Mostrando postagens com marcador Mulheres. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Mulheres. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A mulher faz a diferença


Recebi um email esses dias com a mensagem abaixo e não poderia deixar passar sem compartilhar! A palavra de Deus nos ensina que a mulher sábia edifica o lar, não é mesmo? Mas para se tornar sábia, ela primeiro tem que saber quem ela é!
A mulher faz a diferença
Numa certa ocasião, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saiu para jantar com sua esposa, Michelle. Eles foram a um restaurante não muito luxuoso porque queriam fazer algo diferente e sair da rotina.
Estando sentados à sua mesa no restaurante, o proprietário do estabelecimento pediu aos guarda-costas para aproximar-se e cumprimentar a primeira dama.
E assim o fez.
Quando o dono do restaurante se afastou, Obama perguntou a Michelle:
- Qual é o interesse desse homem em te cumprimentar?
Ao que Michele respondeu:
- Acontece que na minha adolescência esse homem foi muito apaixonado por mim durante um longo tempo.
Obama disse então:
- Ah, quer dizer então que se você tivesse se casado com ele, hoje você seria dona deste restaurante?
E Michelle:
- Não, meu querido, se eu tivesse me casado com ele, hoje ele seria o Presidente dos Estados Unidos."
Muito legal, não?!
Paz!!!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Quando a mulher de Deus...



Uma Mulher de Deus:


Quando Uma Mulher De Deus Vence Seus Desafios, É Porque Ela Confiou Em Deus;


Quando Uma Mulher De Deus É Boa No Que Faz, É Porque Ela Praticou;


Quando Uma Mulher De Deus Alcança Seus Objetivos, É Porque Ela Jamais Desistiu;


Quando Uma Mulher De Deus Cresce, É Porque Ela Tem Raízes;


Quando Uma Mulher De Deus Alcança Seus Resultados, É Porque Ela Perseverou;


Quando Uma Mulher De Deus se Sente Feliz, É Porque Ela Esqueceu O Seu Passado;


Quando Uma Mulher De Deus Fala Bem, É Porque Ela Sabe Que Ouvir É Melhor;


Quando Uma Mulher De Deus Aprende, É Porque Ela Persiste Em Meditar;


Quando Uma Mulher De Deus Se Realiza, É Porque Ela Sabe Servir;


Quando Uma Mulher De Deus Faz A Diferença, É Porque Ela Paga O Preço!!!


Paz!!!

sábado, 6 de agosto de 2011

A Mulher em seus Diversos Papéis - Helena Tannure



Esse vídeo do 1º Congresso de Mulheres Diante do Trono aconteceu hoje na IBL. Gente! Como esse vídeo abalou minhas estruturas tanto emocional quanto Espiritual confrontando-me profundamente!! Ele é um pouquinho longo espero que vocês tenham paciência e o vejam na integra, tenho certeza que o mesmo mover que Deus operou em meu coração também operará em ti queridas mulheres que passarem pelo blog.
Sem auto-confrontação não há auto-conhecimento, sem auto-conhecimento não há auto-realização.Pense nisso!!


Paz!!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Esposa de pastor: a crise de ser


Quem é essa mulher? Guerreira, anônima ou solitária? Ou seria um híbrido das três? Percebo uma mulher marcada, incompreendida, exageradamente cobrada. Tenho visitado muitos sites, blogs e redes sociais, lido muitos artigos sobre essa figura emblemática, contudo, em sua grande maioria paira a mesma tônica: uma mulher cujos olhos estão machucados pelas luzes que intensamente brilham sobre seus maridos, mas que não afastam a penumbra de sua crise. É a dor da invisibilidade no mundo dos holofotes.


A esposa do pastor ainda é uma mulher em contradição. Tem a missão de Eva num mundo de serpentes, as lágrimas de Ana em igrejas de Peninas e, como diz o título de um livro, tem “o coração de Maria num mundo de Marta”.


Vamos observar algumas das mais sérias crises que a esposa do pastor enfrenta na guerra da vida, na cotidianidade da fé:




A crise da perfeição
Em muitos lugares a esposa do pastor é escrava da perfeição. É condenada ao êxito sempre. Não pode falhar, errar, sofrer, sentir alguma dor. O pior é que nunca chega a essa perfeição dela cobrada. Se olha feio, é má; se sorri para todos, é falsa! Se tem amigos, faz acepção! Ela é proibida de sentir aquela tristeza sagrada de todo humano. A tentação da esposa perfeita ainda mata muitas mulheres que tinham tudo para marcar uma geração.


A crise do resultado: A obsessão de funcionarPara o imaginário popular é inadmissível uma esposa de pastor que não tenha alguma ocupação. É a tentação do ativismo. É a desumanização, a mania do desempenho de máquinas. Ela fica como alvo principal da língua de todos: o sucesso do pastor é sua obrigação; o fracasso, é sua culpa! É a clonagem ministerial: uma esposa à imagem e semelhança do seu “dono”.


A crise do retorno: Escrava da aprovação
Muitas são as esposas frustradas por não se sentirem aceitas. No afã da aprovação, sacrificam sua identidade e sufocam a alma. Vivem apenas pelo retorno. Sofrem demais quando percebem um certo desprezo à sua sofrida obra.


A crise da solidão: O medo da confiança.Ela vive no chão da suspeita. Não pode abrir a casa pra todo mundo, mas também não pode fechar! É a encruzilhada do medo. Como disse um escritor antigo: “O medo é um gigente que se nutre da carência”, e carência é o que a esposa do pastor mais possui. Ela é conhecida da multidão, mas não tem o afeto de indivíduos dissociados da massa. Sofre, pois não sabe quando a aproximação é feita por interesses.


O que Deus diz a essas mulheres?


Você é aceita pela graça assim como é! A graça liberta da tirania da perfeição. É Maria, uma moça simples, grávida, fazendo história pra Deus!


Deus jamais te medirá pelos resultados
Tudo que fazemos só é possível porque Ele já trabalhou em nós! É Raquel, marcada pela tradição e esterilidade, mas amada – os filhos nascem por um poder que ela não possui!
Deus conhece o seu coração
Ele sabe do seu desejo sincero de servir. É isso o que Ele mais aprova. Thomas Merton dizia que “O desejo de Te agradar, já Te agrada”. É Tamar: no turbilhão das crises, entra na genealogia do Messias.


Nos braços do Pai, a solidão termina O Pai que nos vê no secreto (Mt. 6. 6) é o que nos sustenta em amor. É Ana: chorando sozinha, mas para aquele que pode resolver!

Mesmo numa sociedade de crises, a esposa do pastor ainda faz grande diferença.


Até mais...


Alan Brizotti em seu Blog

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Mulher Rabugenta


Mulheres, principalmente, são as que mais têm as características de serem rabugentas, briguentas, reclamadoras. Salomão, o homem considerado mais sábio dos seus tempos, fala na Bíblia Sagrada, no livro de Provérbios 21:9 que é melhor viver num canto sob o telhado do que repartir a casa com uma mulher briguenta, e no versículo 19 ele reafirma que é melhor viver no deserto do que com uma mulher briguenta e amargurada.” E ele teve 1.000 das melhores mulheres, segundo os registros da Bíblia Sagrada, então devemos assumir que ele sabia do que estava falando.


Contudo, o que é mesmo a mulher rabugenta, briguenta? Vejamos algumas de suas características:


O que a mulher rabugenta quer alcançar através dos resmungos e repetição de cobranças e reclamações? Seus objetivos. Umas querem conseguir isto através da repetição, outras através da indução, outras sob a máscara de preocupação com o bem estar do outro; outras usam de comparação do parceiro com outros, e outras reclamam antecipadamente sempre trazendo à tona eventos passados.


A tendência do homem é se colocar na defensiva, se fechar mais ainda em sua caverna ou ignorar as inúmeras reclamações diárias da mulher ao seu lado, fechando a possibilidade de diálogo entre o casal. Quando se sente solitária e isolada em suas reclamações, a rabugenta se irrita e torna-se ressentida e infeliz.


Um casamento com uma mulher que somente sabe cobrar do marido e sem a menor sabedoria e tato, torna-se estressado afastando cada vez o marido de sua casa. Ele não sente mais vontade de voltar para casa cedo e começa a sair com os amigos para jantar, trabalhar até mais tarde, esconde-se atrás do jornal, da internet, do cuidado com os filhos, até que os dois olhem um para o outro e vejam que se tornaram dois estranhos.


A censura constante faz com que o parceiro tenha uma baixa auto estima e se sinta completamente inadequado, retirando dele até mesmo a libido e o desejo sexual. Quem sente vontade de ter relações com sua mãe? Sim, pois somente as mães vivem disciplinando seus filhos e exigindo deles obrigações domésticas. 


O grande problema é que as mulheres se casam tendo sido preparadas para ser mãe, dona de casa e assumem o marido como seus filhos. Na empresa o marido sabe administrar, instruir, resolver problemas, por que então somente em casa se sente tão inferior e inadequado? Soube se vestir até os 25 anos de idade, por que então após se casar não sabe mais que cor de camisa combina com a calça?


As mulheres precisam entender que se casaram com homens que já cuidavam de si e que ela agora vai cuidar de seus filhos, mandar nos seus filhos, instruir os seus filhos, não seus maridos. Eles não fazem parte da sua prole. Ele, juntamente com ela, administrará o lar, disciplinará as crianças, proverá para seu lar, e em consenso e comum acordo farão com que seu lar seja harmonioso e feliz.


Muitas vezes as mulheres reclamam demais por se sentirem insatisfeitas e sem realização dentro de casa. Não seria o caso de saber qual sua vocação profissional, ou o que a satisfaria para buscar uma melhor realização e ver seu marido não como um competidor e sim um aliado e companheiro?


Allan Pease afirma: “as deusas do sexo não reclamam das roupas largadas pela casa – elas deixam as próprias roupas espalhadas pelo chão.”
Quando a mulher está satisfeita profissional, emocional e sexualmente, ela não se incomoda por qualquer coisa dentro de casa, pois quer que seu marido se sinta à vontade em sua própria casa.
Contudo, para haver uma mudança na atitude, tanto o que é vítima da rabugice, como a que aflige a todos com suas brigas e reclamações, precisam assumir a responsabilidade pela mudança. Primeiramente o que recebe as reclamações precisaria atentar que a reclamação constante pode ser um pedido de socorro. 


Pergunte-se:
Você está ouvindo a outra pessoa?
Você entende a frustração da outra pessoa?
Você exibe superioridade, fazendo-a sentir-se desvalorizada?
Você reconhece as realizações da outra pessoa?
Você se recusa a dividir o trabalho doméstico porque acha que quem traz o dinheiro merece ficar em casa sem fazer nada?
Você é preguiçoso e imprestável?
Existe alguma raiva profunda que alimenta a sua má-vontade de entender os problemas do outro?
Você quer ser feliz? Então sente com a outra pessoa e veja como seus problemas poderiam ser resolvidos, sem mostrar que a culpa da discórdia é totalmente dela. Assuma sua parte e veja quais passos está disposto a tomar para resolver este problema.


Se você é a rabugenta, pergunte-se:
Você já parou para pensar que talvez a pessoa não esteja em condições de fazer o que você está exigindo dela?
Você não estará agindo como mãe de seu marido, e uma mãe autoritária?
Você não estará repetindo muito o tempo todo suas exigências?


Se sua resposta a qualquer uma dessas perguntas é sim:
· sente-se com o seu marido e se comunique com ele usando o “Eu” em vez de “Você”.
· Tenha a coragem de dizer como você se sente, o que lhe está frustrando.
· Veja o melhor horário para pedir alguma coisa.
· Pare de se repetir.
· Diga quais suas necessidades e sentimentos e ouça atentamente a resposta de seu marido. Deixe-o terminar as frases antes de respondê-las.
· Procure saber a opinião dele. Talvez ele tenha uma idéia melhor do que a sua.


Reclamar pode se tornar um estilo de vida, um meio de se comunicar com as pessoas com quem deveria sentir alegria, calor e apoio.


Se você parar de ser exigente com você mesma, deixará de ser exigente com os outros, sabendo que somos imperfeitos, seres humanos ainda em construção. Dê espaço para os outros crescerem, e só se cresce tentando, arriscando, errando, consertando e tentando de novo. Pense nisso!


Por Silvia Geruza
A psicóloga Silvia Geruza é especialista (pós graduada) em Terapia Familiar e de Casal, mestra em Teologia, diretora administrativa e professora do Instituto Cristão de Estudos Contemporâneos nas áreas de Liderança e Família. É casada com Ricardo Gondim, e mãe de três filhos.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

As Filhas da Herança – Filhas de Zelofeade




As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente, lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai e farás passar a elas a herança de seu pai. (Nm 27:7)


A Bíblia relata a história de cinco mulheres especiais, de cinco filhas de Deus que não se conformaram com a condição de exclusão sobre suas vidas e que foram precursoras em sua época. Me refiro as filhas de Zelofeade, as “filhas da herança”.
Zelofeade era da tribo de Manassés que acabou padecendo no deserto. Embora não tendo participado daqueles que “congregaram contra o Senhor”, Zelofeade morreu no seu próprio pecado, por acreditar nos espias murmuradores e descrentes(Nm 27:3). Porém diz a Bíblia que cinco de suas filhas achegaram-se a Moisés para reinvidicar a herança de seu pai. Até aquele momento, a lei hebraica só concedia direirto aos filhos, porém as filhas de Zelofeade não possuiam irmãos.
Diz as Sagradas Escrituras que Moisés levou a causa delas ao Senhor e intercedeu por elas. A resposta do Senhor foi positiva as filhas de Zelofeade. O livro de Salmos no cap 84 diz que o Senhor não sonegará bem algum aos que andam na retidão, ou seja, que andam retamente (Sl 84:11b).
Por falaram e por viverem uma vida reta diante do Senhor as filhas de Zelofeade alcançaram o favor do Senhor e recebreão a possessão por herança da parte do Senhor (Nm 27:7).
E através da vida e do pedido daquelas mulheres, todo aquele que não possuísse filho homem, sua herança passaria para a filha (Nm 27:8).


O nome delas era Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza.
Tanto a história das filhas de Zelofeade, bem como, o significado de seus nomes possuem um significado espiritual para toda mulher que deseja seguir a Deus.


1) Macla – O nome da primeira filha é Macla qie significa confiança. O salmos 125 diz que aqueles que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre(Sl 125:1). Toda mulher deve ser “macla”, confiante em seus propósitos, que não se abala com as circunstâncias, nem esmorece ante as adversidades da vida. Macla é a mulher que confia no Senhor e por isso será bem aventurada(Sl 40:4)


2) Noa – Significa aquela que não se detém, que ninguém pode deter. É aquele que persevera em oração, que não é morosa, parada, detida ou interrompida. Noa é a mulher trabalhadora, que persevera em seu propósito e em conhecer Deus. É aquela mulher que crê até o fim, até que o plano de Deus seja cumprido em sua vida e sob aqueles que o cercam. É a mulher determinada e cheia de fé como a sunamita dos tempos de Eliseu (2 Rs 4:8-37).


3) Hogla – Significa aquela que não anda com os pés amarrados . Que não está amarrada aos cuidados deste mundo, mas que anda pela fé em Deus todos os dias de sua vida. Por não ser “amarrada’ se assemelha a um “navio mercante que sai de um lugar a outro trazendo mantimento a sua casa (Pv 31:14-15) Hogla é a mulher abnegada, desprendiosa e fiel a Deus


4) Milca – Milca significa aquela que tem autoridade. Existe diferença entre ter autoridade e ser autoritária. Milca representa a mulher com autoridade sem ser insubmissa. Uma mulher respeitada por seus maridos, por seus filhos e por sua comunidade (Pv 31: 28-31)




5) Tirza – Por fim, Tirza, que significa deleite, a delícia da vida e prazer de Deus. É a menina do seus olhos como Israel , a noiva (Igreja). Aquela que tem o favor de Deus e que cuja graça resplandece aos outros. É aquela mulher agradável que obedece ao Senhor e que tem prazer em estar e se derramar diante Dele. É como Maria, irmã de Lázaro que preferiu adorar a Deus do que fazer outra coisa (Mt 26:6-13)




Todas as filhas de Zelofeade receberam a sua herança pela retidão que tiveram a Deus. Seus nome e signifciados apresentam cabalmente o relato da mulher vituosa de Provérbios 31. Uma mulher difícil de achar em nossos dias. Uma mulher completa aos olhos de Deus.


Uma mulher que tem confiança de seu marido, que faz o bem, que trabalha (não é preguiçosa), que não se detém. Uma mulher moderna (sem ser mundana), mas temente a Deus. Que cuida sua casa, que planta e se esforça. Que analisa e compra, mas com sabedoria. Uma mulher vigilante (atenta) e forte. Uma mulher misericordiosa e que não teme os maus dias. Uma mulher que veste as roupas da santidade com força e glória. Que fala com sabedoria e que acima de tudo é louvada pelos seus e por Deus (Pv 31:10-31)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Mulher Virtuosa ou mulher virtual?


Mulher Virtuosa ou mulher virtual? Virtuosa – Algo com virtude, que produz efeito, eficaz, disposição firme para o bem; excelência moral, eficácia. Virtual – Algo sem efeito, fora da realidade, aparentemente real, mas na verdade suscetível a realizar-se.


Num mundo supérfluo como o que vivemos hoje, no que se refere a Deus, onde os padrões morais do Senhor foram descartados da sociedade completamente, e a visão e os valores da família tem se tornados distorcidos, este estudo tem como objetivo mostrar o papel da mulher e como é importante para o mundo de hoje.


E qual é a vontade de Deus para a mulher atual, e qual tem sido a tendência das mulheres hoje? Infelizmente as mulheres hoje tendem a ser mais virtuais do que virtuosas. Através da palavra de Deus podemos ver que existem vários exemplos e paralelos para podermos identificar os dois tipos. Não esquecendo que \”mulher\” também é profeticamente escrita como \”igreja\”, e este artigo descrevem também o papel da igreja em nossos dias. Mulher Virtual É aquela que não cumpre o papel diante de Deus e aos homens.


Embora essa mulher queira ser virtuosa, ela não consegue por suas atitudes. Ela se mostra forte, mas na verdade é insegura. A insubmissão é a principal característica dessa mulher. A mulher virtual não obedece a Deus, conseqüentemente, não se sujeita a qualquer homem. Ex: A mulher de Ló (Gn 19:26). Aliás a insubmissão é algo que preocupa o Senhor, tanto para as solteiras (I Cor 7:32-34), quanto para as casadas (I Pe 3:1-6; Ef 5:22;24) e isso vem desde a criação do mundo (Gn 2). Não foi a toa que a palavra de Deus ressalta duas vezes a questão de submissão em Efésios 5:22;24. E hoje em dia, através de uma má definição do que realmente é a palavra \”submissão\”, isso tem soado como \”escravidão\” ao homem na sociedade. E como a sociedade costuma ser extremista em seus conceitos, o papel da mulher passou do que antes não era de forma alguma valorizado a ser super valorizado.


A sociedade que antes era machista veio se tornando gradativamente feminista nos dias de hoje. Como não houve equilíbrio nos papéis de ambos, o que vemos hoje são mulheres independentes, mas virtuais, e homens dependentes e cada vez mais sem atitude. Somando a isso uma falta de valores de Deus de ambos, vemos o resultado nos filhos de hoje, que a cada dia tornam-se desorientados e perdidos. Bom, mas isso é outro assunto. A questão de submissão tem soado como \”depender\” do marido para todos os momentos.


Na verdade, submissão significa submeter-se a vontade de alguém (no caso, Deus) e ter cuidado das coisas de Deus (para solteira) e do seu marido (para as casadas), agradando a Ele e evitando preocupações (I Cor 7:32;34). Outra característica da mulher virtual é ser rixosa e irada (Pv 21:19). Ela tem prazer em discutir, achando que isso possa persuadir alguém e mostrar seu poder, tanto em relação ao seu marido, bem como, filhos e amigos.(Pv 19:13b) Na verdade, mostra através disso que também é insensata, pois com sua língua lança flechas sobre sua própria casa, e com as suas mãos a derruba. (Pv 14:1b) Um exemplo de insensatez, está a mulher de Jó que disse: \”Amaldiçoa a Deus e morre\”. (Jó 2:9) E Isto porque no coração dela não existia Deus, e segundo os seus olhos isto lhe parecia reto diante a situação que Jó atravessava. (Sl 14:1;Pv 12:15) Este tipo de mulher não tem noção no que diz, ela acaba sendo perversa, insensata e louca (Ec 7:25), pois se dizendo apaixonada, ela o nega com suas atitudes.


Na verdade ela é néscia (Pv 9:13) e inquieta, cujos pés não param em casa (Pv 7:11). A mulher virtual é néscia, é conhecida por sua necedade, por amar viver assim (Pv 1:22), pois rejeita o conselho de Deus, como qualquer néscio. (Pv 1:25;30) Ela por sua imprudência , acaba não sendo ouvida, nem conhecida por seu marido (Pv 1:28-29; Mt 25:12), bem diferente da mulher virtuosa. Mulher virtuosa A mulher virtuosa é aquela que cumpre bem o seu papel, tendo valor inestimável para seu marido.(Pv 31:10) Ela é forte e digna. Ela é trabalhadora e sabia, não come o pão da preguiça (Pv 31:27), fala com sabedoria (Pv 31:26), não fica por ai fazendo fofoca, usando sua ociosidade falando o que não deve, como algumas mulheres virtuais (I Tm 5:13). Sendo sábia ela edifica sua casa. (Pv 14:1) A mulher virtuosa é misericordiosa (Pv 31:20), abre mão ao aflito e estende mão ao necessitado, como exemplo podemos citar Dorcas, notável em boas obras e boas ações que fazia. (At 9-36-42) Ela teme ao Senhor e será louvada (Pv 31:30b); Ela é conhecida pelos outros (Pv 31:31). Ela é a coroa do seu marido (Pv 12:4; I Cor 11:7). Como podemos citar Abigail, dona de casa que evitou a morte de seu marido e que teve admiração de Davi, que no final acabou se tornando sua esposa(I Sm 25:3-35;39).


Abigail se mostrou sensata e prudente, aliás, sensatez e prudência são características da mulher virtuosa. (Tito 2:4-5) As prudentes são aquelas mulheres centradas em Deus, que refletem Sua Glória, que tem luz própria, cuja lâmpada não se apaga de noite(Pv 31:17). São cheias da unção, que não vendem suas lâmpadas e tudo aquilo que recebem de Deus, elas conservam o que receberam, pois sabem que foi com muito custo que adquiriram (Mt 25:8-9). As prudentes não entram na onda das néscias e estão sempre preparadas para a chegada do noivo e percebem quando Ele chega, por isso são fiéis.(Mt 25:10)


Outras características da mulher virtuosa são a honestidade, sobriedade e fidelidade(I Tm 3:11). As virtuosas governam bem a sua casa, não temem o dia de amanhã, nem as circunstâncias (Pv 31:21;25). Os seus filhos e mesmo outras mulheres a reconhecem como ditosa.* (Ct 6:9-10; Pv 31:28-29)


Algumas mulheres virtuosas e suas qualidades


Dorcas – Misericórdia (At 9:36-42)
Lídia – Temor (At 16:14)
Rute – Fidelidade (Rt 1:4;16)
Abigail – Prudencia (I Sm 25:33)
Ana – Persistência (I Sm 1:11-15)
Sara – Fé (Hb 11:11)
Maria e Maria Madalena – Zelo (Mt 27:61;28:1)
Ester – Sabedoria (Et 5:8-12)


Características da mulher virtuosa: trabalhadora, temente a Deus, *submissa (respeita o cônjuge e cuida dele), prudente, encorajadora, misericordiosa, sábia em todos os sentidos (casa, dinheiro). *Submissão não significa apenas viver uma vida abnegada e servil, mas viver como submissa a Deus acima de tudo, sendo uma líder em tudo que faz, uma mulher de caráter provado, esposa e mãe zelosa. Ser virtuosa é o ideal que toda mulher deveria ser e ansiar.


Anderson Cassio de Oliveira é escritor cristão, articulista e criador do Ministério Com Cristo.Exerce o ministério de ensino, sendo professor na Escola Bíblica da Assembléia de Deus(sede em Itabuna)
www.cassiooliv.wordpress.com

quarta-feira, 6 de abril de 2011

As três dimensões do amor feminino


A mulher possui três relacionamentos que devem ser equilibrados, a fim de que haja pelo menos um vislumbre de realização. A primeira é a sua relação consigo mesma, pois este é um precursor necessário para qualquer outro relacionamento da vida. Quando a mulher não possui uma relação sólida consigo mesma, irá procurar ansiosamente relacionamentos externos na tentativa de obter paz interior. Tentará amar outros na ânsia desesperada de encontrar neles o que deve descobrir em seu íntimo.
Essa busca será inútil e é o câncer que mata a maioria dos casamentos. Ela fará coisas certas pelos motivos errados e lutará com a decepção que brota de esperar que alguém lhe dê aquilo que ela mesma deve dar-se.

A mulher não conseguirá manter relacionamentos sadios com outros porque o peso de extrair deles coisas que deveria obter de si mesma logo se torna pesado demais para qualquer outra pessoa carregar. O homem então sente culpa por sua incapacidade de satisfazer o que é uma necessidade insaciável. Ele recua e se esconde em seu trabalho, em seus excessos. Pode até ser tristemente levado à infidelidade, já que as expectativas da outra mulher podem ser controladas com a desculpa de ser casado!


O casamento é uma relação sagrada. É a segunda em importância na vida da mulher. Ela não precisa ser necessariamente casada para ser feliz, mas existem poucas coisas tão satisfatórias como o doce néctar do verdadeiro amor conjugal e o compartilhar da sua vida com um parceiro que a valorize a respeite. No entanto, a mulher que não se ama fica tão sedenta de amor que corre para ele despreparada e um tanto vulnerável. Ela irá sempre amar depressa demais, ser demasiado possessiva e, na maioria das vezes, perderá rapidamente aquele que desejou segurar. Prende-se a cada palavra dele, como uma criança que tenta agarrar a areia da praia. Ela o segura firmemente; mas, ao abrir mão, descobre que ele escorregou pelos seus dedos sem sequer saber o motivo da sua partida.

Há, porém, boas notícias. Existe cura para a mulher compulsiva que ama depressa demais e depois sofre durante anos por causa das escolhas erradas e da gratificação que lhe foi negada. Quando a mulher se relaciona bem consigo mesmo e tem um nível elevado de auto-estima, pode então compartilhar facilmente sua vida com outra pessoa. Não tenderá a ser amarga, defensiva nem descontrolada, porque tem um ritmo calmo que a mantém sincronizada com os seus alvos e em harmonia com os que a rodeiam.

Se for casada, esta mulher levará à cama do marido as pétalas macias de uma rosa livre de espinhos. Ele não se espetará ao amá-la. Se não mantiver um relacionamento com um homem, agora ela será capaz de escolher um companheiro cujo ritmo se harmonize com o seu. Ela aproveitou bem o tempo que passou sozinha e se dedicou à tarefa de estudar a sua própria individualidade para saber melhor que tipo de homem irá adequar-se ao seu estilo de amor.


Existe ainda um terceiro relacionamento que os já mencionados não podem substituir. É a base do triângulo. Muitas alcançaram grande sucesso em todas as outras áreas, mas acabaram descobrindo, para sua surpresa, que faltava algo. O que falta é uma necessidade de uma relação com o Senhor. Ele supre a força espiritual que ancora a alma e se torna o fundamento sobre o qual tudo o mais pode apoiar-se.
A força íntima e a tenacidade brotam da fonte da oração pessoal. Não estou falando de fugir para um convento e vestir um hábito. Nem me refiro ao fanatismo, usado muitas vezes como cortina de fumaça para ocultar a frustração em outros setores. No entanto, o pêndulo só se move quando ligado e firmado em algo imóvel.

Embora as pessoas mudem e você também mude, é agradável estar ligada a algo imutável. Lance sua âncora no Senhor.

Porque eu, o Senhor, não mudo...
(Malaquias 3:6)

Trecho extraído da introdução do Livro: A Dama, Seu Amado e Seu Senhor, de T. D. Jakes – Editora Mundo Cristão.

sábado, 26 de março de 2011

A síndrome da supermulher!



Você já ouviu falar neste termo. Como você definiria a síndrome da supermulher? Alguém diz: “É aquela que desempenha múltiplos papéis ao mesmo tempo, e tenta dar a todos eles o nível de nota máxima.” Muitas mulheres têm sido conhecidas por serem excelentes em todas as áreas de sua responsabilidade. Mas como essas responsabilidades aumentam, elas logo entram em estresse.


Em recente estudo de estresse feito com mulheres de 25 a 34 anos, a preocupação com o uso do tempo e o sucesso pessoal foram identificados como os maiores ativadores de estresse. Para mulheres acima dos 35 anos de idade, a saúde física foi o principal ativador de estresse. Um terço das mulheres pesquisadas fazia do consumo de alimentos um recurso para enfrentar seus problemas. E as mulheres mais jovens, com mais freqüência do que as mais velhas, apresentaram sintomas de estresse físico e emocional. Os sintomas apresentados incluíam problemas de sono, depressão, ansiedade, irritabilidade, oscilação do humor e aumento de peso.


Enquanto você pensa a respeito de seus múltiplos papéis, está você experimentando uma vida cheia de tensão? É o estresse em sua vida uma coisa fora de controle? Se você se sente estressado fora de casa e no trabalho, você não está sozinha.  Em estudos a respeito do lugar de trabalho, 75% das trabalhadoras indicaram que sentem estresse no trabalho. As mulheres freqüentemente são obrigadas a ter uma carga dupla, trabalhando fora e em casa.

Doenças relacionadas com estresse tais como úlceras, dores de cabeça, pressão alta e problemas cardíacos são muito comuns. Ele pode deixar você com sentimentos de tristeza, ira, medo, culpa e desamparo. Espiritualmente, você pode se sentir sozinha, indagando onde Deus está em tudo isto.

É importante para a mulher ter uma vida plena, completa, vibrante e balanceada. Existem muitas maneiras de se adquirir este equilíbrio. Aqui estão algumas técnicas que podem elevar o nível de vida, dando a você uma vida mais agradável: 

1. Exercite o poder de escolha positivamente: O modo como pensamos afeta o modo como sentimos. Escolha viver contente. Discipline sua mente a se fixar demoradamente em assuntos alegres, e cultive uma atitude de gratidão. 

2.  Administre seu tempo produtivamente: Fique envolvida em um tempo fixado por um programa preestabelecido e tente administrar suas atividades a fim de podermos obter melhores resultados. Lembre-se: O tempo não espera. 

3. Exponha suas idéias de forma honesta e diplomática: Respeite os pensamentos, sentimentos e crenças dos outros. Ao expressar-se, não seja agressiva de modo que intimide, rebaixe ou menospreze a outra pessoa. Também, não seja passiva buscando agradar os outros para evitar conflitos. Tenha confiança e segurança nas suas colocações. 

4.  Desenvolva um círculo de apoio:  construir um bom relacionamento com a família, com superiores e colegas de trabalho pode elevar a qualidade de sua vida. O apoio de um círculo de pessoas é uma fonte de ajuda e conforto tanto para prevenir como para encarar o estresse. As mulheres mais que os homens têm facilidade para manter um nível estável de relacionamento. Geralmente, são mais inclinadas a comprar cartões e lembrancinhas para presentear parentes e amigos. 

5. Desenvolva um relacionamento estreito com Deus: Procure manter uma disciplina espiritual do estudo da Palavra de Deus, da oração, do louvor e adoração. Quanto mais significativo for o seu relacionamento com Ele, menos dificuldade você terá em administrar o estresse.

Lembre-se que o estresse faz parte da vida, e que apenas uma pobre administração do estresse pode levar alguém a uma variedade de desordens e doenças físicas e emocionais. Analise seus múltiplos papéis como mulher e decida qual deles é o mais importante. tente alcançar a excelência, mas não as custas da família ou de sua vida pessoal. O mais importante de tudo é você continuar tentando conseguir um equilíbrio.
Autor: Romana Perez Greek

terça-feira, 8 de março de 2011

Simplesmente mulher!




Deus nos fez assim. Gosto de pensar que a mulher conheceu a Deus antes de ser apresentada ao homem.

Ela é a mãe perfeita
  A esposa modelo
A mulher dona de casa
A maior cozinheira
  A filha mais prestativa
A trabalhadora mais eficiente
A amiga mais útil.
Ela é maravilhosa em
Equilibrar o lar e a carreira
Com um sorriso constante
E um temperamento tranqüilo.
Ela é tudo para todo mundo.
Mas quem é ela?
A mulher.

Este poema de Natasha Josefowitz está no livro “A Síndrome da Supermulher’”, de Marjorie H. Shaevitz. Se você ler Provérbios 31, também vai pensar na supermulher, assim como pensou a autora do poema acima. Mas, será que essa existe de fato? Acredito que não. Somos simplesmente mulher. Com nossa humanidade, limitações, defeitos, temperamentos, mas com virtudes, alvos, vontade de crescer, capacidade de assumir responsabilidades etc. Umas, de mais fácil convivência, outras, mais complicadas; mas todas, simplesmente mulher. Deus nos fez assim. Gosto de pensar que a mulher conheceu a Deus antes de ser apresentada ao homem. Foi Deus quem fez o papel de apresentador para os novos conhecidos. Isso significa que a nossa relação com o Criador é direta. Não há intermediários. É possível que, enquanto Adão ainda estivesse dormindo e Deus tivesse completado sua obra, criando a mulher, eles tenham conversado um bom tempo, antes das devidas apresentações. Já pensou na oportunidade única de Eva conversar com o Criador sozinha, sem interrupções, sem depender de ninguém e ser ouvida? Ela recebeu todas as instruções, mas, infelizmente, não levou tudo a sério.
Hoje, da mesma forma, nós, mulheres do terceiro milênio (e todas do século passado…) temos a mesma chance do bate-papo com o Criador. Temos também as instruções de procedimento de vida, que estão em sua Palavra. É só segui-las.
Mas, conhecer as instruções não basta. É preciso assumir o compromisso de sermos mulheres segundo o coração de Deus e de fazermos diferença na sociedade em que vivemos.
Para isso, é bom voltar os olhos para o texto de Romanos 12.2: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
O que é renovar a mente? Vejamos o versículo ao inverso: a vontade de Deus é sempre boa, perfeita e agradável, e você há de convir comigo que isso não se discute. No entanto, ela só acontece sob essa ótica quando a nossa mente é renovada – o que nos dá condições de transformar o meio em que vivemos, em vez de tomar a sua forma e agir exatamente como ele.
Primeiro, a mulher cristã renova a sua mente quando derruba mitos. Mito da mulher, mãe, profissional, cristã ou esposa perfeita. Não existe essa figura, embora reconheçamos mentalmente essa verdade e nos portemos como se assim fôssemos. Há mulheres que não admitem errar. Seus filhos são os melhores, seu marido também. Em sua profissão ninguém se destaca mais do que ela, e assim por diante. Quando percebem que não podem ser perfeitas em todos os setores da vida, entram em pânico, se frustram e desanimam. Há expectativa e cobrança sobre a mulher cristã e, quando esta não é suprida, vem o julgamento. Porém, quando a mente é renovada, isto é, a mulher dá espaço interno para a ação de Deus por seu Espírito, ela passa a ter condições de reconhecer seu potencial e sua limitação, harmonizando essa tensão interna.
Segundo, renova-se a mente entendendo a realidade de hoje. A expressão “no meu tempo…”, muito usada por pais e odiada por adolescentes, não tem lugar em nossos dias. O mundo de hoje é outro. Você abriria mão de um forno microondas para voltar ao forno à lenha? Se sim, como? Morando em apartamentos cada vez menores? Ou em casas sem quintal?
O grande perigo desta leitura da realidade é de se conformar (tomar a forma), em vez de transformar (ir além da forma). A mulher cristã tem adotado um comportamento cada vez mais semelhante ao da não cristã, ao ponto de não haver diferença. Onde está o seu compromisso com Deus de ser sal e luz nesta sociedade cada vez mais secularizada?
Terceiro, a mulher cristã renova a sua mente buscando a fonte da vida – Deus. Nada melhor do que beber água direto de uma fonte limpa. Água pura, sem química, simplesmente água. Se é Deus quem nos fez, Ele sabe como funcionamos e nos respeita como mulheres. Quando buscamos a Deus para que a nossa mente não fique petrificada com conceitos e comportamentos que não condizem com o padrão divino, a vitória é certa. Não se feche à ação de Deus. Ele sabe o que é melhor para nós e como nos tratar.
Deus deseja ser acessível a cada uma de nós, mulheres, de modo que também sejamos acessíveis aos outros. Carregada em seus braços, caminhe certa de que Ele continuamente renovará a sua mente, de forma que o seu compromisso se torne cada vez mais evidente pela bênção que você será para o próximo, sendo… simplesmente mulher!

Por: Nancy Gonçalves Dusilek



segunda-feira, 7 de março de 2011

Ser Mulher - Dia internacional da mulher!





Ser Mulher, Ser Mulher, É ser de Deus um poema

Uma Linda canção cujo tema é meiguice, bondade, ternura.... Um canto com tanta candura, Mensagem que para sempre dura, Provinda de uma alma pura.

Ser Mulher É ser eleita a companheira perfeita É ser de osso mudada Por um toque transformada na mais linda criatura, colocada e feita de terra.

Ser Mulher, É ter coração, Com tanta sensibilidade E até nem importa a idade Ela ama de verdade E sempre oferece perdão!

Ser Mulher, É ter valor, Valor que aos de jóia excede, Sua missão não se mede Só enquanto vive e cede, Mas ultrapassa sua geração.

Ser Mulher, É tomar nas mãos Coisas pequenas de fato; Pedrinhas, pedaço de pano, Até mesmo um recém-nato E transformá-lo com arte Dando forma e corações.

Ser Mulher, É trabalhar As mãos ao fuso estender Vestes de linho fazer Força, dignidade ter Com tempo para ajudar. É ser submissa ao marido. Mãe zelosa e dedicada, Ou jovem pura aplicada Ao trabalho do Senhor. É ser humilde, bondosa, Discreta, meiga, carinhosa, Com velhos, criança ao redor.

Ser Mulher, É ser sábia Que saiba edificar, Arar, plantar, cultivar, Vendo o amor florescer, O fruto amadurecer, Sua casa estabelecer.

Ser Mulher, É ser bela Não no conceito da moda Do mundo que acomoda E juntas a todas rotula. É ter beleza especial, Da terra ela é o sal. Por isso aborrece o mal; Não tem atitude carnal, Encanta com formosura.

Ser Mulher, É muito bom! Deus proclamou este som Quanto acabou de fazer. Seja boa, bela, sábia, Cante, dance, louve, faça. Viva a vida intensamente, Dando a Deus inteiramente, A razão do seu viver!


FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!!




sábado, 26 de fevereiro de 2011

O PERFIL DA MULHER BEM CASADA



A escritora Cibele Dorsa em seu livro Homens no Bolso, traça o perfil da mulher bem casada. Ninguém melhor do que uma mulher para fazer isso. Vejamos como é a mulher bem casada segundo a Cilbele.


1. Tem um sorriso fácil;
2. Enfrenta os problema com naturalidade;
3. Tem TPM mais tranqüila;
4. É equilibradamente vaidosa;
5. Gosta de crianças;
6. É bem-humorada;
7. Se sente segura;
8. Ama de forma inteligente;
9. É amiga das amigas;
10. Se diverte com o seu marido como se fossem solteiros;
11. É cúmplice;
12. Cuida do marido quando ele está doente;
13. Se preocupa com o que o marido sente;
14. É bonita por dentro e transparece beleza por fora;
15. Respeita o espaço do marido;
16. Se torna uma grande mãe;
17. Não fala alto para ser entendida;
18. É submissa, sem ser super dependente;
19. Trata as pessoas de igual para igual;
20. Não é fanática por limpeza e arrumação;
21. Sabe que o segredo do sucesso está no equilíbrio;
22. É ativa sexualmente;
23. Participa da vida do marido;
24. Coloca o marido para cima;
25. Não trai porque ama com integridade;
26. Tem vida própria e vida conjunta na medida certa;
27. Não faz tempestade em copo d’água;
28. Não reclama dos problemas domésticos com o marido;
29. Não é chata nem pegajosa;
30. É atenta às necessidades do seu marido.

MÃE TAMBÉM É MULHER


Imprimindo...
A maternidade é fator importante na vida da mulher. Não é meramente por acaso que somente ela é capaz de gerar, trazer ao mundo e nutrir um ser humano.  Biologicamente, foi criada por Deus para isso. Psicologicamente, mesmo por causa de influências culturais, também.
Poder-se-ia explicar de outra forma por que as mulheres impossibilitadas de serem mães buscam de forma frenética e, muitas vezes, até  de uma forma irracional um meio de ter um filho?
Através dos tempos, as mães têm sido decantadas em prosas e versos. Sua dedicação tem sido enaltecida e seu amor comparado ao amor de Deus.
No entanto, pode haver várias razões pelas quais uma mulher gera um filho, como por exemplo, satisfazer a expectativa do seu meio social ou tentar melhorar o relacionamento em seu casamento.
Porém, aproxima-se a hora em que a mulher precisa repensar o antigo lema de que "ser mãe é sofrer no paraíso". É claro que a maternidade requer responsabilidade, compromisso, muito amor, grandes doses de paciência, muita energia física e mental, doação, capacidade de dar afeto e demonstrar alegria.
Mas, ser mãe, é privilégio também, pois é maravilhoso presenciar o crescimento sadio e harmonioso de nossos filhos, dar retoques em sua personalidade e acompanhá-los pelos caminhos da vida até se tornarem homens e mulheres maduros e responsáveis.
Há de se reconhecer a importância que uma mãe tem na vida de seu filho - tanto quanto a de um pai. Entretanto, parece haver um laço mais forte, como daquele cordão que os uniu durante longos meses ou o alimento doado a cada conjunto de horas.
Psicólogos do mundo inteiro, através de livros, revistas, artigos, filmes, etc. falam sobre a importância de ser uma boa mãe e dão conselhos para isso. Há uma grande cobrança em torno dela. A partir daí, pode-se instalar o medo e a culpa de criarem filhos desajustados dos padrões da sociedade. Daí, a importância de ressaltarmos que a mulher-esposa e a mulher-mãe são complementos da mulher pessoa.
Assim, se esta não tiver desenvolvido um senso de valor próprio e uma capacidade de realização pessoal, o antigo sentimento de desamparo da "menininha do papai" virá à tona, mais forte do que nunca, quando se deparar com a fase do "ninho vazio". O que fará quando os filhos seguirem seus próprios caminhos?
Ser mãe envolve a responsabilidade conseqüente da maternidade e o privilégio de dar ao mundo um ser humano único, singular. Mas é construindo-se como uma pessoa que pensa, ri, chora, acerta, erra, ama e tem sentimentos que a mulher, certamente, descobrirá para si uma forma harmônica, coerente e prazerosa de exercer sua função de mãe e esposa, sem esquecer-se da pessoa que é como mulher.



sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

TRATAMENTO DE BELEZA PARA MULHERES




A beleza é um dos triunfos da mulher. Querer ser bela é inerente à feminilidade. Nestes dias em que a mulher anda reinando não apenas no lar, mas se projeta no cenário público, é bom que esteja apta para reinar com toda a sua pujança.

A Rainha Ester foi a mulher que impressionou pela sua beleza, não apenas ao rei, mas ao guarda das mulheres e a todos que a cercavam (Ester 2). A beleza de Ester não era superficial e nos fala de muito preparo. Foram doze meses de embelezamento.

Um novo ano começou e com ele o desafio de doze meses para um tratamento de beleza que nos coloque numa postura que glorifique ao Rei dos Reis. Deus tudo fez tudo belo e admirou-se de Sua criação. Aprimoremos também a beleza que Deus criou.

A receita para este tratamento começa com: 
LIMPEZA INTERIOR - Do coração procedem as fontes da vida -(Pv 4.20-27).

Dele é necessário retirar todas as manchas, cicatrizes de amargura, frustrações, toda a sujeira que esteja poluindo a alma. Jesus adverte que o mal vem de dentro - (Mc 7.14-23) e Jeremias fala dos enganos do coração (Jr 17.9), por isso faz-se necessário permitir um trabalho profundo do Espírito Santo para a remoção de tudo que possa comprometer a beleza do caráter do Cristão. O Salmo 139.23-24 nos conduz à confissão e quebrantamento pela ação do espírito.

ELIXIR DE REJUVENESCIMENTO - A mente exerce um grande poder sobre nós. Somos, realmente, aquilo que pensamos - belas ou feias, novas ou velhas. Paulo fala em transformação pela renovação da mente (Rm 12.2). Faz mais efeito que as operações plásticas que concertam ou pioram apenas o que é exterior. Encher a mente de pensamentos positivos (Fp 4.8) e preenchê-la com a Palavra de Deus (Cl 3.15). Aí se encontra o verdadeiro segredo da força da juventude.

ÓLEO PARA A CABEÇA - O óleo da união derramado sobre a cabeça de Arão (Sl 133) que nos leva a amar as pessoas, aceitá-las como são. Óleo que lubrifica os relacionamentos, fluindo como ingredientes para uma convivência saudável. Também o óleo da unção do Espírito que ungindo a cabeça, faz transbordar o coração (Sl 23.5).

BATOM PARA OS LÁBIOS - É o louvor. Salmo 34.1 nos recomenda a usá-lo constantemente. Evitemos palavras ferinas, negativas ou hábitos da murmuração. Enfeitar os lábios com palavras de louvor, de conforto, que levante os abatidos e glorifiquem ao nosso Rei (Sal 19.14).

MAQUIAGEM - Não há processo mais eficaz para embelezar a face do que a alegria. "O coração alegre aformoseia o rosto..." ( Pv 15.13 ).

BRILHO - O tempo que passamos com Deus dá brilho a vida. Que o diga Moisés (Ex 34.29). "Para ser bela pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante de deus" - Michel Quoist.

CREME PARA AS MÃOS - (Ec 9.10 e Pv 31.20) Mãos adornadas com o serviço ao próximo. Mãos que trabalham, mãos que constroem, mãos que ajudam, mãos que sustentam os debilitados.

CALÇADOS PARA OS PÉS - (Pv 4.26-27) - Pés que andam por caminhos direitos ( Is 52.7 ) - Pés formosos que levam boas notícias, as boas novas da salvação.

TRAJE - Alta costura do Atelier do senhor - (1Pe 3.3-4) apresenta o traje do espírito manso e suave. E é a única fórmula bíblica para conquistar o esposo para Cristo.

PERFUME - Mais precioso que o "Chanel 5 ", pois é da "grife" do Senhor - ( ( 2 Co 2.14-15 ) - O perfume de Cristo. É um pouco diferente das famosas essências francesas cujos frascos precisam ser bem lacrados para não exalar o aroma; neste, o "vaso de alabastro" ( a nossa casca grossa) tem que ser quebrado para perfumar o ambiente.

ETIQUETA SOCIAL - Aulas de etiqueta social não podem faltar ao tratamento de beleza, pois completam o trabalho realizado. Define-se apenas numa palavra AMOR. Sem ele nada tem valor. E com ele é possível nos apresentarmos com nobreza em qualquer ambiente. ( 1 Co 13.5 ) " O amor comporta-se bem e não busca vantagens próprias".


Que Deus lhe proporcione oportunidades para viver a beleza de Cristo em todo o seu esplendor.

Desenvolva toda sua potencialidade de MULHER CRISTÃ atuando em sua Igreja em um dos ministérios existentes, em seu lar, enfim em todo tempo que a Luz de Jesus brilhe através de você.