sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Certo x Errado


Começo dizendo que é muito bom mas também muito raro acertar quando erramos, mas em razão da dinâmica inerente à vida, muitas vezes o “erro” transforma-se em “acerto”.


Vou ilustrar essa afirmação com um exemplo bem prático e real: Há alguns dias atrás, errei ao comprar um livro, era o mesmo autor com 2 títulos diferentes. Imaginei ter comprado um, até comuniquei ao autor que havia adquirido tal exemplar, mas qual foi minha surpresa ao chegar o correio com a encomenda e um título diverso. Ocorre que por sugestão do autor, o livro que recebi era mais interessante do que o outro que imaginava ter adquirido. Não sei como tive essa “habilidade” de trocar os títulos, ou melhor, até sei, tem horas que sou atrapalhada como poucos e como poucos consigo realizar tais peripécias. Mas posso assegurar que sinceramente enganada errei mas contabilizei um acerto nesse erro sincero, pois literalmente o livro que a mim chegou saiu melhor do que a encomenda.


O exemplo é singelo [acharam que eu ia fazer uma mega-confissão aqui, hein???!!!!!]  e nos remete a algo aparentemente insignificante, mas me fez parar e pensar nos erros que as vezes cometemos e que por vezes se tornam geradores de fatos marcantes em nossa jornada.

Rubem Alves uma vez disse que não seria o que se tornou se todos os seus planos tivessem dado certo. Adaptando seu pensamento, entendo que não seríamos quem somos hoje se tivéssemos acertado sempre; se tudo tivesse acontecido corretamente de acordo com nossos planos.

São nos imprevistos e nos erros que muitas vezes somos conduzidos a pontos que se tornarão vitais para a definição ou redefinição de importantes aspectos de nossa vida.

Lembro-me da história do jovem José relatada no Antigo Testamento. O erro dos irmãos ao vende-lo como escravo para uma caravana, acabou por leva-lo ao Egito e lá, depois de vários revezes, o mesmo se tornou um homem poderoso, tornando-se, inclusive, instrumento de ajuda para a vida dos próprios irmãos e outrora algozes.

Ao olhar um pouco atrás em minha jornada percebo a graça do PAI transformando pedras em degraus, tropeços em avanços e erros em acertos.

Sim, a contabilidade celestial é diferente da nossa. Muitas vezes ansiamos por performances impecáveis, condutas irrepreensíveis e esquecemos que estamos limitados por uma humanidade que muitas e não raras vezes nos faz ERRAR. E o que fazer? Desesperar-se? Tentar camuflar o erro? Seriam essas as soluções?

Creio que sejam erros ou acertos tudo deve ser entregue a Ele, que assim nos instruiu:

“E sabemos que tudo quanto nos acontece está operando para o nosso próprio bem, se amarmos a Deus e estivermos nos ajustando aos planos DELE”

Rm 8:28 

Não pretendo fazer apologia ao erro, ao pecado ou coisa parecida, mas creio que precisamos ter em mente que o PAI nos aceita não por causa de nossa conduta mas APESAR de nossa conduta...APESAR de nossos erros e acertosO que nos faz aceitos não é uma contabilidade positiva [mais acertos] e sim a graça que Dele emanam e que nos faz aceitos e amados não como simples servos mas como amigos e filhos.

Lembro-me também do versículo que diz: Onde abundou o pecado superabundou a graça [Rm 5:20]. Na matemática divina é possível transformar escassez em abundância, maldição em benção, dor em cura e pecado em perdão.

É mais do que podemos simplesmente raciocinar ou descrever, é algo que sinceramente temos que VIVER.

Por isso não temamos o erro, não nos ensoberbeçamos pelos acertos. Vivamos simplesmente como SERES HUMANOS dependentes Dele em todas as coisas.
Aprendendo com os erros e também com os acertos,


Termino esse post com a música Nada sei da Paula Toller (kid abelha) que gosto muito, e embora sendo secular ilustra muito bem o ser errante que somos!




quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

SOU A MISS IMPERFEITA

Achei essa crônica muito bem humorada da Martha Medeiros super interessante muito apropriada e compatível com o momento,o aprendizado e as mudanças que estou vivendo leiam vocês vão gostar!





Eu não sirvo de exemplo para nada, mas, se você quer saber se isso é possível, me ofereço como piloto de testes. Sou a Miss Imperfeita, muito prazer. A imperfeita que faz tudo o que precisa fazer, como boa profissional, mãe, filha e mulher que também sou: trabalho todos os dias, ganho minha grana, vou ao supermercado,  decido o cardápio das refeições, cuido dos filhos, marido (se tiver), telefono sempre para minha mãe, procuro minhas amigas,  viajo, vou ao cinema, pago minhas contas, respondo a toneladas de e-mails, faço revisões no dentista, mamografia, caminho meia hora diariamente, compro flores para casa, providencio os consertos domésticos e ainda faço as unhas e depilação!



     E, entre uma coisa e outra, leio livros.


     Portanto, sou ocupada, mas não uma workholic.


    Por mais disciplinada e responsável que eu seja, aprendi duas coisinhas que operam milagres.


     Primeiro: a dizer NÃO.

   Segundo: a não sentir um pingo de culpa por dizer NÃO. Culpa por nada, aliás.

     Existe a Coca Zero, o Fome Zero, o Recruta Zero. Pois inclua na sua lista a Culpa Zero.

     Quando você nasceu, nenhum profeta adentrou a sala da maternidade e lhe apontou o dedo dizendo que a partir daquele momento você seria modelo para os outros.

     Seu pai e sua mãe, acredite, não tiveram essa expectativa: tudo o que desejaram é que você não chorasse muito durante as madrugadas e mamasse direitinho.

     Você não é Nossa Senhora.

     Você é, humildemente, uma mulher.

E, se não aprender a delegar, a priorizar e a se divertir, bye-bye vida interessante. Porque vida interessante não é ter a agenda lotada, não é ser sempre politicamente correta, não é topar qualquer projeto por dinheiro, não é atender a todos e criar para si a falsa impressão de ser indispensável. É ter tempo.

Tempo para fazer nada.

     Tempo para fazer tudo.

     Tempo para dançar sozinha na sala.

     Tempo para bisbilhotar uma loja de discos.

     Tempo para sumir dois dias com seu amor.

     Três dias.

     Cinco dias!

     Tempo para uma massagem.

     Tempo para ver a novela.

   Tempo para receber aquela sua amiga que é consultora de produtos de beleza.

     Tempo para fazer um trabalho voluntário.

     Tempo para procurar um abajur novo para seu quarto.

     Tempo para conhecer outras pessoas.

     Voltar a estudar.
     Tempo para engravidar.
     Tempo para escrever um livro que você nem sabe se um dia será editado.

   Tempo, principalmente, para descobrir que você pode ser perfeitamente organizada e profissional sem deixar de existir.


    Porque nossa existência não é contabilizada por um relógio de ponto ou pela quantidade de memorandos virtuais que atolam nossa caixa postal.


     Existir, a que será que se destina?


     Destina-se a ter o tempo a favor, e não contra.


    A mulher moderna anda muito antiga. Acredita que, se não for super, se não for mega, se não for uma executiva ISO 9000, não será bem avaliada. Está tentando provar não-sei-o-quê para não-sei-quem.


     Precisa respeitar o mosaico de si mesma, privilegiar cada pedacinho de si.

     Se o trabalho é um pedação de sua vida, ótimo!

     Nada é mais elegante, charmoso e inteligente do que ser independente.

    Mulher que se sustenta fica muito mais sexy e muito mais livre para ir e vir. Desde que lembre de separar alguns bons momentos da semana para usufruir essa independência, senão é escravidão, a mesma que nos mantinha trancafiadas em casa, espiando a vida pela janela.

   Desacelerar tem um custo. Talvez seja preciso esquecer a bolsa Prada, o hotel decorado pelo Philippe Starck e o batom da M.A.C.

  Mas, se você precisa vender a alma ao diabo para ter tudo isso, francamente, está precisando rever seus valores.

     E descobrir que uma bolsa de palha, uma pousadinha rústica à beira-mar e o rosto lavado (ok, esqueça o rosto lavado) podem ser prazeres cinco estrelas e nos dar uma nova perspectiva sobre o que é, afinal, uma vida interessante' .. que sonho...

     Martha Medeiros - Jornalista e escritora

APRENDIZADO



De todas as experiências que passamos na vida sejam elas boas ou ruins podemos 
tirar um aprendizado, principalmente dos momentos difíceis que atravessamos. 
Tenho tido muita transparência ao relatar as coisas que me aconteceram, ou melhor, 
estão acontecendo, algumas pessoas me perguntam se eu não fico com medo receio 
ou vergonha de expor os problemas de saúde que venho passando. A reposta é não! 
Creio em absolutamente tudo que Deus faz até mesmo as coisas desfavoráveis que nos
acometem como diz em coríntios “tudo coopera para o bem daqueles amam a Deus” 
desde o inicio do ano quando descobri até então 01 nódulo não dei importância, preferi usar 
minha fé, orava pela cura em todas as concentrações do apostolo Waldemiro e também na 
igreja tinha plena certeza que não daria em nada e eu ficaria bem, mas não foi assim que 
aconteceu e infelizmente as coisas evoluíram do jeito que evoluíram, mas como disse acima 
creio que em tudo Deus tem um propósito e nestes dias Deus ministrou muitas coisas ao 
meu coração, coisas o qual eu preciso mudar com urgência muita urgência li há algum tempo 
atrás um livro da Louise L. Hay- “Você pode se curar” é um livro de metafísica (Ciência que 
estuda tudo quanto se manifesta de maneira sobrenatural) na verdade o livro contém muitas 
coisas que não tem fundamento Bíblico, mas existem muitas verdades escritas que não tem jeito 
fazem parte da nossa humanidade, e me fizeram repensar e refletir muito, e por coincidência li muitas 
vezes também nos livros de A.Cury como, por exemplo, somos responsáveis por tudo que nos 
acontece seja de bom ou ruim. A autora do livro a Louise teve câncer e ela demonstra que 
muitos sentimentos escondidos em nós nos levam a adoecer, e na verdade muitas pesquisas 
científicas apontam e tentam provar que o câncer é  uma doença que está relacionada ao 
nosso sistema emocional. Por favor não estou aqui afirmando que estou com câncer, nem sei 
ainda , mais os danos que estes nódulos me causaram foram como se tivesse tido câncer
porque na verdade só se extirpa a tireóide em vista de câncer ou de tumores que mesmo 
sendo de origem benigna são muito agressivos, hoje tive a 1ª consulta com cirurgião após 
a cirurgia ele rearfirmou que viu características benignas mas que esse tipo de tumor de células
foliculares são muito traiçoeiros, eles podem abrigar células cancerosas em seu interior portanto 
não tem jeito só a biópsia vai dar o diagnostico final.
Voltando ao aprendizado, sempre fui uma pessoa extremamente perfeccionista e muito exigente 
comigo mesma, sempre colocando padrões muito difíceis de serem alcançados, mas não me dava 
conta disso até este exato momento da minha vida, isto desde criança sempre quis fazer o melhor 
em tudo, ser a melhor filha para os meus pais, melhor aluna, melhor amiga para os amigos, melhor 
esposa para meu marido, melhor mãe para meus filhos e por aí afora sempre tentando ser a melhor 
(na minha antiga concepção) porque o que vinha fazendo na verdade era simplesmente buscar 
perfeição em tudo que fazia, hoje depois de ter visto a minha vida quase em risco, consigo analisar 
e enxergar melhor as coisas. Recordo-me na época da faculdade o quanto me angustiava por não 
tirar um 10 ou um 9,0 nas provas ou trabalhos, até mesmo meu marido vivia brigando comigo, 
eu não precisava estudar igual louca para ter sempre as melhores notas. E foi sendo sempre assim, 
em tudo que me propunha a fazer, o problema é que isso tem um preço e uma conta alta a ser 
paga e essa conta por vezes pode sair bem cara.   
É claro que todos nós conhecemos pessoas as quais admiramos, mas “perfeito” mesmo, que 
eu saiba não existe ninguém. Todos nós temos falhas, às vezes mais explícitas, outras vezes 
escondidas com muito esforço.Mas, mesmo nesse caso, quando menos esperamos, a tal falha 
escapa de nosso controle e acabamos dando de cara com a dura verdade: somos todos 
imperfeitos!
Penso ser válido que ao menos tentemos caminhar na direção do que consideramos 
ser o melhor, nos aprimorarmos, crescermos e nos lapidarmos nas arestas da vida 
(sem exageros e grandes expectativas).
Mas, acredite, a busca rígida pela perfeição tem um fim único e certo: a frustração! 
Uma vez que é impossível de ser atingida, sempre restará em nossas bocas um sabor 
amargo de decepção no final.
É também verdade que muitas pessoas consideradas perfeccionistas acabam até sendo 
bem vistas em nossa sociedade, uma vez que não medem esforços em corresponder, e até 
mesmo superar, o que acreditam ser esperado delas. Para as instituições do mundo de hoje 
nada mais confortável do que pessoas perfeccionistas! Aqueles que nunca dizem não, que 
parecem ser capazes de dar conta de tudo 
com rapidez e precisão e freqüentemente assumem cargas muito maiores do que as 
outras pessoas.Pode-se dizer que aos poucos, aqui e ali, aparecem sinais de mudança 
nessa forma de se ver as pessoas, mas ainda temos um longo caminho pela frente até 
mudarmos esse panorama, sendo assim, encaremos o assunto com uma boa dose de 
realismo.
Pensando dessa forma, pode até ser que, graças a seu perfeccionismo, você consiga dar 
conta de mais coisas do que as pessoas em geral e seja mais valorizado e por isso. 
A minha pergunta é:
- Qual é o custo para você? Para o seu “ser”, para a sua “alma”?
Por exemplo: quanto custa para você dedicar-se 100% ao trabalho, almejar 
nada menos do que a perfeição em cada ação, relatório ou atividade empreendida?
Buscar 0% de erro?Repito - Quanto custa a você ? - é preciso que você se pergunte.
Custa a sua saúde? Custa horas de sono que não podem ser desfrutadas? Custa amigos 
que nunca podem falar com você, pois você está sempre ocupado? Custa não ver 
seus filhos crescerem? Custa perder a convivência com a sua família? Custa seu bom 
humor? Custa sua alegria? Sua felicidade? E depois:
- Vale à pena pagar esse preço? Será que toda essa exigência era mesmo necessária?
Muitas vezes não se trata de deixarmos de fazer o que fazemos, mas de termos consciência 
de que, se abrirmos mão da exigência de perfeição, poderemos encontrar uma outra maneira 
de fazer aquela mesma coisa, uma forma mais leve, que não nos roube a vida, a alegria, o brilho 
nos olhos. Que não nos transforme em autômatos cheios de dores nas costas e manias 
insuportáveis.


Consciência
Não é fácil ter consciência! Para nos tornarmos conscientes precisamos sair do 
automático e nos manter presentes no “aqui e agora”. É tão fácil nos deixarmos 
seduzir por hábitos... Você já percebeu? Vamos simplesmente “seguindo a onda”, 
fazendo, fazendo, sem pensar exatamente em que escolhas estão por trás daquelas ações.
Se formos capazes de compreender a dádiva que é cada pequeno momento de nossas vidas. 
Se formos capazes de nos dar conta da inevitável passagem do tempo, talvez possamos perceber 
que não faz sentido algum desperdiçarmos essa maravilhosa experiência que é a vida, nos forçando 
a ser perfeitos (algo impossível de ser atingido lembre-se!).
Com consciência, talvez possamos acreditar que basta “dar o nosso melhor”, e ser felizes no restante 
do tempo. Dar o nosso melhor no trabalho, sem esquecer-se de alimentar as relações interpessoais. 
Dar o nosso melhor a nossos familiares, a nossos amigos, sem esquecer de nossos sonhos, de nós 
mesmos. Dar o nosso melhor, sabendo que ainda assim a falha nos brindará vez ou outra durante 
esse caminhar.


Precisamos aprender a lidar com os nossos erros   
Quando abrimos mão da tal perfeição, ganhamos em troca a liberdade de errar, de 
compreender que o erro é apenas mais uma forma de aprender algo, talvez aprender 
como “não fazer” algo. Ganhamos leveza e espontaneidade, como se pudéssemos lidar 
com a vida como faz uma criança ao se deparar com novas experiências: brincando, 
resgatando o prazer do aprendizado. E foi isso que aprendi CHEGA! Eu abro mão de 
ser a melhor agora(daqui pra frente) faço tudo no meu tempo, chega de sofrer por 
pensamentos antecipatórios por coisas que nem sei se vão acontecer, chega de levar
tudo a sério de me levar á serio, quero e preciso ser mais leve rir de mim mesma, 
contemplar o belo e as coisas simples da vida.
Creio fielmente, tudo que aconteceu foi plano de Deus para que á tempo pudesse 
abrir meus olhos espirituais e mudar meu padrão de pensamento e conseqüentemente 
de comportamento deixando de ser tão rígida, engessada e cruel comigo mesma, não 
sofrendo tanto por aquilo que não deu certo ou que não saiu como planejei, a vida é 
assim sorrateira cheia de imprevistos quando pensamos que planejamos tudo e está tudo 
nos seus devidos lugares ela vem bagunça tudo e põe tudo de pernas pro ar , por isso digo 
à todos que estiverem lendo esse testemunho que você se abra para a percepção de que você 
pode fazer toda a diferença no mundo sendo apenas e exatamente quem você é hoje... Ria mais 
de si mesmo. Perceba quando estiver recriminando a si próprio por um erro cometido peça 
perdão à Deus e, guarde o erro em seu arquivo de “aprendizado” e siga em frente. DEUS É FIEL!!!
Esta pequena mensagem ajudou-me a lembrar de coisas que por vezes esqueço e a fortalecer a
minha fé que tantas vezes enfraquece. Que possa ser benção pra vocês como está sendo para 
mim. Guardemos estas palavras no coração e que o Senhor nos fortaleça e anime nestes dias, 
que apesar de serem de sol, são tão cinzentos.
Beijos!!!
Renata.


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Cirurgia amanhã!!

Gostaria de pedir humildemente à todos que acessarem este blog, que orem por sua dona. Amanhã dia 10/12/2010 estarei me submetendo as 7:00 da manhã á uma tireodectomia total (retirada da tireóide) por conta de 3 nódulos de origem ainda desconhecida como divulguei em um antigo post "Alegrias e tristezas". É uma cirurgia delicada que envolve alguns riscos permanentes como a perda parcial da voz,isto se deve ao fato da tireóide ser muito próximo as cordas vocais, e também que os nódulos sejam benignos e eu sei que serão pra honra e glória do meu Senhor!! Assim que retornar do hospital contarei toda essa experiência que querendo ou não mexe muito com nosso interior fazendo-nos repensar muito a nossa postura diante da vida!
Até à volta que Deus abençoe à nós todos!!!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Saúde dos pés

CONHEÇA OS PIORES SAPATOS PARA OS SEUS PÉS
O maior inimigo dos pés das mulheres é o salto alto, certo? Errado, segundo um ranking feito pela Associação Americana de Podólogos. Para os especialistas, os piores calçados são os chinelos e as sandálias tipo rasteirinha, seguidos pelo salto agulha e os sapatos de bico fino.
- Os melhores sapatos são aqueles que dão apoio ao calcanhar, não comprimem os dedos e têm cadarços ou tiras que seguram o calçado no lugar - explica o podólogo Andrew Shapiro, que coordenou o levantamento.
Confira como alguns sapatos podem prejudicar a sua saúde:
Chinelos e sandálias rasteirinhas: Segundo Shapiro, o problema não é usar chinelos, mas sim usar estas sandálias como se fossem sapatos normais.
- Chinelos são para a praia ou para a piscina, não para longas caminhadas ou para serem usados o dia inteiro. Eles deixam o pé solto, não oferecem suporte ao calcanhar e ainda forçam o joelho.
Seu uso prolongado aumenta o risco de dores na lombar, tendinite e fascite plantar, uma dor intensa na sola dos pés. Como não protegem a região, também aumentam o risco de dedos quebrados, torções, bolhas e arranhões.
Salto agulha: Quanto mais alto for o sapato, maior é o seu efeito negativo nos pés e na coluna. Qualquer sapato com mais de cinco centímetros de salto é prejudicial, principalmente se for do tipo agulha, afirma Shapiro. Usar salto todo dia encurta o tendão de Aquiles e causa dores nos pés, nas pernas, quadris, na lombar e até na cervical.
- Além disso, o salto alto e fino coloca muita pressão nos dedos e na sola. Isto pode causar uma dor crônica ou até mesmo fraturas microscópicas na planta do pé.
A melhor solução é não usar salto alto todo dia. Se isto for impossível, Shapiro recomenda não usar saltos com bico fino, que causam a maior pressão nos dedos, e indica palmilhas de gel, à venda em farmácias, para aliviar a pressão.
Sapatos de bico fino: Não importa se são altos ou baixos. Os dois tipos aumentam a pressão na planta e nos dedos. O uso prolongado pode causar uma inflamação crônica dos nervos entre os dedos dos pés, que costuma melhorar apenas com injeções, fisioterapia ou até mesmo cirurgia. Para Shapiro, o melhor mesmo é evitar este tipo de calçado. Outra solução é comprar o sapato meio ou um número maior para aumentar o espaço entre os dedos.
Sapatilhas: Os sapatos baixos que viraram moda nos últimos anos são quase tão perigosos quanto os chinelos, alerta Shapiro. Isto porque eles não apóiam o calcanhar e também deixam os pés soltos. Assim como as sandálias rasteiras, elas aumentam o risco de tendinites, dores nos joelhos e na lombar, e inflamações crônicas na sola dos pés. O ideal é comprar uma sapatilha com uma sola um pouco mais grossa e um salto pequeno, de um ou dois centímetros, para aliviar a pressão no calcanhar e na coluna.
Fonte: oglobo.com

sábado, 4 de dezembro de 2010

LINHAÇA

O PODER DA LINHAÇA..



No dicas de saúde de hoje, resolvi falar sobre esta sementinha que pode melhorar E MUITO a qualidade de vida de todas as pessoas...A LINHAÇA!

A linhaça é um alimento rico em lignina e fitoestrogênio, substâncias que ajudam na redução do peso. Estudos comprovaram que mulheres que ingerem mais lignina possuem índice de massa corpórea (IMC) menor.nÃO É MARAVILHOSO? Esta substância ajuda a reduzir o apetite e as células gordurosas.
Mas os seus benefícios não param por aí.A lignina é bastante conhecida por ajudar na redução dos tumores da mama. Foi comprovado que este composto atua na apoptose celular, matando as células defeituosas.

O segredo está na casca da linhaça que é rica em proteínas, minerais e vitaminas, mais de 27. Entre as vitaminas presentes na linhaça o destaque vai para a vitamina E, que contribui para evitar o envelhecimento precoce. Vejam que maravilha!!!!

A linhaça é fonte de ácido graxo ômega-3 e ômega-6, contribuindo para a saúde do coração, auxiliando na redução do colesterol ruim (LDL), responsável pelo entupimento nas artérias.

Por ser fonte de fibras, a linhaça também ajuda o intestino a funcionar melhor. 

Se você quer perder peso com saúde acrescente a linhaça nos sucos, iogurtes e leite. Para aproveitar integralmente os seus nutrientes o ideal é triturá-la. O liquidificador, portanto, é muito bem-vindo,rs.
Evite guardá-la triturada por muito tempo pois ela pode perder os seus nutrientes. 

A semente da linhaça pode ser consumida com pães e em saladas, fica uma delícia!

Não adianta consumir linhaça de forma exagerada, o excesso pode prejudicar a membrana das células e interferir na absorção dos nutrientes. O ideal é consumir duas colheres de sopa de farinha de linhaça ou 2 copinhos de café de linhaça por dia.

Também estão sendo estudada outras funções como:

1. Auxiliar no combate à acne. 
2. Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa; 
3. Auxiliar na modulação do sistema imunológico; - Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose; 
4. Auxiliar no controle da glicemia 
5. Regularizar a função intestinal. 
MAS ATENÇÃO! NÃO caia de cabeça na sementinha! A inclusão da semente de linhaça na alimentação deve ser feita de forma gradativa e regular. Por isso não pense que é comer apenas um dia e achar que está tudo resolvido! Deve-se comê-la diariamente. Há quem diga que uma colher de sopa por dia é o suficiente!

Prepare-se para incrementar sua vida de forma mais saudável! Coloque mais energia e saúde em sua alimentação com a ingestão de linhaça! Faça a diferença! Garanto que terão mais disposição. Voces irão gostar do resultado. Eu amei!




Espero que tenham gostado.

Beijo a todas!!!!!

Fonte de pesquisa: revista saúde é vital, sites do google.