma conta para pagar...

Não ganhar todo o dinheiro de que se precisa... 

Não ter a aparência que se gostaria de ter... 

Não ser valorizada no trabalho... 

Não ter encontrado o sucesso, ou um grande amor ...

É por isso que freqüentemente não nos sentimos bem. Depositamos nossa atenção no que nos falta, no que nos magoa...E ocupamos nossa mente com pensamentos preocupantes sobre o futuro. Enfim, deixamos a nossa mente à deriva, torturada por pensamentos negativos que nos dominam.

Na verdade a maior parte do tempo, estamos lutando com a vida, não aceitando o que ela nos traz...E quando não aceitamos aquilo que é, e nos concentramos no que deveria ser, nos frustramos, sofremos cada vez mais, ao ponto de perdemos o sentido da existência...

É justamente quando estamos frustrados e insatisfeitos, que precisamos lembrar que possuímos uma antena interna - a atenção - capaz de captar o lado bom da vida. Exatamente como na natureza, faz o girassol.

O girassol se volta para onde o sol estiver, mesmo que este esteja escondido atrás de uma nuvem. Ele está sempre em busca da luz, da vitalidade, da força, da beleza. 

Saber captar o lado luminoso da vida significa aprendermos a valorizar tudo de bom que já recebemos e também a sermos gratos por isso...

Apreciar e agradecer o carinho, o afeto, os gestos de atenção e delicadeza oferecidos pelos amigos, filhos, pais, namorados. Apreciar o sorriso luminoso de alguém que você gosta. Apreciar um gesto de gentileza, uma palavra de estímulo do seu colega de trabalho, do seu vizinho... 

Apreciar todo contato humano que lhe trouxe conforto, novo animo...Apreciar todo apoio que a vida lhe deu, de tantas formas misteriosas, quando precisou... Apreciar e agradecer porque a Vida é Amor, e sempre o protegeu, realizou seus desejos mais profundos, tomou conta de seus interesses e suas verdadeiras necessidades...

Ser aprendiz de girassol,não é fácil!

Infelizmente a maioria de nós, não foi ensinada a  buscar o lado luz da vida, e vive se debatendo na obscura zona dos condicionamentos subconscientes e dos pensamentos destrutivos! 



Daqui pra frente, quando perceber que está desanimado, revoltado ou deprimido, que possa se lembrar de ser girassol. 

Selecione o melhor do seu mundo, valorize tudo o que de bonito e bom que existe nele! 

Acredite no Poder da Luz para neutralizar qualquer situação adversa e transformar sua Vida em uma verdadeira obra-prima!

Assim, começará a reter Força, Vitalidade e Alegria dentro de você.

E como o girassol, estará de bem com a grande festa colorida que é a Vida!

Jesus disse: Eu sou a Luz do mundo e que me segue não anda em trevas.





Pr. Geremias S. Araújo 

Fonte: www.atosdois.com.br

domingo, 23 de janeiro de 2011

"AS NORAS DE NOÉ"

     




CONVITE DIVINO

"ENTRA NA ARCA." (Gn 7.1)



Finalmente Noé terminou a contrução da arca, conforme DEUS lhe pedira.E, a seguir,veio a ordem do próprio DEUS: "Entra na arca,tu e toda tua casa."Noé sabia que devia obedecer a DEUS, e achava que podia contar com a esposa e os três filhos.
E quanto as suas noras?
Como ele deve ter orado para que elas aceitassem o convite de DEUS e entrassem na arca também, para a salvação do perigo que se aproximava com o ajuntamento de grandes nuvens negras.
A verdadeira obediência consiste em três elementos,que as noras de Noé demonstraram possuir ao agir pela FÉ e entrar na arca.




ELEMENTO N° 1:

OBEDIÊNCIA IMEDIATA.

Aparentemente não houve demora ou indecisão.Quando chegou a hora, as três mulheres acompanharam Noé e seus maridos e entraram na arca.
ELEMENTO N° 2:

OBEDIÊNCIA CONFIANTE.

Todas acreditaram que encontrariam segurança e salvação na arca de DEUS (1 Pedro 3.20)
ELEMENTO 3:

OBEDIÊNCIA PESSOAL.

Nenhuma delas foi arrastada, forçada ou carregada para dentro da arca.Todas entraram espontâneamente (Gn 7.13)

Deus também está fazendo um convite a você mulher:
"Entre na arca da salvação."
Como você reage ao chamado de DEUS e ao seu convite ara a vida eterna?


COMO OBEDIÊNCIA IMEDIATA?


DEUS está lhe dizendo neste momento:
"...eis agora o tempo sobremodo oportuno; eis agora o dia sa salvação" (2° Coríntios 6.2)

COMO OBEDIÊNCIA CONFIANTE?

Você crê que a segurança e a salvação eterna são encontradas em DEUS por meio de seu FILHO, JESUS CRISTO? (JOÃO 14.6)
COMO OBEDIÊNCIA PESSOAL.?

A salvação é para os que crêem no nome de DEUS, os quais não nasceram do sangue nem da vontade do homem (João 1.13). Você não nasceu para ser salva por intermédio de seus pais ou do desejo de outras pessoas,mas deve atender pessoalmente ao convite de DEUS .Você já entrou na arca da salvação de DEUS?.

A bênção sempre acompanha a obediência. As noras de Noé deram início a uma nova raça. As inúmeras nações da terra originaran-se dessas mulheres anónimas,porém obedientes que amaram a DEUS.

(Extraído do livro; Mulheres que amaram a DEUS)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A IDADE E A MUDANÇA - LYA LUFT


Mês passado participei de um evento sobre o Dia da Mulher.



Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades. 


E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi. 


Foi um momento inesquecível... 


A platéia inteira fez um 'oooohh' de descrédito. 


Aí fiquei pensando: 'pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?'


Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado 'juventude eterna'. Estão todos em busca da reversão do tempo.


Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas. 


Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada.


A fonte da juventude chama-se "mudança".


De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora. 


A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas. 
Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos. 


Mudança, o que vem a ser tal coisa?


Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho. 


Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu.


Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos. 


Rejuvenesceu.


Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol. 

Rejuvenesceu.

Toda mudança cobra um alto preço emocional. 


Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza. 


Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face.


Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna. 


Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho. 


Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.

Olhe-se no espelho...


Lya Luft

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ASSINE A PETIÇÃO!




Se vc encontra-se assustado com as mudanças climáticas em todo mundo, ainda mais agora depois de toda a tragédia ocorrida na região Serrana e em algumas cidades da capital Paulista, ontem foi a vez de um tornado PASMEM! na Baixada Fluminense. É necessário que conheçamos as causas de todas essas mudanças climáticas, uma delas é conhecida por todos nós, a floresta Amazônica considerada pulmão do mundo vem sendo destruída permanentemente. Agora querem construir uma mega usina chamada Belo Monte que estará prejudicando a vida e o ecossistema do mundo inteiro. Existe um site na internet realizando uma petição que será entregue nos próximos dias a nossa Presidente Dilma Roussef . Portanto queridos para maiores informações entrem lá  e colaborem deixem sua assinatura o link está logo abaixo.

Belo Monte seria maior que o Canal do Panamá, inundando pelo menos 400.000 hectares de floresta, expulsando 40.000 indígenas e populações locais e destruindo o habitat precioso de inúmeras espécies -- tudo isto para criar energia que poderia ser facilmente gerada com maiores investimentos em eficiência energética. 

A pressão sobre a Presidente Dilma está aumentando: o Presidente do IBAMA acabou de renunciar, se recusando a emitir a licença ambiental de Belo Monte e expondo a pressão política para levar este projeto devastador adiante. Especialistas, lideranças indígenas e a sociedade civil concordam que Belo Monte é um desastre ambiental no coração da Amazônia. 

As obras poderão começar logo. Vamos aumentar a pressão para Dilma parar Belo Monte! Assine a petição, antes que as escavadeiras comecem a trabalhar -- ela será entregue em Brasília. Acesse o link 
http://www.avaaz.org/en/amazon_under_threat?fp  
E lembre-se proteger a Amazônia é responsabilidade social de todos nós!!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CANÇÃO DAS MULHERES - LYA LUFT

Canção das mulheres



Que o outro saiba quando estou com medo, e me tome nos braços sem fazer perguntas demais. 


Que o outro note quando preciso de silêncio e não vá embora batendo a porta, mas entenda que não o amarei menos porque estou quieta. 


Que o outro aceite que me preocupo com ele e não se irrite com minha solicitude, e se ela for excessiva saiba me dizer isso com delicadeza ou bom humor. 


Que o outro perceba minha fragilidade e não ria de mim, nem se aproveite disso. 


Que se eu faço uma bobagem o outro goste um pouco mais de mim, porque também preciso poder fazer tolices tantas vezes. 


Que se estou apenas cansada o outro não pense logo que estou nervosa, ou doente, ou agressiva, nem diga que reclamo demais. 


Que o outro sinta quanto me dóia idéia da perda, e ouse ficar comigo um pouco - em lugar de voltar logo à sua vida. 


Que se estou numa fase ruim o outro seja meu cúmplice, mas sem fazer alarde nem dizendo ''Olha que estou tendo muita paciência com você!''


Que quando sem querer eu digo uma coisa bem inadequada diante de mais pessoas, o outro não me exponha nem me ridicularize. 


Que se eventualmente perco a paciência, perco a graça e perco a compostura, o outro ainda assim me ache linda e me admire. 


Que o outro não me considere sempre disponível, sempre necessariamente compreensiva, mas me aceite quando não estou podendo ser nada disso. 


Que, finalmente, o outro entenda que mesmo se às vezes me esforço, não sou, nem devo ser, a mulher-maravilha, mas apenas uma pessoa: vulnerável e forte, incapaz e gloriosa, assustada e audaciosa - uma mulher.


Lya Luft