quinta-feira, 23 de setembro de 2010

É Primavera!!!

22 DE SETEMBRO
DIA DA PRIMAVERA
PRIMAVERA
Ah! quem nos dera que isto, como outrora,
Inda nos comovesse! Ah! quem nos dera
Que inda juntos pudéssemos agora
Ver o desabrochar da primavera!

Saíamos com os pássaros e a aurora.
E, no chão, sobre os troncos cheios de hera,
Sentavas-te sorrindo, de hora em hora:
"Beijemo-nos! amemo-nos! espera!"

E esse corpo de rosa recendia,
E aos meus beijos de fogo palpitava,
Alquebrado de amor e de cansaço.

A alma da terra gorjeava e ria...
Nascia a primavera... E eu te levava,
Primavera de carne, pelo braço!

Autor: Olavo Bilac, in "Poesias"

PRIMAVERA

Estação das flores, Primavera sendo anunciada.
As orquídeas cheias de botões de flores se abrindo, dando cor, alegria, beleza, com suas perfumadas nuances, ao grande muro.
O manacá, com seu inconfundível aroma invadindo o ar, deixando as lagartas se transformarem em casulo, liberando as borboletas e embelezando o jardim com seus coloridos esvoaçantes.
Anunciando uma revoada em busca de galhos tranquilos e fartos para seus ninhos, beija flores, andorinhas, sabiás, rolinhas...
trazem gravetos e folhagens preparando suas moradas e caprichando nos detalhes, que se enchem de ovinhos que alegram a criançada.
As folhagens ficam mais verdes e saudam a nova estação mostrando as flores dos ipês, antúrios,hortências, lágrimas de cristo, margaridas, lírios, begônias, amaralis, e outras mil, sorriem quando o sol as despertam com seu esplendor.
Tal qual o amor...
Autora: Yna Beta




FELIZ PRIMAVERA
Quando entrar setembro
E a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão
Onde a gente plantou
Juntos outra vez

Já sonhamos juntos
Semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz
No que falta sonhar

Já choramos muito
Muitos se perderam no caminho
Mesmo assim é facil inventar
Uma nova canção
Que venha nos trazer
Sol de primavera
Abre as janelas do meu peito
A lição sabemos de cor
Só nos resta aprender

Já choramos muito
Muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar
Uma nova canção
Que venha trazer
Sol de primavera
Abre as janelas do meu peito
A lição sabemos de cor
Só nos resta aprender

Autor não mencionado








DONS PRIMAVERIS
hai, molhai minh’alma, ó chuvas de setembro...
Fertilizai de amor e fé o meu jardim.
Façai brotar nos galhos as verdes folhinhas,
Dos dons maravilhosos que Deus plantou em mim!

Sejai benévola comigo, primavera,Na sinfonia das flores a desabrochar,Pintai de vermelho, de amarelo e rosa,Todas as notas que nas canções irei usar.
Que ao despontar um verso, qual pétala de flor,Seja suave ao toque de cada coração...Tenha o perfume doce da fraternidade,E a união perfeita da rima e da canção.
Cuidai de cada muda, qual devotada mãe,
Para que não se percam estes dons, jamais!
Deixai abrir, assim, de um a um, cada botão,
Nesta campina de tantos belos ideais.
Que eu saiba separar no campo ervas daninhas,

De todo esse tesouro que venha a conquistar;
Das benfazejas bênçãos, de toda essa florada,
De todo o amor, de toda a paz que eu tenha para dar.
Em cada primavera, quando os dons florescem,
Uma riqueza de aromas espalham pelo ar...

Infinitude de cores, nuances do arco-íris,Basta um mergulho na alma e você vai encontrar...Mãos postas, ergo o meu olhar agradecido,Fitando o céu, faço ao Meu Senhor uma oração.Que me deu a primavera deu-me o dom da vida,E o poder de descobrir outros dons no coração!
Autora: Mírian Warttusch



A primavera é a estação do ano que se segue ao inverno e precede o verão, iniciando-se, no Hemisfério Norte cerca do dia 20 de março e terminando cerca de 21 de junho. No Hemisfério Sul, inicia-se por volta de 22 de setembro e termina em redor de 21 de dezembro. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do Hemisfério Sul inicia-se no equinócio de setembro e termina no solstício de dezembro.
Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.
Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Na primavera do Hemisfério Sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a primavera ter temperaturas amenas ao longo da estação.
Para a região sudeste do Brasil, onde há a maior concentração populacional do país, é geralmente o fim da estiagem de inverno e o início da temporada de chuvas.




ESTAÇÃO ESPERANÇA

E tu chegaste
vestida de flores
ornada de cores,
inebriante de odores,
bela Primavera,
estação dos amores!

Vieste, assim,
abrindo o sorriso,
trazendo o aviso
amar é preciso,
gentil Primavera,
estação paraíso!

E eu te recebo
com passos de dança
fazendo aliança
com a vida em mudança,
doce Primavera,
estação esperança!

Autora: Lêda Mello





FLORES E AMORES

As flores do meu imenso jardim,
Azaléias, acácias, crisântemos e jasmins,
Suas cores são tão lindas e sutis,
Seus aromas são tão doces pueris,
Que vaidoso chego a pensar que no mundo
Não existem flores como as do meu jardim.

Rosas, violetas, gerânios e hortênsias,
Amarílis, margaridas, cravos e tulipas,
Miosótis, centúrias, anêmonas e camélias,
Íris, jacinto, deda leira e alfazemas,
Madressilva, lírio, begônias e orquídeas,
São tantas as flores
Como tantos foram os amores
Que floresceram no meu jardim

Hoje estou muito mais feliz, pois o narciso,
A gloxínia, o girassol, a prímula, a peônia,
E os ciclamens são flores que estão por
Desabrochar no meu lindo jardim

Com tantas flores e amores
Só agradeço a Deus
A Paz que carrego dentro de mim.

Autor: José Roberto Carneiro
Encantação da Primavera

Brotam brotinhos na tarde feita
Só de suspiros:
O amor é um vírus...
Apenas o general de bronze continua de bronze!
O vento desrespeita todos os sinais do tráfego.
Velhinhos de gravata borboleta
Sobem e descem como autogiros.
O guarda de trânsito virou cata-vento.
As mulheres são de todas as cores como esses
manequins expostos nas vitrinas,
E onde é que estão, me conta, as tuas esperanças
mortas?!
Lá vão elas – tão lindas – vestidas de verde
Como Ofélias levadas pelos rios em fora
Enquanto eu nem me atrevo a olhar para o alto:
repara se não é
O Espírito Santo que vem descendo em lento vôo
E até Ele, até Ele, deve estar assim, – todo irisado
Como os olhos das crianças, como as maravilhosas
bolinhas-de-gude!

Mario Quintana
Em Primavera Cruza o Rio - Ed Globo – 1985

Nenhum comentário:

Postar um comentário