sexta-feira, 23 de setembro de 2011

É primavera!




Estamos em setembro, a estação primavera. Vencemos o frio e árido inverno e já podemos ver as flores que desabrocham fazendo a natureza mais bela, mais colorida, mais perfumada.


As flores que encantam os nossos olhos, que vão à nossa frente como presente à pessoa amada, que ornamentam as nossas casas e igrejas, sim, essas flores, na sua essência, são vida, pois silenciosamente reproduzem uma infinidade de plantas e de árvores que reavivam a nossa flora e fauna. Oh, primavera! Primavera é vida.


Para nós, do hemisfério sul, a primavera começa no chamado equinócio de setembro que, neste ano, será no dia 23 às 09h04. É a hora em que o sol, como nós vemos da Terra, cruzará a linha do Equador e marcará um momento interessantíssimo: dia e noite serão do mesmo tamanho: 12 horas. Daí em diante, cada dia vai sendo maior e, consequentemente, cada noite menor.


As estações da natureza são obra do Senhor que as criou, sustenta e dirige o Universo. O mesmo que criou, incessantemente renova a Sua criação. Sim, os “equinócios” se repetem em nosso favor. Independentemente do “tamanho” da nossa noite haverá nova chance; em algum momento, noite e dia se igualam dando-nos a oportunidade de viver dias maiores que as noites. Como diz Cecília Meireles: “A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la... É certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece de si mesma”.


Deus, que é vida, não Se esquece de Si mesmo nem de nós, Sua imagem e semelhança. Durante qualquer inverno da vida podemos olhar para o céu, com fé e esperança, seguros de que uma primavera se aproxima e, assim como Paulo, o apóstolo, afirmar: “Não desanimamos! Ainda que o nosso exterior esteja se desgastando, o nosso interior está em plena renovação dia após dia. Pois as nossas aflições leves e passageiras estão produzindo para nós uma glória incomparável, de valor eterno. Sendo assim, fixamos os nossos olhos, não naquilo que se pode enxergar, mas nos elementos que não são vistos; pois os visíveis são temporais, ao passo que os que não se veem são eternos” (II Co 4.16-18).


Olhando para Jesus, o Sol da Justiça, é possível vermos o momento em que Ele “cruza a linha do Equador” e zera tudo. Por um período curtíssimo, noite e dia se tornam do mesmo tamanho divididos por uma tênue, mas perceptível linha que nos permite ver o céu cinzento e a infertilidade de uma estação e o maravilhoso brilho e vitalidade da outra. Esse é o momento de olharmos para frente e escolhermos a melhor estação.


Diferentemente da criação natural que está sob o domínio absoluto de Deus, o ser humano, inteligente, precisa voltar-se voluntariamente para Ele. É preciso olhar, ver, aproveitar a oportunidade que o Criador oferece e saltar da triste e árida noite para o dia pleno e iluminado. É preciso escolher entrar na verdadeira primavera da vida.
Pra terminar deixo com vocês essa canção poética do Beto Guedes "Sol de Primavera"  que consegue sintetizar e descrever tão lindamente o verdadeiro significado da primavera!!




sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Não Faça Tempestade em Copo D'água



Quem faz tempestade em um copo d'água costuma apresentar características peculiares: é perfeccionista, inflexível, é exigênte aos outros, não aceita erros, se prende a detalhes, é extremamente ansioso, sempre reage emocionalmente quando algo o desagrada, não sabe lidar com frustrações, e tumultua o ambiente em que vive, e pessoas que convivem .




Como Podemos Evitar dar Importância às Coisas Pequenas?


E a resposta não poderia ser outra: "Precisamos reagir como Jesus".


Distinguir o que é grande do que é pequeno –Se reconhecermos que elas, na realidade, não têm [nenhum] valor [significativo], deixarão de ser um fardo pesado para nós.


Confortar-nos com o fato de que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito" (Rm. 8.28) – Nem tudo o que nos acontece é bom. Mas [se amamos a Deus], Deus usa tudo para o nosso bem. Essa verdade [se cremos, de fato, nela] pode nos reanimar.


Aprender a deixar prá lá – Será que... tem tanta importância assim? Será que é o fim do mundo...? Quando analisamos tudo por um ângulo diferente, vemos que é melhor largar pra lá. Essas coisas só nos atrasam o passo porque nos agarramos a elas.


Lembrar que todo mundo passa por coisas assim – Não somos os únicos! Não somos apenas nós que passamos por isso! Acontece com todo mundo o tempo todo. Se entendermos que todos passam por frustrações [que elas são comuns], nos sentiremos melhor [não daremos tanta importância a elas, ou à maioria delas].


Tomar a decisão de não deixar que coisinhas pequenas acabem com nossa alegria – [Se, ao invés de agirmos com irritabilidade, agirmos com amabilidade,(AMOR) seremos mais bem-aventurados e felizes. Quem sabe não nos tornaremos, ao invés de "iguais", em "agentes transformadores"?
A história é testemunha.


Peçamos a Deus forças para lidar com essas coisas insignificantes. Todas as vezes que o diabo tentou Jesus, em Mateus 4, ele respondeu com um versículo.
Se foi assim que Jesus enfrentou a tentação, quanto mais nós!






"O grande dever de todos os cristãos é excluir a ira. Ela se desqualifica para o dever...
um homem não pode lutar junto com Deus e ao mesmo tempo contender com seu próximo".


(Phillip Henry)




Fonte : Pastor Walmir Vigo

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Você tem amigos ou coniventes?


Basta verificar no dicionário a definição de conivente para você saber quem está rodeando você: “que ou quem, sabendo de algo negativo a ser praticado por outrem, não faz nada para impedi-lo, embora pudesse fazê-lo; complacente, condescendente, transigente, que ou quem é cúmplice; que ou quem se conluiou.” (Houaiss).


O amigo não o incentiva ao erro, antes o previne e tenta ajudar você a não errar. O amigo nunca o ajudará acobertar ou esconder o que é ilícito, antes o animará a confessar e o ajudará a dar a volta por cima. O amigo jamais mentiria para ajudar você a sair de uma “saia justa”, antes o auxiliaria a dizer toda a verdade. O amigo não faria “vistas grossas” como se não estivesse vendo você praticar o mal, antes tentaria de tudo para demover você de tal intento.


Muitas vezes achamos que somos amigos, mas na verdade, somos coniventes. Muitas vezes achamos que temos amigos, mas só temos coniventes ao nosso redor. O amigo é verdadeiro e franco, enquanto o conivente tende a ser bajulador. Enquanto o amigo padece ao ver-nos sofrer uma queda, o conivente facilita para que caiamos.


Procurar ser amigo e nunca conivente e atentar para ter amigos e jamais coniventes, é uma excelente forma de construirmos uma sociedade mais honesta e menos enferma.


Lembremos, sobretudo, do amigo que é mais chegado que um irmão (Prov.18.24).


Paz!!!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Paciência também se aprende


Você se considera uma pessoa paciente?
Se não é, talvez queira ser.
Ser paciente não é ser resignado, suportando passivamente todas as cargas da vida. Antes, é ter a capacidade de ponderar os fatos, tomar decisões sem precipitação e aguardar confiantemente os resultados.
A impaciência é um jeito de ser, forjado por nossa biologia e pelo aprendizado. Se aprendemos a ser impacientes, podemos aprender também a paciência.
Matriculados na academia da paciência, o conteúdo da nossa primeira aula é concordar que ser paciente é bom e, logo, desejável.
Na segunda aula, precisamos descobrir que a raiz da impaciência é o nosso desejo por controlar, verbo que vem do esquecimento que Deus luta conosco e que, por fim, tem o controle de todas as coisas.
Como aprendemos isto?
Precisamos fazer o dever-de-casa.
O primeiro é ler regularmente a Bíblia, cujas histórias, orações e instruções nos moldam. A leitura da Bíblia nos transporta para um outro mundo, em que a voz de Deus é ouvida.
O segundo é orar regularmente. Ao orarmos, vamos contra a nossa natureza e admitimos a nossa fragilidade. A oração nos põe na trilha da ação, mas ação regada a esperança.


PAZ!!!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Facebook





Senhoras e senhores do século XXI:
Facebook! 
Não acreditem em tudo que vocês virem no Facebook.
Ele mostra tudo, menos o rosto verdadeiro das pessoas.
As pessoas não estão sempre sorrindo, se divertindo ou viajando para lugares legais.
Elas não estão sempre de bem com a vida. Não estão sempre bonitas e felizes como nas fotos. Elas não “curtem” tudo na vida real.
Elas também têm mau hálito, sonhos não realizados e desilusões na vida, como você!

Por isso, não se preocupe se você ainda não se sente realizado em alguma área da sua vida. Pessoas plenamente realizadas só existem no mundo virtual.
As pessoas mais felizes não são aquelas que possuem tudo, mas as que amam tudo que possuem. Valorize!

Cuidado com os sonhos frustrados: eles podem te colocar pra baixo, te deixar sem esperança.
Não desanime ao dar de cara com portas fechadas. Elas te enganam ao fazer pensar que não há mais saída para sua situação.
Não fique parado: portas foram feitas para serem abertas.
Tente! A porta pode estar apenas encostada, esperando uma atitude sua.
Se estiver trancada? Bata uma vez e espere. Nada? Bata duas vezes. Espere mais um pouco. Tenha paciência!
Se ninguém abrir, limpe suas mãos, erga a cabeça, não desista. Olhe ao seu redor: às vezes a porta está trancada, mas a janela está aberta... e é pela fresta da janela  que entram as mais suaves brisas com perfumes inesquecíveis que mudam pra sempre o ambiente. Persista!
A janela também está fechada? Tenha semancol. Quem aprendeu a amar a si mesmo sempre sabe a hora de parar, de se retirar, de cultivar novos sonhos. Cuide-se!
Nessas horas você descobre que portas fechadas são portas abertas para novos horizontes. 

Você já chegou aos 30 e o seu príncipe encantado não veio cavalgando num cavalo branco?
A mulher da sua vida continua bela e adormecida em sua imaginação?
A pessoa com quem você jurou que ia se casar arruinou tudo nas vésperas do casamento?
O filho tão sonhado que você planejou ter ainda não veio ao mundo e fez brotar lágrimas dos seus olhos?
O emprego que você conseguiu não era o que você esperava?
Parabéns, você não está sozinho! Não foi o primeiro, e nem será o último. Levante a cabeça!

Coragem! Não tenha medo dos confrontos que a vida te impõe.
Erga seus olhos e conte as estrelas do céu. Pois “até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas” (Chaplin).

Cresça! Não olhe para o tamanho da escada que você tem que subir. Suba um degrau de cada vez. Quando você se der conta, já vai estar lá no alto.
Nessa hora, não olhe para trás. Você pode acabar caindo e ter que subir tudo de novo.
Não fique revivendo o passado e se preocupando com o futuro. Mantenha-se no presente,
que é onde a vida acontece. Um passo de cada vez, um dia de cada vez. Calma!

Liberte-se! Aprender com os erros do passado é saudável e aconselhável. Mas o Ministério de Jesus adverte: viver aprisionado ao passado faz a alma adoecer no presente.
Viver preso ao passado não é viver; é existir. Quem vive no passado morreu para o presente. Para viver no hoje, é preciso libertar-se do passado e reconciliar-se com ele.

Chore! As lágrimas têm o incrível poder de lavar a alma.
Elas tiram o cisco que te impede de enxergar o brilho das novas oportunidades que nascem todo dia ao seu redor.
Mas atenção: saiba o momento certo de enxugá-las. Novas oportunidades podem passar despercebidas simplesmente porque sua visão estava embaçada.

Esqueça! Do amor não correspondido. Do namoro que não aconteceu. Ou do namoro que aconteceu, mas não continuou acontecendo. Do noivado que não deu em casamento. Do casamento que, por algum motivo, se desfez e é impossível ser refeito.
Se esqueça das palavras que, como flecha, te feriram. Das ofensas que fizeram sua alma sangrar. Conheça novas pessoas!

Livre-se de tudo que não seja saudável: pessoas que te magoaram, traumas sofridos, planos frustrados.
Se esqueça das decepções.  Elas te deixam com medo de tentar e tiram a esperança de vencer.
Não olhe para as vezes que você caiu. Olhe para as vezes que Deus te levantou mais forte, com mais fé, mais amadurecido. 
Mude o seu olhar! As cicatrizes não são para lembrar da dor que o passado te causou, mas para lembrar da ferida que Deus sarou.

Agradeça! “Traga à sua memória apenas aquilo que te traz esperança” (Lamentações 3.21).
Lembre-se das risadas sem fim. Dos amigos de verdade. Dos fins de tarde na presença de pessoas que você verdadeiramente ama. Não subestime o poder de um abraço, de um sorriso, de um conselho, de um beijo sincero, de um ombro amigo...pois tudo na vida passa, só o amor continua eternamente.

Viaje! Não desista de viver. Não desista de fazer grandes planos.
Não abandone os projetos megalomaníacos que você fez para o futuro.
Não desista de sonhar. Se preciso for, mude os seus sonhos.
A vida sem sonhos é como um céu sem estrelas: escuro e sombrio. 

Volte a sonhar! Viver sem sonhar é ser pássaro e não voar.

Cante! Você não virou uma cantora famosa, é verdade. Nem fez sucesso como a Madonna. Mas você ainda pode cantar debaixo do chuveiro. Desafinando ou não, você pode cantar!
Você não virou jogador de futebol. Mas você sonhou, e isso basta.

A empresa faliu, mas o empresário ainda pode se reerguer. Você perdeu alguém e se perdeu, mas ainda pode se achar. O barco afundou, mas você ainda pode nadar. O namoro não deu certo, mas você ainda pode ser feliz com outro alguém. “O primeiro amor passou. O segundo amor passou. Mas o coração continua” (Drummond).

Recomece! O passado mal resolvido é a âncora que impede o seu barco de seguir viagem no mar da vida. É a corrente que aprisiona suas mãos e te impede de escrever uma nova história.
Pare de reviver seu passado, pare de olhar pra trás.
Esqueça da noite escura que passou. Olhe para o sol trazendo o novo dia.
Cada novo respirar é Deus te dizendo: ainda há tempo para recomeçar!

Arrependa-se! Deus conhece o passado que te maltratou. Deus também conhece todos os seus erros, mas Ele não vive apegado ao que passou. Deus se esquece dos seus pecados confessados. Você é que insiste em relembrá-los e perde o presente que é viver por estar aprisionado no passado.

O tempo passou, é verdade. A vida te maltratou, te fez chorar. Mas Deus te diz: “esqueça o que se foi, não viva no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo” (Isaías 43.18).

Viva o novo! Coisas novas só acontecem no presente. Nunca no passado, nunca no futuro.

Aproveite! Você acordou com vida hoje? Então alegre-se! Isso siginifica que Deus te deu uma nova chance de fazer as coisas de forma diferente, uma nova oportunidade para sorrir, um novo dia para viver.

Não perca mais tempo! Aprume o corpo. Levante a cabeça. Chegou a hora de começar do zero, como se nada tivesse acontecido. Como se não houvesse mais marcas, lágrimas, decepções. Como se você nunca tivesse sentido dor ou frustração. Como se nunca tivesse sentido culpa. Como se não houvesse rugas em sua face.

Ame! Olhe ao seu redor, perceba os detalhes. Valorize a beleza da paisagem. Ouça o canto dos pássaros. Admire o pôr do sol. Passe mais tempo com as pessoas que você ama. Chore. Sorria. Dance. Tente. Lute. Recolha-se. Converse com seus pais enquanto ainda há tempo. Ajude seu irmão. Não deixe para fazer as pazes no dia seguinte, pois pode ser que ele não chegue. “Busque a Deus enquanto ainda se pode achá-lo” (Isaías 55.6)... Aproveite cada segundo como se fosse o último, porque ele pode realmente ser.

Viver preso ao passado é olhar para a cruz e ainda ver Jesus crucificado. Mas Jesus não está mais pregado lá. Ele ressuscitou. Ele venceu. Libertar-se do passado é olhar para o símbolo da morte e, nele, enxergar a novidade de vida que só Jesus traz. Jesus te salvou!

Acredite! No caminho, na verdade e na vida que é Jesus.
Mas no Facebook...não acredite!
Por Fernando Khoury
(uma releitura bíblica do texto "Filtro Solar")



Lido em Atelier das Idéias