segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Eu vou sonhar...


"Menor que meu sonho, eu não poderei ser."
Lindolf Bell
(poeta blumenauense)



Porque se chamavam homens também se chamavam sonhos
e sonhos não envelhecem
(Clube da Esquina)



Eu vou sonhar...



Eu vou sonhar grande
Eu vou sonhar colorido
Eu vou sonhar divertido
Eu vou sonhar com cada instante

Eu vou sonhar porque é bom sonhar
Eu vou sonhar porque faz bem sonhar
Eu vou sonhar porque estou viva
Eu vou sonhar porque posso acreditar no que sonhar
Mas eu também vou sonhar sem ter porque ou para que

Vou sonhar de dia
Vou sonhar à tarde
Vou sonhar à noite
Vou sonhar de madrugada

Vou sonhar com gente
Vou sonhar com bicho
Vou sonhar com planta
Vou sonhar com a janta

Posso sonhar com isso ou aquilo
O que vale mesmo é sonhar
Sonhar com todo o coração
Sonhar com toda a imaginação
Sonhar com toda a emoção

Sonhar com a alma
Sonhar com o espírito
Sonhar com o corpo

Sonhar e sorrir
Sonhar e chorar
Sonhar e não querer acordar
Sonhar e ser despertada pelo próprio sonho para o realizar

Sonhos doces
Sonhos amargos
Sonhos confusos
Sonhos lógicos
Sonhos prenúncios
Sonhos memórias

Sonhar que se sonha
Sonhar que se voa
Brincar de sonhar
Sonhar com brincar
Sonhar feito criança
Sonhar que vai fugir
Sonhar que vai chegar

Sonhar com toda a força
Sonhar com toda a intensidade
Sonhar com toda a fé

Aprender a conjugar o verbo sonhar
Aprender a viver e sonhar

Sonhar muito
Sonhar sempre
Sonhar os sonhos Dele

Ele que me criou para sonhar
Ele que em sonhos tantas vezes já veio me falar
Ele que vela pelo meu sono
Ele que comigo sonhou
Ele que para sonhos me projetou

Só sonhar...





sábado, 26 de fevereiro de 2011

O PERFIL DA MULHER BEM CASADA



A escritora Cibele Dorsa em seu livro Homens no Bolso, traça o perfil da mulher bem casada. Ninguém melhor do que uma mulher para fazer isso. Vejamos como é a mulher bem casada segundo a Cilbele.


1. Tem um sorriso fácil;
2. Enfrenta os problema com naturalidade;
3. Tem TPM mais tranqüila;
4. É equilibradamente vaidosa;
5. Gosta de crianças;
6. É bem-humorada;
7. Se sente segura;
8. Ama de forma inteligente;
9. É amiga das amigas;
10. Se diverte com o seu marido como se fossem solteiros;
11. É cúmplice;
12. Cuida do marido quando ele está doente;
13. Se preocupa com o que o marido sente;
14. É bonita por dentro e transparece beleza por fora;
15. Respeita o espaço do marido;
16. Se torna uma grande mãe;
17. Não fala alto para ser entendida;
18. É submissa, sem ser super dependente;
19. Trata as pessoas de igual para igual;
20. Não é fanática por limpeza e arrumação;
21. Sabe que o segredo do sucesso está no equilíbrio;
22. É ativa sexualmente;
23. Participa da vida do marido;
24. Coloca o marido para cima;
25. Não trai porque ama com integridade;
26. Tem vida própria e vida conjunta na medida certa;
27. Não faz tempestade em copo d’água;
28. Não reclama dos problemas domésticos com o marido;
29. Não é chata nem pegajosa;
30. É atenta às necessidades do seu marido.

MÃE TAMBÉM É MULHER


Imprimindo...
A maternidade é fator importante na vida da mulher. Não é meramente por acaso que somente ela é capaz de gerar, trazer ao mundo e nutrir um ser humano.  Biologicamente, foi criada por Deus para isso. Psicologicamente, mesmo por causa de influências culturais, também.
Poder-se-ia explicar de outra forma por que as mulheres impossibilitadas de serem mães buscam de forma frenética e, muitas vezes, até  de uma forma irracional um meio de ter um filho?
Através dos tempos, as mães têm sido decantadas em prosas e versos. Sua dedicação tem sido enaltecida e seu amor comparado ao amor de Deus.
No entanto, pode haver várias razões pelas quais uma mulher gera um filho, como por exemplo, satisfazer a expectativa do seu meio social ou tentar melhorar o relacionamento em seu casamento.
Porém, aproxima-se a hora em que a mulher precisa repensar o antigo lema de que "ser mãe é sofrer no paraíso". É claro que a maternidade requer responsabilidade, compromisso, muito amor, grandes doses de paciência, muita energia física e mental, doação, capacidade de dar afeto e demonstrar alegria.
Mas, ser mãe, é privilégio também, pois é maravilhoso presenciar o crescimento sadio e harmonioso de nossos filhos, dar retoques em sua personalidade e acompanhá-los pelos caminhos da vida até se tornarem homens e mulheres maduros e responsáveis.
Há de se reconhecer a importância que uma mãe tem na vida de seu filho - tanto quanto a de um pai. Entretanto, parece haver um laço mais forte, como daquele cordão que os uniu durante longos meses ou o alimento doado a cada conjunto de horas.
Psicólogos do mundo inteiro, através de livros, revistas, artigos, filmes, etc. falam sobre a importância de ser uma boa mãe e dão conselhos para isso. Há uma grande cobrança em torno dela. A partir daí, pode-se instalar o medo e a culpa de criarem filhos desajustados dos padrões da sociedade. Daí, a importância de ressaltarmos que a mulher-esposa e a mulher-mãe são complementos da mulher pessoa.
Assim, se esta não tiver desenvolvido um senso de valor próprio e uma capacidade de realização pessoal, o antigo sentimento de desamparo da "menininha do papai" virá à tona, mais forte do que nunca, quando se deparar com a fase do "ninho vazio". O que fará quando os filhos seguirem seus próprios caminhos?
Ser mãe envolve a responsabilidade conseqüente da maternidade e o privilégio de dar ao mundo um ser humano único, singular. Mas é construindo-se como uma pessoa que pensa, ri, chora, acerta, erra, ama e tem sentimentos que a mulher, certamente, descobrirá para si uma forma harmônica, coerente e prazerosa de exercer sua função de mãe e esposa, sem esquecer-se da pessoa que é como mulher.



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

OS DEZ MANDAMENTOS DA ESPOSA CRISTÃ


I. Amarás o senhor teu Deus de todo o teu coração, e a teu marido somente um pouquinho a menos do que amas a Deus (Dt 6.5);



II. Alegremente te submeterás a teu marido, tua cabeça, como ao Senhor (Ef 5.22);



III. Guardarás tua língua com toda diligência, tendo o cuidado de abençoar teu marido e nunca discutir abertamente detalhes íntimos do relacionamento amoroso (Pv 31.26, 11.16);


IV. Conservarás um coração alegre em tudo que tiveres de fazer durante o dia (Pv 17.22);


V. Afastarás de ti uma natureza ciumenta ou egoísta (Pv 6.34);



VI. Preferirás teu marido a qualquer outro (nunca comparando diminutivamente a outros homens) e sinceramente o admirarás e reverenciarás (Ef 5.33);



VII. Diligentemente manterás o teu lar e a ti mesma atraentes, lembrando que não deves somente ganhar o amor do teu marido, mas também conservá-lo (Pv 31.27);



VIII. Darás valor às tuas virtudes femininas mais do que a própria vida (Pv 12.4);



IX. Inspirarás a teus filhos um amor, respeito e reverência a seu pai (Pv 22.6);



X. Não serás ranzinza (Pv 25.24).


Autor desconhecido.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O Legado da Família


No temor do Senhor tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos (Pv 14.26)



Os pais têm uma responsabilidade diante de Deus de fazer tudo em seu poder, na dependência da misericórdia e graça de Deus, para transmitir um legado fiel às próximas gerações.  Para nos nortear nesta tarefa, desenvolvemos o seguinte instrumento, que é uma declaração objetiva de compromissos que nós como pais assumimos diante de Deus, junto com as responsabilidades que repassamos para nossos filhos, netos, e seus descendentes depois deles para preservar um legado de fidelidade a Deus.  O instrumento não garante absolutamente nada.  Não pretende ser uma lista legalista e inflexível.  Mas reflete o que cremos e o que gostaríamos que nossos descendentes cressem, também.  Por isso, na semana antes que os filhos casam, presenteamos esse, nosso legado, ao novo casal numa moldura especial para ser colocado em seu novo lar.
Postamos nosso legado na esperança de que você também preocupe-se com o legado que está repassando para seus descendentes, até que Jesus volte.  Adapte-o, mude-o, mas acima de tudo, reflita no legado que está deixando para os filhos dos seus filhos (Pv 13.22)

O Compromisso dos Pais para com seus Filhos
Com a capacitação de Deus, e em sua graça, nós nos comprometemos com vocês a realizar o exposto abaixo e, da mesma forma, os responsabilizamos a aplicar estes princípios em seus lares:
Prometemos a ensiná-los a Palavra de Deus, totalmente suficiente para protegê-los e provisioná-los para qualquer desafio, dirigindo vocês para as veredas da justiça;
Prometemos a discipliná-los focando a necessidade de seus corações, e dirigindo-os à graciosa provisão de Deus para salvação e santificação, por meio da obra redentora de Cristo:
   - Prometemos envolvê-los com uma instrução baseada na vontade de Deus, disciplinando vocês, a fim de que se tornem homens e mulheres que O conhecem, O temem e seguem Seus mandamentos;
   - Prometemos a castigá-los de uma forma consistente e coerente à Palavra de Deus, estabelecendo limites bíblicos, e motivando uma obediência imediata, inteira, com a convicção do que é certo, com honra, e sempre almejando uma completa restauração do nosso relacionamento;
   - Prometemos ajudá-los a descobrir o que significa viver pela graça, como filhos aceitos e amados pelo Pai Celeste, seguros de sua posição em Cristo;
Prometemos prover a vocês um lar que seja um refúgio santo, onde vocês sempre serão bem-vindos e aceitos, onde poderão ouvir a voz de Deus e caminhar com Ele. E o quanto estiver ao nosso alcance, prometemos protegê-los de sofrimentos;
Prometemos pedir perdão quando falharmos em cumprir esses e outros compromissos assumidos com vocês, buscando a reconciliação com vocês e com Deus;
Prometemos estabelecer memoriais familiares e tradições que fortaleçam nossos laços, um com o outro, e com o Senhor;
Prometemos a diligentemente transmitir a vocês uma herança profundamente cristã, a qual nós mesmos recebemos de nossos pais, avós e de nossa ascendência como um todo.
Este acordo e essas promessas nós passamos para vocês e para todos os nossos descendentes, até o fim dos tempos. Desafiamos vocês a manterem uma cópia desse legado para seus filhos, para que esses valores e princípios sejam fielmente transmitidos a cada geração da nossa família até o retorno do Senhor Jesus Cristo.

O Compromisso dos Filhos para com os Pais
Conscientes da graça capacitadora de Deus, nós abaixo comissionamos nossos filhos, e os filhos de seus filhos, e os filhos desses, e às demais gerações posteriores: a caminhar na presença de Deus todos os seus dias, a viver pela graça como filhos amados, a viver pela fé e não pela vista, a permitir que a vida de Cristo seja vivida em suas vidas, pelo controle do Espírito Santo, no consultar da Palavra de Deus que promove a semelhança do Senhor Jesus Cristo.
Nós incumbimos nossa família, pela graça de Deus e em Sua força:
   a permanecer constante na leitura da Bíblia e na oração individual;
   a ser fiel à igreja local onde se está congregando, contribuindo e ministrando;
   a "fazer o trabalho de um evangelista";
   a lançar sementes de edificação e não reclamar ou ser conivente com fofocas;
   a guardar seus lares contra a infiltração do mal, especialmente em escolhas de entretenimento; a guardar suas mentes e corações de tudo que é impuro ou desagrada a Cristo;
   a dar a Cristo a primazia em seus lares, e a falar sobre Ele a seus filhos todos os dias, ensinando durante todo o dia, tanto formal como informalmente.
Cabe a cada um de vocês evitar más companhias; procurar cônjuges com um proceder coerente à Palavra de Deus e compromissados com o Corpo de Cristo (Igreja); nunca contraírem matrimônio sem a expressa aprovação da sua família; honrar seus pais e avós; cuidar deles em suas variadas necessidades e quando em idade avançada; cuidar dos membros de sua família em tribulações e dificuldades.

Extraído de: www.amofamilia.com.br

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ATRITE-SE - Por Roberto Crema



ATRITOS


Ninguém muda ninguém;
ninguém muda sozinho;
nós mudamos nos encontros.
Simples, mas profundo, preciso.
É nos relacionamentos que nos transformamos.
Somos transformados a partir dos encontros,
desde que estejamos abertos e livres
para sermos impactados
pela idéia e sentimento do outro.


Você já viu a diferença que há entre as pedras
que estão na nascente de um rio,
e as pedras que estão em sua foz?
As pedras na nascente são toscas,
pontiagudas, cheias de arestas.

À medida que elas vão sendo carregadas
pelo rio sofrendo a ação da água
e se atritando com as outras pedras,
ao longo de muitos anos,
elas vão sendo polidas, desbastadas.

Assim também agem nossos contatos humanos.
Sem eles, a vida seria monótona, árida.
A observação mais importante é constatar
que não existem sentimentos, bons ou ruins,
sem a existência do outro, sem o seu contato.
Passar pela vida sem se permitir
um relacionamento próximo com o outro,
é não crescer, não evoluir, não se transformar.

É começar e terminar a existência
com uma forma tosca, pontiaguda, amorfa.
Quando olho para trás,
vejo que hoje carrego em meu ser
várias marcas de pessoas
extremamente importantes.


Pessoas que, no contato com elas,
me permitiram ir dando forma ao que sou,
eliminando arestas,
transformando-me em alguém melhor,
mais suave, mais harmônico, mais integrado.
Outras, sem dúvidas,
com suas ações e palavras
me criaram novas arestas,
que precisaram ser desbastadas.
Faz parte...
Reveses momentâneos
servem para o crescimento.
A isso chamamos experiência.
Penso que existe algo mais profundo,
ainda nessa análise.
Começamos a jornada da vida
como grandes pedras,
cheia de excessos.


Os seres de grande valor,
percebem que ao final da vida,
foram perdendo todos os excessos
que formavam suas arestas,
se aproximando cada vez mais de sua essência,
e ficando cada vez menores, menores, menores...


Quando finalmente aceitamos
que somos pequenos, ínfimos,
dada a compreensão da existência
e importância do outro,
e principalmente da grandeza de Deus,
é que finalmente nos torna
mos grandes em valor.
Já viu o tamanho do diamante polido, lapidado?
Sabemos quanto se tira
de excesso para chegar ao seu âmago.
É lá que está o verdadeiro valor...
Pois, Deus fez a cada um de nós
com um âmago bem forte
e muito parecido com o diamante bruto,
constituído de muitos elementos,
mas essencialmente de amor.
Deus deu a cada um de nós essa capacidade,
a de amar...
Mas temos que aprender como.
Para chegarmos a esse âmago,
temos que nos permitir,
através dos relacionamentos,
ir desbastando todos os excessos
que nos impedem de usá-lo,
de fazê-lo brilhar
Por muito tempo em minha vida acreditei
que amar significava evitar sentimentos ruins.
Não entendia que ferir e ser ferido,
ter e provocar raiva,
ignorar e ser ignorado
faz parte da construção do aprendizado do amor.
Não compreendia que se aprende a amar
sentindo todos esses sentimentos contraditórios e...
os superando.
Ora, esse sentimentos simplesmente
não ocorrem se não houver envolvimento...
E envolvimento gera atrito.
Minha palavra final: ATRITE-SE!
Não existe outra forma de descobrir o amor.
E sem ele a vida não tem significado.
Roberto Crema
Nota: Roberto Crema é psicólogo e antropólogo

Conselhos para viver



Celebrei recentemente meu 20º. aniversário de casamento, compareci à 25ª. reunião da minha turma da Faculdade de Direito e comemorei o meu 50º. aniversário. Todos estes marcos me tornaram um pouco mais ponderado. Com isto em mente, compilei uma relação para os meus filhos e chamei-a de "Conselhos Para Viver". 

1. Sonhe grande, arrisque-se, viva com ousadia.

2. Faça do dormir cedo e levantar-se cedo um hábito.

3. Ame profundamente e com paixão.

4. Mantenha-se em conexão com Deus, todos os minutos, todos os dias.

5. Seja rápido para elogiar, tardio para criticar.

6. Caminhe aquele quilômetro a mais. Com alegria, dê às pessoas mais do que esperam de você.

7. Viva a vida a partir de uma perspectiva de eternidade.

8. Dê com generosidade, sem esperar nada em troca.

9. Escreva notas de apreciação diariamente.

10. Leia mais livros e assista menos TV.

11. Para cada livro contemporâneo, leia um livro do século passado.

12. Seja rápido para admitir erros e pedir perdão.

13. Um bom dia é aquele em que você ri e chora.

14. Faça do fracasso um ponto de apoio para chegar ao sucesso.

15. Diga todos os dias ao seu cônjuge e aos seus filhos que você os ama. 

16. Ligue com freqüência para sua mãe.

17. Olhe as pessoas nos olhos.

18. Seja entusiasta.

19. Descubra um lugar silencioso para onde se retirar e orar, a fim de manter os olhos em Jesus. 

20. Tenha sempre alguém a quem possa servir de mentor e alguém que seja seu mentor. 


21. Dê graças em todas as circunstâncias.


22. Pense com liberdade, seja criativo.



23. Nunca pague o mal com o mal, nem procure se vingar.


24. Semeie generosamente. Da forma como se semeia, se colhe.

25. Sorria e aprecie a vida. Pare e sinta o perfume das rosas.

26. Não passe pela vida como um turista. Seja um embaixador de Deus.

27. Faça de seu lar um lugar de alegria e paz.

28. Mantenha amigos por toda a vida.

29. Não se preocupe com o que as pessoas estão pensando de você -- elas não estão.

30. Sua atitude e seu caráter são mais importantes do que sua aparência.


Fonte: jesussite 

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O ABECEDÁRIO do Casamento Cristão




Abracem seus respectivos papéis de liderança amorosa e submissão respeitosa.
As mulheres sejam submissas a seus próprios maridos, como ao Senhor...Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja...Cada um de per si, também ame a sua própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite a seu marido (Ef 5.22,25,33)
Busquem desenvolver sua amizade ao longo de suas vidas.
                Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão (Pv 17.17)
Como o ferro com o ferro se afia, assim o homem ao seu amigo. (Pv 27.17)
Confiem única e exclusivamente em Cristo para construir seu lar
                Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam (Sl 127.1)
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes em teu próprio entendimento (Pv 3.5)
Desliguem a televisão!
Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará. Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal (Sl 101.3,4)
Escutem antes de falar.
                O insensato não tem prazer no entendimento, senão em externar o seu interior (Pv 18.2)
Fujam da dívida!
O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado é servo do que empresta (Pv 22.7)
Gastem tempo juntos nas refeições (sem distrações).
Estas palavras...tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa...(Dt 6,6,7)
Honrem publicamente um ao outro
A esposa respeite a seu marido...Maridos...vivei a vida comum do lar, com discernimento; e tendo consideração para com a vossa mulher, como parte mais frágil, tratai-a com dignidade...(Ef 5.32; 1 Pe 3.7)
Invistam no Reino de Deus e coisas eternas: a Palavra de Deus, a Pessoa de Deus, o povo de Deus
Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus...(Mt 6.33)
Jamais durmam bravos (guardando mágoas).
Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo(Ef 4.26,27)
L ouvem a Deus JUNTOS na igreja
Consideremo-nos também uns aos outros para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações, e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima (Hb 10.24,25)...

Ministrem juntos
Eu e a minha casa, serviremos ao Senhor! (Js 24.15; 2 Co 6.14,15)
Nunca permitam que os filhos, pais ou outros terceiros sejam o CENTRO de suas vidas
Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne (Gn 2.24)
Orem juntos.
Orai sem cessar...orai uns pelos outros...Sois juntamente herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações (1 Ts 5.19; Tg 5.16; 1 Pe 3.7)
Peçam (e concedam) perdão (não desculpas) sempre que alguém erre.
Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta (Mt 5.23,24; Pv 28.13; Tg 5.16)
Quando não conseguem resolver um problema, procurem ajuda!
Como águas profundas são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los...Na multidão de conselheiros há segurança...Instrui-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria (Pv 20.5;  Pv 11.14; Cl 3.16 multidão)
Respeitem as opiniões contrárias um do outro: se os dois sempre concordarem, um é desnecessário!
Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea (Gn 2.18)
Separem os PRIMEIROS MOMENTOS depois de chegarem em casa para um "Tempo de Sofá"
Vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher, como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, por isso que sois juntamente herdeiros da mesma graça de vida... (1 Pe 3.7)
Tirem a palavra "Divórcio" do seu vocabulário
O Senhor Deus de Israel diz que odeia o divórcio (Ml 2.16)
Unam-se diante dos filhos.
Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne (Gn 2.24)
Vão para cama juntos (no mesmo horário).
Não vos priveis um ao outro,salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e novamente vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência (1 Co 7.5)
Xingar, só cachorro! 
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e, sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem (Ef 4.29)
Zelem pelo prazer sexual DO OUTRO, não de si mesmo.
O meu amado é meu, e eu sou dele...A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e, sim, o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e, sim, a mulher. (Ct 2.16; 1 Co 7.1-5)