sexta-feira, 5 de novembro de 2010

CANCELAMENTO DA TAXA TELEFÔNICA
Dê também o seu apoio a este excelente projeto de Lei - A União vai fazer a Força - Cancelamento da taxa telefônica de: R$ 40,37 (residencial) e R$ 56,08 (comercial). Quando se trata do interesse da população, nada é divulgado.
COMO PROCEDER: Ligue 0800-619619. Ouça o menu, aperte 1 e espere a opção eletrônica. Digite 1 novamente, que é para votar a favor do cancelamento da taxa de telefone fixo. O Projeto de Lei é o de n.º 5476/2001. Digite 1 e pronto.
Esse tipo de assunto não é veiculado na TV ou no rádio, porque eles não têm interesse e não estão preocupados com isso. Então nós é que temos de correr atrás, afinal quem paga somos nós! O telefone a ser discado 0800-619619, de segunda à sexta-feira das 08 às 20h00) é da Câmara dos Deputados Federal. Passe para frente esta mensagem para o maior número possível. LIGUE: 0800-619619. Vamos divulgar.
Entrando em vigor esta lei, você só pagará pelas ligações efetuadas, acabando com esse roubo que é a assinatura mensal. Este projeto está tramitando na 'COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR', na Câmara. Quantos mais ligarem, maior a chance.
REVISTA VEJA - DIGITAL GRÁTIS
Todas as edições de Veja poderão ser consultadas na íntegra na web. A revista Veja abre todo o seu acervo de 40 anos de existência na internet. Todas as edições poderão ser consultadas na íntegra em formato digital no endereço: http://veja.abril.com.br/acervodigital/
A revista liberou o acervo em comemoração ao seu aniversário de 40 anos. A primeira edição de Veja foi publicada em 11 de setembro de 1968. O sistema de navegação é similar ao da revista em papel: o usuário vai folheando as páginas digitais com os cliques do mouse.
O acervo apresenta as edições em ordem cronológica, além de contar com um sistema de buscas, que permite cruzar informações e realizar filtros por período e editorias.
Também é possível acessar um conjunto de pesquisas previamente elaborado pela redação do site da revista, com temas da atualidade e fatos históricos.Com investimento de R$ 3 milhões, o projeto é resultado de uma parceriaentre a Editora Abril e a Digital Pages e levou 12 meses para ficar pronto.
Mais de 2 mil edições impressas foram digitalizadas por uma equipe de 30 pessoas. O banco Bradesco patrocinou a iniciativa.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

SAÚDE PRA VALER!


Você parou de viver e apenas existe.
Você acorda; alimenta as crianças; toma café correndo; preocupa-se com as contas; enfrenta o trânsito caótico; trabalha como uma mula; almoça às pressas; fala ao telefone sem parar; volta para casa; termina o serviço de casa; faz o jantar; pede silêncio aos seus filhos; revisa os seus trabalhos escolares; preocupa-se um pouco mais com dinheiro; assiste TV sem ânimo; come outra vez; de tão ansioso não consegue dormir, e assiste todos os jornais da TV até apagar de tão cansado. Então, acorda para viver a mesma rotina cansativa de novo.
As pessoas sorriem para você porque querem lhe vender alguma coisa. O telefone toca para lhe oferecer mais um cartão de crédito. As crianças correm para a escola, a aula de inglês e natação, treino de futebol e jogos de vídeo game ou computador. Preferem a comida do MacDonald do que a sua. Vocês quase não se falam. Ocupados, não mais pensam no que gostam, querem ou precisam para serem realmente felizes.
Você aceita esse estado de coisas - constantemente cansado, infeliz, depressivo e preocupado. Reclama que está gordo, mas continua a comer. Não se exercita, não volta para a faculdade, não conversa com a esposa, e negligencia a educação dos seus filhos. Sua vida é dominada por uma constante ansiedade, mas você não faz nada para mudar. Suas emoções são marcadas por cinismo, sarcasmo, apatia e desesperança. Até suas prioridades estão confusas e seus relacionamentos adoeceram.
Mesmo sabendo que isso não é viver, nega-se encarar o problema. É mais fácil continuar fingindo que tudo vai bem. Em vez de procurar a causa da dor que o machuca o dia inteiro, de achar a raiz do problema que lhe aflige, você escolheu trabalhar como um louco, continuar correndo, fazendo de conta que é feliz.
É hora de colocar sua vida no lugar; para que você tenha respeito por quem você é e por aquilo que você faz. Para que quando você se olhar no espelho, saiba que você não está apenas empurrando a vida com a barriga. Para que você viva de tal maneira que as coisas que você sonhou ainda estejam vivas em você.
Pare de viver tão ocupado.
A cor da vida vai acabar fugindo de você.
Pare de focar a vida em aparência e não em substância.
Pare de colocar sua energia no que é superficial e não nas coisas que são importantes.
Você foi criado de dentro para fora; logo, precisa cuidar primeiro do seu interior. É do coração que procedem as coisas boas e as más. O problema está dentro de você. Enquanto você achar que o seu problema está na falta de coisas ou em pessoas, você não encontrará solução.
Encontre tempo para olhar-se de verdade e pare de usar essa máscara de felicidade.
Enquanto você não buscar o propósito para o qual nasceu, continuará infeliz.
Que seria de Davi se ele continuasse tomando conta das ovelhas do seu pai? Ele jamais se tornaria rei de Israel.
Que seria de Bethoven se aceitasse a surdez sem lutar? Ele não teria composto a mais bela sinfonia de todas.
O que aconteceria aos judeus se Moisés não tivesse voltado para o Egito e enfrentado a fúria de Faraó? O povo judeu continuaria escravizado por mais quatrocentos anos.
Que tragédia aconteceria se Maria não estivesse disposta a carregar em seu ventre a semente do próprio Deus. Jesus Cristo não teria nascido, sido crucificado, morto e ressuscitado, e a humanidade estaria perdida, sem salvação.
Todos esses homens e mulheres cumpriram o propósito para o qual nasceram e mudaram tanto o seu destino como o dos seus semelhantes.
Chegou a sua hora!
Dr. Silmar Coelho

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Alimentos poderosos

MENU QUE PROLONGA A JUVENTUDE

"A medicina constata que certos alimentos previnem e até ajudam a curar doenças. Além disso, uma boa dieta pode atrasar o processo de envelhecimento em até 20 anos.
Há muito se sabe, por exemplo, que a gordura bloqueia as artérias e a carne vermelha em excesso é ruim para o coração - sem falar nos recém-condenados carboidratos, os mais novos vilões da obesidade.
Há pesquisas que verificam quais são os alimentos "bons para a saúde". Frutas, ver -
duras e legumes fazem parte dessa cesta....
Agora, especialistas começaram a descortinar uma terceira frente -... os alimentos funcionais. Eles vão além dos "saudáveis" , porque mais do que nutrir, fornecem ao organismo substâncias que auxiliam na prevenção e até no tratamento de doenças.
"A dieta saudável deixou de ser aquela que não faz mal à saúde" - diz o americano Walter Willett - uma das maiores autoridades no assunto. "Hoje, é a que previne doenças, e em alguns casos, ajuda a tratá-las."
O médico americano Michael Roizen - do centro de estudos do metabolismo humano vai mais longe. Ele defende a adoção de uma dieta específica, combinada a bons hábitos, ajuda a desacelerar o processo de envelhecimento. Mais do que isso pode rejuvenescer uma pessoa em até 20 anos.
SOJA, AZEITE, SUCO DE UVA, CHÁ VERDE E SARDINHA - são poderosos aliados na prevenção de males cardíacos.A longevidade de gregos e italianos era a dieta culinária rica em azeite e nozes - dois poderosos redutores do LDL (colesterol ruim).
FRUTAS E VERDURAS - Antioxidantes naturais, , combatem os radicais livres (subprodutos das células) e estão presentes em abundância em frutas (laranja, manga e maçã) - reduzem essas moléculas tóxicas que em excesso comprometem o funcionamento do organismo e aceleram o seu envelhecimento
VINHO - um pigmento encontrado na casca das uvas vermelhas, os flavonoides, tem dupla função na proteção do coração: aumenta a taxa do HDL (bom colesterol) e ajuda a prevenir o enrijecimento das artérias.


CHÁ VERDE - possui o - fitoquímico - ajuda a reduzir o risco de tumores malignos e combate a obesidade.
TOMATE - contém - licopeno - substância que auxilia na prevenção do câncer de próstata.
OS 10 ALIMENTOS PARA VIVER MAIS
AVEIA - ajuda a diminuir o colesterol ruim - LDL - (40grs diária)
ALHO - reduz a pressão arterial, protege o coração, diminui a taxa do colesterol ruim LDL, aumenta os níveis do colesterol bom HDL e previne tumores malignos.
AZEITE OLIVA - reduz o LDL (1 colher sopa) dia.
CASTANHA DO PARÁ - previne problemas cardíacos.
CHÁ VERDE - prevenção de tumores malignos, diminui as doenças do coração, previne pedras nos rins, auxilia no tratamento da obesidade (4 a 6 xícaras) dia.
MAÇà- previne tumores malignos, auxilia na redução das doenças cardíacas e pressão sanguinea. Evita doenças oculares como catarata (5 porções) dia.
PEIXES - são ricos em omega 3 (sardinha, bacalhau, atum, salmão); aliados na prevenção do infarto e derrames, reduzem dores de artrite, melhora a depressão, protege o cérebro contra o mal Alzheimer.
SOJA - diminui os incômodos da menopausa, porque contém isoflavona, previne o câncer de mama e do colon, diminui os níveis de colesterol, reduz o risco de doenças cardiovasculares.
TOMATE - auxilia na prevenção do câncer de próstata.
VINHO TINTO - aumenta o colesterol bom -HDL- evita o acúmulo de gordura nas artérias, previne doenças do coração.
Fonte: Revista Veja
ALIMENTOS FEMININOS
Além de nos proteger de várias doenças, estes alimentos contribuem para a firmeza dos músculos, o brilho do cabelo e o rejuvenescimento da pele. Ponha no prato o que há de melhor para a sua beleza e saúde.
ALIMENTOS
PRINCÍPIOS ATIVOS
BENEFÍCIOS EPREVENÇÃO
PREFERIR
carne de vaca
ferro
anemia, unhas fracas, cabelos quebradiços
alcatra,cupim
frutas cítricas
ácido ascórbico, vitamina C
colágeno
acerola, limão, laranja
frutas vermelhas
antioxidante, fitoestrógenos
estabelecimento hormonal, prevenção do envelhecimento
melancia, goiaba, morango, cereja
leite
cálcio
osteoporose
-
cereais integrais
complexo B
prisão de ventre, período pré menstrual
-
inhame
diosgenina
regeneração hormonal, alivia a TPM
-
soja
isoflavona
câncer mama, útero e sintomas da menopausa
-
peixes
ácido graxo, ômega três
osteoporose
salmão, atum, bacalhau, sardinha
vegetais verdes escuros
ácido fólico, boro
depressão, osteoporose, formação do feto
rúcula, couve, agrião, brócolis, espinafre
CONSIDERAÇÕES:
CARNE DE VACA - teor protéico - colabora para a firmeza dos músculos, evitando a flacidez. Rica em aminoácidos, lisina e a cisteína, responsável por manter mais
fortes e brilhantes os fios.

FRUTAS CÍTRICAS - são indispensáveis na formação do colágeno - que sustenta a pele.
facilita também a absorção do ferro no organismo.

FRUTAS VERMELHAS - o antioxidante - previne o envelhecimento precoce.
o fitoestrógenos - auxiliam a estabilização hormonal.



LEITE
 - a osteoporose - é o enfraquecimento dos ossos.

CEREAIS INTEGRAIS - o complexo B regula a oleosidade da pele e do cabelo.
IHNAME - a diosgenina - é semelhante à progesterona.
SOJA - rica em isoflavona similar ao hormônio feminino estrogênio.
PEIXES - provou-se que mulheres entre 45 e 74 anos que consumiram esses peixes com frequência- 26% de risco de desenvolver
câncer de mama.

VEGETAIS VERDE ESCURO - o Boro - contribui na prevenção da osteoporose.
Fonte: Revista Claudia

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

INCA LANÇA RECOMENDAÇÕES PARA REDUZIR MORTALIDADE POR CÂNCER
Por: Juliana Morato
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgou no último dia 15 (sexta-feira) sete recomendações para a prevenção e identificação do câncer de mama. Entre as indicações, o instituto defende que toda mulher com suspeita da doença tenha o direito de receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias. O Inca, no entanto, lembra que a lista não tem caráter de lei e que a aplicação das orientações é responsabilidade de cada município ou Estado.
Além da questão do prazo máximo para o resultado, consta da lista a necessidade de as mulheres entre 50 anos e 69 se submeterem ao exame de mamografia a cada dois anos. No texto, o Inca afirma que apesar de as recomendações não serem regras, as autoridades de saúde dispõem de “meios para alcancá-las.” De acordo com dados, entre 2000 e 2007, o Brasil aumentou em 118% a produção de mamografias. Em 2000, foi realizada 1,3 milhão; em 2007, 2,9 milhões.
Se você tiver interesse em repercutir esse assunto, temos médicos oncologistas à disposição para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre o câncer de mama.


ESCOVAS DE DENTE DEVEM SER HIGIENIZADAS TODO O DIA
Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)
Spray de óleo essencial da pitanga pode ajudar nesse processo, diz estudo.
A escova dental é um importante instrumento na manutenção da saúde bucal devido a sua eficiência e segurança na remoção do biofilme (conjunto de bactérias) da boca. Porém, pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba alertam para o risco do seu uso rotineiro sem a sua correta higienização.
Cibele Oliveira e colegas afirmam no estudo “Avaliação da eficácia da descontaminação de escovas dentárias pelo uso do spray de óleo essencial da eugenia uniflora l. (Pitanga)” – publicado ano passado na Brazilian Dental Science –, que a não higienização da escova a torna um meio adequado para a proliferação de fungos, vírus e bactérias. Com isso, ela acaba funcionando como uma fonte de reinfecção da cavidade bucal.
Os pesquisadores explicam que as escovas dentais devem ser sempre desinfetadas após o uso. Para isso, eles aconselham a utilização de soluções antissépticas como clorexidina, cloreto de cetilpiridínico, triclosan, hipoclorito de sódio e óleos essenciais.
O óleo essencial produzido a partir das folhas da pitanga (eugenia uniflora l) é um exemplo de solução que, segundo o estudo, possui propriedades que auxiliam significativamente na redução do número de bactérias na boca.
“Extratos obtidos das folhas da pitangueira vêm sendo utilizados na medicina popular em países como Brasil, Argentina e Paraguai, no tratamento de hipertensão, diabetes, colesterol, dificuldades de digestão, doenças hepáticas, amigdalite, distúrbios intestinais, reumatismo, gripe, além de apresentar princípios antimicrobianos e antifúngicos”, dizem os autores.
Segundo eles, são esses princípios antimicrobianos que agem no controle da não proliferação de microrganismos envolvidos no processo de desenvolvimento da cárie dentária.
Os resultados do presente estudo, assim como os de outros, foram favoráveis ao uso da pitanga na desinfecção das escovas dentais, porém, segundo os pesquisadores, existem estudos que não comprovaram esse efeito antibacteriano. Por isso, eles consideram que uma pesquisa mais aprofundada dos efeitos do fruto sobre os microorganismos da cavidade bucal seja feita antes de introduzi-lo no contexto odontológico.
Para ver o artigo na íntegra, acesse: www.fosjc.unesp.br/cob/artigos/v12n2_05.pdf

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Nevoeiro do Coração Partido


O nevoeiro do coração partido
de Max Lucado

É um nevoeiro escuro que aprisiona furtivamente a alma e se recusa a ir embora. É uma neblina silenciosa que esconde o sol e chama as trevas. É uma nuvem pesada que não honra qualquer hora nem respeita quem quer que seja. Depressão, desânimo, desapontamento, dúvida… todos são companheiros desta presença temida.
O nevoeiro do coração partido desorienta a nossa vida. Ele torna difícil ver o caminho. Abaixe as suas luzes. Limpe o pára-brisa. Ande mais devagar. Faça o que quiser, nada ajuda. Quando este nevoeiro nos rodeia, nossa visão fica bloqueada e o amanhã está para sempre distante. Quando esta escuridão ondulada nos envolve, as palavras mais sinceras de ajuda e esperança não passam de frases vazias.
Se você já foi traído por um amigo, sabe o que estou dizendo. Se já foi abandonado por um cônjuge ou um pai, já viu esse nevoeiro. Se já colocou uma pá de terra sobre o caixão de um ente querido ou ficou vigiando junto ao leito de alguém que ama, você reconhece também esta nuvem.
Se já esteve neste nevoeiro, ou está nele agora, pode estar certo de uma coisa — não se encontra sozinho. Até o mais esperto dos capitães da marinha já perdeu o rumo ao aparecer essa nuvem indesejada. Como disse certo comediante: “Se os corações partidos fossem anúncios, todos apareceríamos na televisão.”
Faça um retrospecto dos últimos dois ou três meses. Quantos corações partidos encontrou? Quantos espíritos feridos teve ocasião de observar? Quantas histórias de tragédias chegou a ler?
Minha própria reflexão é cautelosa:
- A mulher que perdeu o marido e o filho num terrível acidente automobilístico.
- A atraente mãe de três crianças que foi abandonada pelo cônjuge.
- O garoto atropelado e morto por um caminhão de lixo, quando saía do ônibus da escola. A mãe, que o esperava, testemunhou a tragédia.
- Os pais que encontraram o filho adolescente morto na floresta atrás de sua casa. Ele se enforcara com o próprio cinto numa árvore.

A lista continua indefinidamente. Tragédias nebulosas. Como cegam nossa visão e destroem os nossos sonhos. Esqueça todas as grandes esperanças de alcançar o mundo. Esqueça todos os planos de mudar a sociedade. Esqueça todas as aspirações de mover montanhas. Esqueça tudo isso. S6 me ajude a atravessar a noite.
O sofrimento do coração partido.
Venha comigo assistir aquela que foi talvez a noite mais enevoada da história. A cena é muito simples, você vai reconhecê-la rapidamente. Um bosque de oliveiras retorcidas. O chão coberto de pedras grandes. Um muro baixo de pedras. Uma noite escura, muito escura.
Veja agora o quadro. Olhe atentamente através da folhagem sombria. Vê aquela pessoa?
Vê aquela figura solitária? O que ele está fazendo? Deitado no chão. O rosto manchado de terra e lágrimas. Os punhos batendo no solo. Os olhos arregalados com o estupor do medo. O cabelo emaranhado por causa do suor salgado. Será aquilo sangue em sua testa?
Esse é Jesus. Jesus no Jardim do Getsêmani.
Você talvez tenha visto o retrato clássico de Cristo no jardim. Ajoelhado junto a uma grande rocha. Um alvo manto. Mãos pacificamente unidas em oração. Um olhar sereno em seu rosto. Um halo sobre a sua cabeça. Um raio de luz do céu, iluminando seu cabelo castanho dourado.
Eu não sou artista, mas posso dizer-lhe algo. O homem que pintou esse quadro não usou o evangelho de Marcos como modelo. Veja o que Marcos escreveu sobre aquela noite penosa:
“Então, foram a um lugar chamado Getsêmani; ali chegados, disse Jesus a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou orar. E, levando consigo a Pedro, Tiago e João, começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia. E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai.
E, adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se possível, lhe fosse poupada aquela hora. E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres.
Voltando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, tu dormes? Não pudeste vigiar nem uma hora? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
Retirando-se de novo, orou repetindo as mesmas palavras. Voltando, achou-os outra vez dormindo, porque os seus olhos estavam pesados; e não sabiam o que lhe responder.
E veio pela terceira vez e disse-lhes: Ainda dormis e repousais! Basta! Chegou a hora; o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima.”[1]
Observe estas frases: “Começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia.” “Minha alma está profundamente triste.” “E, adiantando-se um pouco,prostrou-se em terra.”
Este parece um quadro de um Jesus santo, repousando na palma de Deus? De modo algum. Marcos usou tinta preta para descrever esta cena. Vemos um Jesus agonizante, lutando e se esforçando. Vemos um “homem de dores”.[2] Vemos um homem enfrentando o medo, em luta com os compromissos e ansiando por alívio.
Vemos Jesus no nevoeiro de um coração partido.
O escritor de Hebreus iria dizer mais tarde, “Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte”.[3]
Que descrição! Jesus sofrendo. Jesus às portas do medo. Jesus não está revestido de santidade, mas de humanidade.
Da próxima vez que o nevoeiro o envolver, você faria bem em lembrar-se de Jesus no jardim. Da próxima vez em que pensar que ninguém compreende, releia o capítulo 14 de Marcos. Da próxima vez que a autopiedade o convencer de que ninguém se importa, vá visitar o Getsêmani. E da próxima vez em que ficar imaginando se Deus realmente percebe a dor que prevalece neste poeirento planeta, ouça-o suplicando entre as árvores retorcidas.
Este é o meu ponto. Ver Deus desse modo faz maravilhas em relação ao nosso próprio sofrimento. Deus jamais foi tão humano quanto nessa hora. Deus jamais esteve mais próximo de nós do que quando sofreu. A Encarnação jamais foi tão cumprida quanto no jardim.
Como resultado, o tempo passado no nevoeiro da dor poderia ser o maior dom de Deus. Poderia ser a hora em que finalmente vemos nosso Criador. E verdade que no sofrimento Deus se assemelha mais ao homem; talvez em nosso sofrimento possamos ver a Deus como nunca antes.
Da próxima vez em que você for chamado para sofrer, observe. Talvez esse seja o ponto mais próximo em que vai estar de Deus. Preste muita atenção. Pode muito bem ser que a mão que se estende para guiá-lo para fora do nevoeiro esteja traspassada.
[1] Marcos 14:32-42
[2] Isaias 53:3
[3] Hebreus 5:7, o grifo é meu.