sexta-feira, 29 de abril de 2011

As Filhas da Herança – Filhas de Zelofeade




As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente, lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai e farás passar a elas a herança de seu pai. (Nm 27:7)


A Bíblia relata a história de cinco mulheres especiais, de cinco filhas de Deus que não se conformaram com a condição de exclusão sobre suas vidas e que foram precursoras em sua época. Me refiro as filhas de Zelofeade, as “filhas da herança”.
Zelofeade era da tribo de Manassés que acabou padecendo no deserto. Embora não tendo participado daqueles que “congregaram contra o Senhor”, Zelofeade morreu no seu próprio pecado, por acreditar nos espias murmuradores e descrentes(Nm 27:3). Porém diz a Bíblia que cinco de suas filhas achegaram-se a Moisés para reinvidicar a herança de seu pai. Até aquele momento, a lei hebraica só concedia direirto aos filhos, porém as filhas de Zelofeade não possuiam irmãos.
Diz as Sagradas Escrituras que Moisés levou a causa delas ao Senhor e intercedeu por elas. A resposta do Senhor foi positiva as filhas de Zelofeade. O livro de Salmos no cap 84 diz que o Senhor não sonegará bem algum aos que andam na retidão, ou seja, que andam retamente (Sl 84:11b).
Por falaram e por viverem uma vida reta diante do Senhor as filhas de Zelofeade alcançaram o favor do Senhor e recebreão a possessão por herança da parte do Senhor (Nm 27:7).
E através da vida e do pedido daquelas mulheres, todo aquele que não possuísse filho homem, sua herança passaria para a filha (Nm 27:8).


O nome delas era Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza.
Tanto a história das filhas de Zelofeade, bem como, o significado de seus nomes possuem um significado espiritual para toda mulher que deseja seguir a Deus.


1) Macla – O nome da primeira filha é Macla qie significa confiança. O salmos 125 diz que aqueles que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre(Sl 125:1). Toda mulher deve ser “macla”, confiante em seus propósitos, que não se abala com as circunstâncias, nem esmorece ante as adversidades da vida. Macla é a mulher que confia no Senhor e por isso será bem aventurada(Sl 40:4)


2) Noa – Significa aquela que não se detém, que ninguém pode deter. É aquele que persevera em oração, que não é morosa, parada, detida ou interrompida. Noa é a mulher trabalhadora, que persevera em seu propósito e em conhecer Deus. É aquela mulher que crê até o fim, até que o plano de Deus seja cumprido em sua vida e sob aqueles que o cercam. É a mulher determinada e cheia de fé como a sunamita dos tempos de Eliseu (2 Rs 4:8-37).


3) Hogla – Significa aquela que não anda com os pés amarrados . Que não está amarrada aos cuidados deste mundo, mas que anda pela fé em Deus todos os dias de sua vida. Por não ser “amarrada’ se assemelha a um “navio mercante que sai de um lugar a outro trazendo mantimento a sua casa (Pv 31:14-15) Hogla é a mulher abnegada, desprendiosa e fiel a Deus


4) Milca – Milca significa aquela que tem autoridade. Existe diferença entre ter autoridade e ser autoritária. Milca representa a mulher com autoridade sem ser insubmissa. Uma mulher respeitada por seus maridos, por seus filhos e por sua comunidade (Pv 31: 28-31)




5) Tirza – Por fim, Tirza, que significa deleite, a delícia da vida e prazer de Deus. É a menina do seus olhos como Israel , a noiva (Igreja). Aquela que tem o favor de Deus e que cuja graça resplandece aos outros. É aquela mulher agradável que obedece ao Senhor e que tem prazer em estar e se derramar diante Dele. É como Maria, irmã de Lázaro que preferiu adorar a Deus do que fazer outra coisa (Mt 26:6-13)




Todas as filhas de Zelofeade receberam a sua herança pela retidão que tiveram a Deus. Seus nome e signifciados apresentam cabalmente o relato da mulher vituosa de Provérbios 31. Uma mulher difícil de achar em nossos dias. Uma mulher completa aos olhos de Deus.


Uma mulher que tem confiança de seu marido, que faz o bem, que trabalha (não é preguiçosa), que não se detém. Uma mulher moderna (sem ser mundana), mas temente a Deus. Que cuida sua casa, que planta e se esforça. Que analisa e compra, mas com sabedoria. Uma mulher vigilante (atenta) e forte. Uma mulher misericordiosa e que não teme os maus dias. Uma mulher que veste as roupas da santidade com força e glória. Que fala com sabedoria e que acima de tudo é louvada pelos seus e por Deus (Pv 31:10-31)

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Eu vou Prosseguir!


“Portanto, não percam a coragem, pois ela traz uma grande recompensa. Vocês precisam ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que ele nos promete.”
Hebreus 10:35-36


 Nossa caminhada às vezes ocorre por caminhos estreitos, faz-nos passar por momentos de dificuldades, tribulações e provações, tais características nos fortalecem espiritualmente. Quando passamos por situações difíceis, pensamos até em desistir, Mas isso não é o que Deus quer para nós, que desistamos dos nossos sonhos e planos, mas Ele quer que com toda nossa garra possamos alcançar nossos objetivos, pois a palavra de Deus nos diz isto em Hebreus 10:39: “Não somos gente que volta atrás e se perde. Pelo contrário, temos fé e somos salvos”. E é esta a fé que devemos ter, de seguir e não voltar atrás do que já foi perdido, pois o que virá não se compara com o que passou! Deus tem grandes bênçãos para o seu povo!


Não custa nada nos levantarmos e tentar de novo! Deu errado? Tente outra vez! Não importa quantas vezes você tentou, tente mais uma vez, a cada dia Deus nos dá novas oportunidades, vamos aproveitar todas elas, a cada dia anseiando mais e mais. Se Você começou um trabalho na casa de Deus e com o passar do tempo você viu que aquele não era o seu dom, nem só por isso você vai deixar de exercer o trabalho na obra de Deus, busque outras maneiras de ajudar, tente novamente, se não deu certo você participar do ministério de louvor, tente no culto infantil. Mas tome cuidado, não escolha muito, coloque na presença de Deus e peça pra Ele te mostrar aonde você deve exercer o seu dom, não fique parado, pois outras pessoas podem precisar de sua ajuda.


Quando estamos navegando na internet e ocorre um erro de rede, automaticamente o sistema se encarrega de mandar o aviso: tente novamente. E rapidamente atualizamos a página para tentar mais uma vez! Será que você está agindo assim, com a mesma rapidez e atitude, quando se trata de não desistir e tentar mais uma vez? Lembre-se de que não somos pessoas que voltam atrás, e sim vencedores que não desistem!


Para encerrar, Certa vez na corrida de são silvestre, um homem todo torto estava correndo. Então um repórter da globo começou a correr ao seu lado e lhe perguntou: -Moço! O senhor corre todo ano? Homem:_ Graças a Deus! ... Repórter: Mas porque o senhor corre todo torto? Homem: _Eu gosto, eu me sinto bem, então eu corro! ...Repórter: Mas porque que o senhor corre, se você é sempre o último a chegar? Homem: _ Sempre o último? Sempre o último é quem tem duas pernas boas e não corre. Eu tento todo ano! Sempre o ultimo é quem tem saúde e desistiu da vida!


Não desista, Tente outra vez porque o nosso Deus é fiel e a sua hora, a minha hora vai chegar! Creia! Como diz esse hino da Ana Paula Valadão "...Eu viverei e cumprirei os propósitos de Deus pra mim..."


Amém! Deus nos abençoe!



EU VOU PROSSEGUIR
Diante do trono 13


Eu vou prosseguir
Cheguei até aqui e não vou desistir


Eu viverei e cumprirei
Os propósitos de Deus pra mim
Eu viverei e cumprirei
Os propósitos de Deus pra mim.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Mulher Virtuosa ou mulher virtual?


Mulher Virtuosa ou mulher virtual? Virtuosa – Algo com virtude, que produz efeito, eficaz, disposição firme para o bem; excelência moral, eficácia. Virtual – Algo sem efeito, fora da realidade, aparentemente real, mas na verdade suscetível a realizar-se.


Num mundo supérfluo como o que vivemos hoje, no que se refere a Deus, onde os padrões morais do Senhor foram descartados da sociedade completamente, e a visão e os valores da família tem se tornados distorcidos, este estudo tem como objetivo mostrar o papel da mulher e como é importante para o mundo de hoje.


E qual é a vontade de Deus para a mulher atual, e qual tem sido a tendência das mulheres hoje? Infelizmente as mulheres hoje tendem a ser mais virtuais do que virtuosas. Através da palavra de Deus podemos ver que existem vários exemplos e paralelos para podermos identificar os dois tipos. Não esquecendo que \”mulher\” também é profeticamente escrita como \”igreja\”, e este artigo descrevem também o papel da igreja em nossos dias. Mulher Virtual É aquela que não cumpre o papel diante de Deus e aos homens.


Embora essa mulher queira ser virtuosa, ela não consegue por suas atitudes. Ela se mostra forte, mas na verdade é insegura. A insubmissão é a principal característica dessa mulher. A mulher virtual não obedece a Deus, conseqüentemente, não se sujeita a qualquer homem. Ex: A mulher de Ló (Gn 19:26). Aliás a insubmissão é algo que preocupa o Senhor, tanto para as solteiras (I Cor 7:32-34), quanto para as casadas (I Pe 3:1-6; Ef 5:22;24) e isso vem desde a criação do mundo (Gn 2). Não foi a toa que a palavra de Deus ressalta duas vezes a questão de submissão em Efésios 5:22;24. E hoje em dia, através de uma má definição do que realmente é a palavra \”submissão\”, isso tem soado como \”escravidão\” ao homem na sociedade. E como a sociedade costuma ser extremista em seus conceitos, o papel da mulher passou do que antes não era de forma alguma valorizado a ser super valorizado.


A sociedade que antes era machista veio se tornando gradativamente feminista nos dias de hoje. Como não houve equilíbrio nos papéis de ambos, o que vemos hoje são mulheres independentes, mas virtuais, e homens dependentes e cada vez mais sem atitude. Somando a isso uma falta de valores de Deus de ambos, vemos o resultado nos filhos de hoje, que a cada dia tornam-se desorientados e perdidos. Bom, mas isso é outro assunto. A questão de submissão tem soado como \”depender\” do marido para todos os momentos.


Na verdade, submissão significa submeter-se a vontade de alguém (no caso, Deus) e ter cuidado das coisas de Deus (para solteira) e do seu marido (para as casadas), agradando a Ele e evitando preocupações (I Cor 7:32;34). Outra característica da mulher virtual é ser rixosa e irada (Pv 21:19). Ela tem prazer em discutir, achando que isso possa persuadir alguém e mostrar seu poder, tanto em relação ao seu marido, bem como, filhos e amigos.(Pv 19:13b) Na verdade, mostra através disso que também é insensata, pois com sua língua lança flechas sobre sua própria casa, e com as suas mãos a derruba. (Pv 14:1b) Um exemplo de insensatez, está a mulher de Jó que disse: \”Amaldiçoa a Deus e morre\”. (Jó 2:9) E Isto porque no coração dela não existia Deus, e segundo os seus olhos isto lhe parecia reto diante a situação que Jó atravessava. (Sl 14:1;Pv 12:15) Este tipo de mulher não tem noção no que diz, ela acaba sendo perversa, insensata e louca (Ec 7:25), pois se dizendo apaixonada, ela o nega com suas atitudes.


Na verdade ela é néscia (Pv 9:13) e inquieta, cujos pés não param em casa (Pv 7:11). A mulher virtual é néscia, é conhecida por sua necedade, por amar viver assim (Pv 1:22), pois rejeita o conselho de Deus, como qualquer néscio. (Pv 1:25;30) Ela por sua imprudência , acaba não sendo ouvida, nem conhecida por seu marido (Pv 1:28-29; Mt 25:12), bem diferente da mulher virtuosa. Mulher virtuosa A mulher virtuosa é aquela que cumpre bem o seu papel, tendo valor inestimável para seu marido.(Pv 31:10) Ela é forte e digna. Ela é trabalhadora e sabia, não come o pão da preguiça (Pv 31:27), fala com sabedoria (Pv 31:26), não fica por ai fazendo fofoca, usando sua ociosidade falando o que não deve, como algumas mulheres virtuais (I Tm 5:13). Sendo sábia ela edifica sua casa. (Pv 14:1) A mulher virtuosa é misericordiosa (Pv 31:20), abre mão ao aflito e estende mão ao necessitado, como exemplo podemos citar Dorcas, notável em boas obras e boas ações que fazia. (At 9-36-42) Ela teme ao Senhor e será louvada (Pv 31:30b); Ela é conhecida pelos outros (Pv 31:31). Ela é a coroa do seu marido (Pv 12:4; I Cor 11:7). Como podemos citar Abigail, dona de casa que evitou a morte de seu marido e que teve admiração de Davi, que no final acabou se tornando sua esposa(I Sm 25:3-35;39).


Abigail se mostrou sensata e prudente, aliás, sensatez e prudência são características da mulher virtuosa. (Tito 2:4-5) As prudentes são aquelas mulheres centradas em Deus, que refletem Sua Glória, que tem luz própria, cuja lâmpada não se apaga de noite(Pv 31:17). São cheias da unção, que não vendem suas lâmpadas e tudo aquilo que recebem de Deus, elas conservam o que receberam, pois sabem que foi com muito custo que adquiriram (Mt 25:8-9). As prudentes não entram na onda das néscias e estão sempre preparadas para a chegada do noivo e percebem quando Ele chega, por isso são fiéis.(Mt 25:10)


Outras características da mulher virtuosa são a honestidade, sobriedade e fidelidade(I Tm 3:11). As virtuosas governam bem a sua casa, não temem o dia de amanhã, nem as circunstâncias (Pv 31:21;25). Os seus filhos e mesmo outras mulheres a reconhecem como ditosa.* (Ct 6:9-10; Pv 31:28-29)


Algumas mulheres virtuosas e suas qualidades


Dorcas – Misericórdia (At 9:36-42)
Lídia – Temor (At 16:14)
Rute – Fidelidade (Rt 1:4;16)
Abigail – Prudencia (I Sm 25:33)
Ana – Persistência (I Sm 1:11-15)
Sara – Fé (Hb 11:11)
Maria e Maria Madalena – Zelo (Mt 27:61;28:1)
Ester – Sabedoria (Et 5:8-12)


Características da mulher virtuosa: trabalhadora, temente a Deus, *submissa (respeita o cônjuge e cuida dele), prudente, encorajadora, misericordiosa, sábia em todos os sentidos (casa, dinheiro). *Submissão não significa apenas viver uma vida abnegada e servil, mas viver como submissa a Deus acima de tudo, sendo uma líder em tudo que faz, uma mulher de caráter provado, esposa e mãe zelosa. Ser virtuosa é o ideal que toda mulher deveria ser e ansiar.


Anderson Cassio de Oliveira é escritor cristão, articulista e criador do Ministério Com Cristo.Exerce o ministério de ensino, sendo professor na Escola Bíblica da Assembléia de Deus(sede em Itabuna)
www.cassiooliv.wordpress.com

terça-feira, 26 de abril de 2011

OS CAMINHOS DE DEUS SÃO JUSTOS - POR MAX LUCADO



Este pequeno devocional do Max Lucado caiu como uma luva, depois da agonia da última noite onde o temporal que atingiu o Rio de Janeiro me trouxe uma aflição tremenda, meu marido saiu da igreja estava vindo pra casa quando foi surpreendido pela tempestade que rapidamente encheu o Rio Maracanã formando um imenso mar com direito à ondas e tudo, resultado a água cobriu até o teto do carro graças á Deus um ônibus que passava rapidamente prestou socorro à ele e a outros motoristas que encontravam-se na mesma situação. Meu marido só conseguiu chegar em casa às 3:00 hs da manhã todo sujo de lama ardendo em febre, pois já estava bastante resfriado. E nem vou comentar à respeito dos danos materiais pois louvo e agradeço à Deus por ter trazido meu marido pra casa sã e salvo!!!


OS CAMINHOS DE DEUS SÃO JUSTOS - POR MAX LUCADO


"Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão." Isaías 43:2-3


Deus sabe o que é melhor. Nenhuma luta virá em sua direção a menos que seja do seu propósito, presença e permissão. Que encorajamento isso traz! Você nunca é vítima da natureza ou do destino. O acaso é eliminado. Você é mais do que um catavento balançado pelos ventos da sorte. Deus o abandonaria aos caprichos de ladrões loucos por causa de droga, invasores de empresas gananciosos ou maus líderes? Que acabe esse pensamento!




Nós vivemos sob a palma da mão protetora de um Rei soberano que dirige todas as circunstâncias de nossas vidas e alegra-se em fazer-nos bem.




Nada vem em sua direção que não tenha passado primeiro pelo filtro de seu amor.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Depende das mãos


Uma bola de basquete em minhas mãos vale R$35,00. Uma bola de basquete nas mãos do Oscar vale R$70,00. Depende das mãos que a seguram.


Uma bola de vôlei nas minhas mãos vale uns R$25,00. Uma bola de vôlei nas mãos do Tande vale uns R$50,00. Depende das mãos que a seguram.


Uma raquete de tênis em minhas mãos não tem uso algum. Uma raquete de tênis nas mãos do Guga o tornou o atual número 1 do mundo. Depende das mãos que a seguram.


Uma vara em minhas mãos vai manter animais afastados de mim. Uma vara nas mãos de Moisés abriu o Mar Vermelho. Depende das mãos que a seguram.


Um estilingue nas minhas mãos é um brinquedo. Um estilingue nas mãos de Davi se tornou uma arma poderosa. Depende das mãos que o seguram.


Dois peixes e cinco pães em minhas mãos se tornarão alguns sanduíches. Dois peixes e cinco pães nas mãos de Jesus podem alimentar multidões. Depende das mãos que os seguram.


Pregos em minhas mãos podem significar a construção de uma casa. Pregos nas mãos de Jesus significam a salvação do mundo inteiro. Depende das mãos...


Como você pode concluir agora, que tudo depende das mãos... Então, coloque suas preocupações, interesses, temores, anseios, sonhos, sua família, e seus relacionamentos nas mãos de Deus. Pois tudo depende das mãos que os têm.


Autor: desconhecido

sábado, 23 de abril de 2011

A Verdadeira Páscoa!

Meu Filho Vandinho

Coelho não tem nada a ver com a Páscoa, muito menos bota ovo. Se pelo menos fosse ‘Cordeirinho da Páscoa'...


O comércio em geral já está lotado com ovos de chocolates, e certamente se você já é pai ou mãe, e tem filhos na pré-escola deve ter recebido o comunicado da professora pedindo uma cartolina e um ovo de chocolate de 250g para a festinha da Páscoa.


Na semana que antecede a data, é comum encontrarmos as crianças saindo de suas escolas todas alegres, com suas orelhinhas de coelho, o nariz pintado de vermelho e a cestinha com o ovinho nas mãos. Elas chegam radiantes em casa!


Querem contar para todos sobre a experiência que viveram, seguindo as pegadinhas do coelhinho pelo chão da sala de aula em busca dos ovinhos que ele escondeu na noite passada...


É tão emocionante vê-los felizes, vibrantes; mas infelizmente tudo isto é um engano!


Onde está a verdadeira Páscoa?


A palavra ‘Páscoa’ é de origem hebraica (Pessach) e significa passagem, e nos remete a primeira festa que foi realizada com a libertação dos Hebreus da escravidão no Egito. E posteriormente, a libertação da humanidade da escravidão do pecado.


O sangue do cordeiro nos ombrais das portas livrou as famílias da décima praga, a matança dos primogênitos. E Cristo ao morrer na cruz, foi o verdadeiro cordeiro, derramando o seu sangue para nos livrar da morte e nos dar a vida eterna.


Esta é a verdadeira Páscoa. Nada que se compare com as lendas espalhadas por aí, como a da mãe que não tinha dinheiro para comprar um presente para o filho e que pintou ovos de galinha para presenteá-lo, e quando a criança os achou viu um coelho no quintal, acreditando que tinha sido ele quem preparara o presente; ou ainda, a estória pagã da deusa da Primavera, Ostera (ou Ostara) que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus, símbolos da chegada de uma nova vida.


A Colomba Pascoal é o símbolo do Espírito Santo. Seja sincero, quando você está comendo aquele bolo delicioso cheio de açúcar e amêndoas você lembra do Espírito Santo? Exceto quando abençoamos a refeição, não é comum associarmos o Espírito Santo de Deus com um bolo confeitado, não é mesmo?


É como se os fabricantes nos dissessem: ‘Já fizemos a nossa parte, o bolo é em formato de pomba, Deus está aí e ponto final.’


Eu particularmente gosto muito de chocolate, não importa se quadrado, redondo ou bombom, e os ovos nada mais são do que os tradicionais chocolates em formato diferente. São produtos sazonais, só aparecem em determinada época do ano como as colombas e os panetones.


Não sou contra consumi-los, mas acho um abuso os preços aplicados. No entanto, como já faz parte da cultura, todo mundo acaba adquirindo.


Experimente dar para uma criança uma barra de 400g de um chocolate justificando que é maior do que um ovo de 250g, provavelmente será frustrante.


Eu acredito que o problema não está em um ovo de chocolate, uma colomba, ou um panetone, mas sim no que temos crido.


Quanto aos filhos, eu como mãe num primeiro momento expliquei que a Páscoa era muito especial, falei da Morte e a Ressurreição de Cristo, e deixei claro que não existia nenhuma relação com os ovos e coelhos.


E isto gerou uma série de histórias engraçadas e constrangedoras. Numa ocasião, estávamos reunidos em um almoço familiar e uma criança chegou mostrando o ovo enorme que o ‘coelhinho da Páscoa’ tinha trazido para ele. Eu mais do que depressa busquei pelo o meu filho com os olhos, na intenção de dar aquele toque sutil, que só as mães sabem, mas não deu tempo. Ele disparou: - Não existe coelho da páscoa!


Imaginem? Todo mundo olhou prá mim, eu senti o rosto queimar e apenas respondi: É gente, não existe mesmo, né?


Conhecer a verdade nos torna diferente de todos, até nas pequenas coisas. É preciso estar preparado, pois os questionamentos virão.


Com o passar dos anos eu fui aprofundando no assunto, até que o ensinamento fosse completo e que meu filho compreendesse o significado da Páscoa (Ex. 12-13 e Jo. 13-20).


Que todos nós possamos viver a Páscoa de Cristo! E reconhecermos o Seu amor imerecido por todos nós!


Feliz Páscoa!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

O que a Sexta feira santa pode significar?





Para a vida enegrecida pelo pecado, aquela sexta-feira representa perdão. Para o coração fatigado pela aparente inutilidade, representa novo propósito de vida. Para a alma a olhar do lado de cá pelo túnel da morte, representa libertação e triunfo. 



E aquelas seis horas? 



Pra muitos observadores, aquelas seis horas foram apenas um momento a mais na ampulheta do tempo. Para um grupo de testemunhas, porém, aquelas seis horas marcaram a constatação do mais grandioso de todos os milagres. A morte foi vencida. Para sempre! 

(Max Luccado - Seis horas de uma Sexta-feira)



>> Que esta sexta-feira tenha um significado verdadeiro e impactante para você!



quarta-feira, 20 de abril de 2011

SER PASTOR, UM GRANDE DESAFIO!




















Se o culto termina cedo: "O pastor é muito frio e metódico, não deixa o Espírito Santo operar."

Se o culto excede do horário: "O pastor é irresponsável e impontual."

Se vem um pregador de fora e excede o horário: "Como Deus usa aquele homem, olha só que horas o culto acabou!"

Se o pastor excede o horário: "O pastor não entende que temos de trabalhar amanhã cedo, tudo tem que ser feito com ordem e decência!"

Se Deus usa um pregador de fora: "Que homem usado por Deus!"

Se Deus usa o pastor: "Está querendo se mostrar e imitar outros pregadores."

Se o pastor prega muito: "É muito chato e cansativo!"

Se prega pouco: "Não conhece bem a palavra."

Se a palavra do pregador de fora falou em sua vida: "Aquele tem Dom de discernimento."

Se a palavra do pastor falou em sua vida: "Ele sabe tudo de mim, está querendo me expor."

Se o pastor faltar a algum culto: "É sem cuidado com suas obrigações."

Se algum irmão ou obreiro falta: "Estava cansado e precisava relaxar um pouco."

Se o pastor não visita: "É descuidado e relaxado com suas ovelhas."

Se visita: "Não tem mais o que fazer, gostar de viver nas casas para filar a bóia dos irmãos."

Se sai de casa muito: "Não liga para sua família."

Se é caseiro: "É preguiçoso."

Se anda mal arrumado: "É muito relaxado, descuidado e pobre."

Se anda bem arrumado: "É metido e quer ter aparência de rico."

Se os filhos do pastor são peraltas e erram: "O pastor não os educa adequadamente e não os disciplina."

Se são seus filhos ou dos irmãos: "Criança é assim mesmo. Carecem de misericórdia e orações."

Se o pastor cai em pecado: "É um enganador e vigarista - Alguém dirá: eu já sabia que isto ia acontecer."

Se algum irmão cai em pecado: "Coitado! É digno de misericórdia e ajuda."

Se o pastor erra em alguma coisa: "Isso é inadmissível, logo surgem mágoas dele."

Se alguém erra: "Isso é uma casualidade, temos que perdoar uns aos outros."

Se o pastor é bem de vida: "Está roubando a igreja."

Se não é bem de vida: "É um homem de pouca fé."

Se ora muito: "Está querendo se mostrar e ser santão."

Se ora pouco: "É irresponsável e preguiçoso."

Se a esposa do pastor não é ativa na igreja: "Coitado do pastor merecia uma esposa bem melhor para ajudá-lo no ministério."

Se é ativa: "É metida e gosta de se aparecer."

Autoria Desconhecida

 Obs: A Bíblia diz- Hb. 13.7 e 17 "Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil."

Como você está tratando, amando e honrando seu pastor e a família dele?

SE VOCÊ FOSSE PASTOR GOSTARIA DE TER UMA OVELHA IGUAL A VOCÊ NO SEU REBANHO? 




terça-feira, 19 de abril de 2011

A alma dos diferentes



O mundo ainda não aprendeu a lidar com seres humanos diferentes da média.

Diferente é quem foi dotado de alguns mais e de alguns menos em hora, momento e lugar errado. Para os outros. Que riem de inveja de não serem assim. E de medo de não aguentarem, caso um dia venham a ser. O diferente é um ser sempre mais próximo da perfeição. Nunca é um chato. Mas é sempre confundido com ele por pessoas menos sensíveis e avisadas. Supondo encontrar um chato onde está diferente, talentos são rechaçados; vitórias são adiadas; esperanças são mortas. Um diferente medroso, este sim acaba transformando-se num chato. Chato é um diferente que não vingou.

O diferente começa a sofrer cedo, desde o colégio, onde todos os demais de mãos dadas, e até mesmo alguns professores por omissão (principalmente os mais grossos), se unem para transformar o que é peculiaridade e potencial, em aleijão e caricatura. O que é percepção aguçada em "- puxa, fulano, como você é complicado". O que é o embrião de um estilo próprio em "- Você não está vendo como é que todo mundo faz?"

O diferente carrega desde cedo apelidos e carimbos nos quais acaba se transformando. Só os diferentes mais fortes do que o mundo à sua volta se transformaram (e se transformam) nos seus grandes modificadores.

Diferente é o que: chora onde outros xingam; quer, onde outros cansam; espera, de onde já não vem; sonha, entre realistas; concretiza, entre sonhadores; fala de leite em reunião de bêbados; cria, onde o hábito rotiniza; perde horas em coisas que só ele sabe importantes; diz sempre na hora de calar; cala sempre nas horas erradas; fala de amor no meio da guerra; deixa o adversário fazer o gol porque gosta mais de jogar que de ganhar; aprendeu a superar o riso, o deboche, o escárnio e a consciência dolorosa de que a média é má porque é igual; vê mais longe do que o consenso; sente antes dos demais começarem a perceber; se emociona enquanto todos em torno agridem e gargalham.

A alma dos diferentes é feita de uma luz além. A estrela dos diferentes tem moradas deslumbrantes que eles guardam para os poucos capazes de os sentir e entender. Nessas moradas estão os maiores tesouros da ternura humana. De que só os diferentes são capazes. Jamais mexam com o sentimento de um diferente. Ele é sensível demais para ser conquistado sem que haja consequência com o ato de o conquistar. 

Artur da Távola

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sonhos definem destinos



















Sonhos são os instrumentos eternos para guiar nossos destinos. Cada vez que Ele planta um sonho em nosso coração Ele está tentando falar conosco, Ele está tentando abrir novos destinos para nossas vidas.

Ser chamado de sonhador não é pejorativo, mas um elogio pois somos homens e mulheres capazes de acreditar que nascemos para mais do que estamos vivendo. Que podemos subir além, que podemos melhorar, que podemos crescer. Tem mais a ser alcançado.

Quando os irmãos de José disseram “lá vem o tal sonhador“, eles estavam dizendo; lá vem o homem que acredita que a vida pode ser diferente; lá vem o homem que acredita que a vida não precisa ser sempre assim, as coisas podem ser diferentes!

Sonhos são aspirações plantadas em nossos corações, que despertam anelos, que ardem em nossas vidas. Coisas que todos dizem: “impossível, esquece, você não vai conseguir”.

Sonho é o método de Deus para definir destinos!

Existe um compromisso por trás do tempo que temos neste mundo, que é cumprir o destino para o qual viemos a ele. Os dias, meses, anos que temos, não são apenas para cumprir um propósito chamado destino.

Seguir nossos sonhos nos leva a encontrar nosso destino.

Os sonhos nos pegam pela mão e nos levam ao propósito maior para o qual fomos criados neste mundo.

Foi isso que aconteceu com José: ele seguiu seus sonhos e terminou como Primeiro Ministro. Ele não fez nada além de seguir seus sonhos. Além de falar dos sonhos, compartilhar os sonhos, de declarar os sonhos. Seguir nossos sonhos nos tornará grandes homens e mulheres em qualquer posição no país. Deus nos trouxe e nos colocou aqui para que encontremos um destino de vitória e conquista. Termino este post com essa música do Chris Duran que eu amo e fala dos nossos sonhos!


O Poder das Emoções



Um experimento muito interessante foi realizado pelo Instituto “Heart Math” e nele se observou o DNA da placenta humana (a forma mais antiga do DNA) que foi colocado em um recipiente, onde podiam ser medidas as suas alterações. Foram distribuídas 28 amostras em tubos de ensaio para um mesmo número de investigadores previamente treinados. Cada investigador foi treinado para gerar e EMITIR sentimentos, e cada um podia ter fortes emoções. O que se descobriu foi que o DNA mudou de forma, de acordo com os sentimentos dos investigadores.


Quando os investigadores sentiram gratidão, amor e estima, o DNA respondeu RELAXANDO e seus filamentos se estirando. O DNA ficou mais longo.
Quando os investigadores SENTIRAM raiva, medo ou stress, o DNA respondeu SE ENCOLHENDO. Tornou-se mais curto e muitos códigos se APAGARAM.
Alguma vez você já se sentiu “carregado” por emoções negativas? Agora sabemos por que nossos corpos também se afetam.
Os códigos do DNA se conectaram de novo quando os investigadores tiveram sentimentos de amor, alegria, gratidão, harmonia e estima e em muitos casos houve a cura física de doenças.
Estas alterações emocionais provaram que eram capazes de ir além dos efeitos eletromagnéticos.
Os indivíduos treinados para sentir amor profundo, foram capazes de modificar a forma de seu DNA.
Gregg Braden, autor do livro “The God Code”, disse que isto ilustra uma nova forma de energia, que conecta toda a criação. Esta energia parece ser uma REDE TECIDA de forma AJUSTADA, e que conecta toda a matéria. Essencialmente podemos influenciar essa rede de criação por meio da nossa VIBRAÇÃO.
Cuidado com o que você pensa e com o que vocē sente. Aprenda a escolher suas emoções, elas tem poder de vida.
Vimos que geneticamente nosso DNA muda com as freqüências que produzem nossos sentimentos, e como é que as frequências energéticas mais altas, que são as do amor, impactam no ambiente, de uma forma material, produzindo transformações não só em nosso DNA, mas no ambiente que nos cerca.
Ou seja, você possui muito mais poder do que imaginava…
Portanto, quanto mais amor deixarmos fluir por nossos corpos, mais adaptados estaremos para enfrentar o que possa acontecer em em nossas vidas…


Bispa Lúcia Rodovalho

sábado, 16 de abril de 2011

Felicidade


"Felicidade foi embora e a saudade no meu peito..." Essa música, bem conhecida, trata a felicidade como algo ou alguém que partiu, deixando recordações, dor, tristeza, um sentimento de perda que pode trazer a melancolia, a depressão, um sentimento que foge ao controle.


Mas o que é felicidade? Aurélio nos ajuda a defini-la como "êxito, sucesso, satisfação pessoal ou do outro. Algo que ocorre, uma circunstância ou situação". Vemos que muitas vezes o êxito e o sucesso chegam, mas logo se despedem entoando essa música; entretanto, a satisfação pessoal que permanece é de dentro para fora, promovendo a realização do ser. C S. Lewis afirmou que "felicidade é fazer a vontade de Deus"; outros dizem que felicidade é ter muito dinheiro, casa, mulheres, fama, um bom casamento, filhos exemplares etc., muitas vezes é na felicidade do outro que escondemos a nossa insatisfação.


Há pessoas que, mesmo vivendo em pobreza, se dizem felizes; outras que desfrutam de riquezas, mas se declaram amarguradas. Nesse ponto concluímos ressaltando que a felicidade não está em objetos ou circunstâncias. Buscar a felicidade em coisas externas é sinal de vazio interior.


A felicidade permanente reflete o início de uma realização espiritual, interior, que independe de causas externas, alegrias momentâneas, sonhos frustrados... que um dia "foram ou irão embora", deixando vazios, culpas, ressentimentos, amargura e marcas que muitas vezes ofuscam o futuro.


A felicidade encontra-se no coração perdoador, que ama, que não mais se fecha com sua dor, mas que se abre, se expõe para si e para o outro, restaurado pelo amor suficiente de Deus. Nada substitui essa felicidade, que nos dá estrutura para enfrentar e suportar as tristezas. Quando estamos felizes é porque realizamos algo, mas quando somos felizes é porque algo se realizou em nosso interior, tornando-nos pessoas realizadas e satisfeitas.


Há três percursos à felicidade: Quando Deus expõe as minhas dores para tratar, quando exponho minha restauração a outros, e quando outros se envolvem com minha alegria para encontrar a deles.


Uma vida com sentido é o que dá sentido a vida. Madre Tereza disse certa vez: "mesmo que seja uma gota d’água no oceano, se deixarmos de fazer, um dia fará falta para sempre". Há uma realização na felicidade, um propósito de ser e, nesse vínculo, a vida abundante.


Assim, a felicidade faz parte daqueles que caminham com Deus. É um apoio seguro, que consola o triste; ao desanimado dá esperança; ao amargurado, refrigério; àquele que nada é, um valor inestimável em apenas ser; ao desmotivado, o prazer em servir e ao fraco... forças para que chegue ao final – vitorioso e feliz!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Estamos obcecados pelo melhor


Estamos obcecados com "o melhor". Não sei quando foi que começou essa mania, mas hoje só queremos saber do "melhor". Tem que ser o melhor computador, o melhor carro, o melhor emprego, a melhor dieta, a melhor operadora de celular, o melhor tênis. Bom não basta. O ideal é ter o top de linha, aquele que deixa os outros pra trás e que nos distingue, nos faz sentir importantes, porque, afinal, estamos com "o melhor". Isso até que outro "melhor" apareça - e é uma questão de dias ou de horas até isso acontecer. Novas marcas surgem a todo instante. Novas possibilidades também. E o que era melhor, de repente, nos parece superado, modesto, aquém do que podemos ter. O que acontece, quando só queremos o melhor, é que passamos a viver inquietos, numa espécie de insatisfação permanente, num eterno desassossego.


Não desfrutamos do que temos ou conquistamos, porque estamos de olho no que falta conquistar ou ter. Cada comercial na TV nos convence de que merecemos ter mais do que temos. Cada artigo que lemos nos faz imaginar que os outros (ah, os outros...) estão vivendo melhor, comprando melhor, amando melhor, ganhando melhores salários. Aí a gente não relaxa, porque tem que correr atrás, de preferência com o melhor tênis. Não que a gente deva se acomodar ou se contentar sempre com menos. Mas o menos, às vezes, é mais do que suficiente. Se não dirijo a 140, preciso realmente de um carro com tanta potência? Se gosto do que faço no meu trabalho, tenho que subir na empresa e assumir o cargo de chefia que vai me matar de estresse porque é o melhor cargo da empresa? E aquela TV de não sei quantas polegadas que acabou com o espaço do meu quarto?


O restaurante onde sinto saudades da comida de casa e vou porque tem o "melhor chef"? Aquele xampu que usei durante anos tem que ser aposentado porque agora existe um melhor e dez vezes mais caro? O cabeleireiro do meu bairro tem mesmo que ser trocado pelo "melhor cabeleireiro"? Tenho pensado no quanto essa busca permanente do melhor tem nos deixado ansiosos e nos impedido de desfrutar o "bom" que já temos. A casa que é pequena, mas nos acolhe. O emprego que não paga tão bem, mas nos enche de alegria. A TV que está velha, mas nunca deu defeito.


O homem que tem defeitos (como nós), mas nos faz mais felizes do que os homens "perfeitos". As férias que não vão ser na Europa, porque o dinheiro não deu, mas vai me dar a chance de estar perto de quem amo... O rosto que já não é jovem, mas carrega as marcas das histórias que me constituem. O corpo que já não é mais jovem, mas está vivo e sente prazer. Será que a gente precisa mesmo de mais do que isso? Ou será que isso já é o melhor e na busca do "melhor" a gente nem percebe?

Não esquecendo do que disse Jesus:
Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;
Mateus 6:25,27,28

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Viva o Dia Internacional do Beijo!

Hoje é o Dia Internacional do Beijo e nosso blog não poderia deixar de comemorar!

Eis uma das mais famosas fotos de beijo de todos os tempos!


Esse beijo imortalizado aconteceu no dia era 14 de agosto de 1945. O Japão assinou a rendição, a guerra acabou e nos Estados Unidos as pessoas foram pras ruas para comemorar. O fotógrafo da revista Life, mestre do foto-jornalismo, Alfred Eisenstaedt, captou esse momento em que um soldado da marinha pegou uma enfermeira e deu um beijo nela. A imagem percorreu o mundo como símbolo da paz e de um tempo novo.

E beijo é sempre celebrado no cinema, pensamos em várias cenas famosas de beijos, mas essa aqui é de uma ternura e inocência tocante, então, lá vai:

Cena do filme Meu Primeiro Amor - 1991

E para finalizar a nossa homenagem ao Dia Internacional do Beijo, uma dica:


FELIZ DIA INTERNACIONAL DO BEIJO!
SMAAACCCKKKKK!!!!

O Amor!!!

  • A vida tem me ensinado algo de muito valor: O amor só vale quando me for entregue de livre e espontânea vontade, ele só pode existir, germinar, florescer e dar frutos numa terra chamada liberdade, fora disso é apenas manipulação!
  •  Ninguém se ama pelo outro: Eu o amo tanto que o amo tanto por ele, quanto por mim. Isso  é puro  egoísmo, falta de amor próprio, baixa autoestima o  querer ficar com a pessoa a qualquer preço. Fazer parte de uma relação doentia dessas faz com a que a pessoa deixe seus grandes e valiosos pedaços no outro sem levar nada em troca, ou seja chegará uma hora onde ela se encontrará oca, vazia...
  • Ainda que o amor não espere nada em troca é uma via de mão dupla: Eu dou e recebo amor, e assim ele cresce, frutifica, amadurece e constitui raízes profundas e suaves sem ferir sua própria terra... Não existem relacionamentos sem ganhos e sem perdas.
  • O Pai nos ama incondicionalmente: É o único amor que Ele de fato aceita e merece é aquele, que ainda que  phileo, lhe seja entregue de todo o coração - lembro disso nas parábolas de Jesus - o pai que chega ao filho e pede que ele trabalhe na vinha, ele diz que vai mas NÃO vai, mas o outro diz que NÃO vai,mas depois arrependido VAI. Os dois tiveram a liberdade dada pelo Pai, e é essa liberdade que almejo hoje diante de Deus, não fazer por causa da opressão dos homens, mas porque amo o Pai e os seus...
  • Tem muitos obreiros hoje trabalhando com a disposição do primeiro filho: Dizem que vão, mas não vão... Vão só de corpo,  mas suas almas estão longe da vinha do Pai. São os obreiros que se dizem pastores, ou estão ali apenas por conveniência, mas não têm paciência para ouvir a pessoa sofrida, não têm paciência para ouvir mais de uma vez a dor do próximo, porque lhes cansam os ouvidos ouvirem a mesma ladainha! E não percebem que cada um tem sua dor e tem a dimensão que a própria dor lhe dá. Não levam em conta o histórico da pessoa e quanto seu pesar hoje tem a ver com seu passado. E eles nunca saberão, porque não tem a paciência de ouvir... Alguns conversam com a pessoa uma única vez e na segunda ao olhá-la, seu olhar diz: lá vem ela de novo.... afff... e matam a alma da pessoa só no olhar..... Porque acham que numa simples conversa de 45 minutos a pessoa já tem que ter sua vida resolvida...
  • Vivemos dias em que o amor dá lugar à credencial, ao doutorado, a formação acadêmica, mesmo no seio da Igreja: Como se isso fizesse diferença para o sofredor. Queridos, quem sofre necessita de apenas três  coisas: OUVIDO, EMPATIA, COLO.
  • OUVIDO: Ouvir sem julgamento, sem impor sua vontade e crenças.
  •  EMPATIA: A sensibilidade de se colocar no lugar do outro.
  •  COLO: Acolher, dizer quanto sabe que dói, que lhe entende, que lhe compreende, que tudo isso vai passar, trazendo esperança ao coração do sofredor. Sabemos que palavras de encorajamento tiram de qualquer ser humano o MELHOR!
  •  E essa sensibilidade não se aprende na Faculdade: Ainda que técnicas sejam essenciais, elas não são tudo! Não, esse conhecimento só tem quem foi tocado pelo Deus de toda graça, que conhece e que aceita sua humanidade e limitação, que sabe que a DOR DÓI, tenha ela a dimensão e tamanho que tiverem...
  •  A vinha sempre vai ser grande e poucos os ceifeiros, mas oremos ao Pai pra que Ele nos conceda obreiros preparados, prontos a amar a vinha do Senhor
  • E assim seja também em casa, no trabalho, afinal o Pai que vê em secreto nos dará a conhecer o seu amor... 



Di Luz Pockrandt