sexta-feira, 23 de setembro de 2011

É primavera!




Estamos em setembro, a estação primavera. Vencemos o frio e árido inverno e já podemos ver as flores que desabrocham fazendo a natureza mais bela, mais colorida, mais perfumada.


As flores que encantam os nossos olhos, que vão à nossa frente como presente à pessoa amada, que ornamentam as nossas casas e igrejas, sim, essas flores, na sua essência, são vida, pois silenciosamente reproduzem uma infinidade de plantas e de árvores que reavivam a nossa flora e fauna. Oh, primavera! Primavera é vida.


Para nós, do hemisfério sul, a primavera começa no chamado equinócio de setembro que, neste ano, será no dia 23 às 09h04. É a hora em que o sol, como nós vemos da Terra, cruzará a linha do Equador e marcará um momento interessantíssimo: dia e noite serão do mesmo tamanho: 12 horas. Daí em diante, cada dia vai sendo maior e, consequentemente, cada noite menor.


As estações da natureza são obra do Senhor que as criou, sustenta e dirige o Universo. O mesmo que criou, incessantemente renova a Sua criação. Sim, os “equinócios” se repetem em nosso favor. Independentemente do “tamanho” da nossa noite haverá nova chance; em algum momento, noite e dia se igualam dando-nos a oportunidade de viver dias maiores que as noites. Como diz Cecília Meireles: “A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la... É certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece de si mesma”.


Deus, que é vida, não Se esquece de Si mesmo nem de nós, Sua imagem e semelhança. Durante qualquer inverno da vida podemos olhar para o céu, com fé e esperança, seguros de que uma primavera se aproxima e, assim como Paulo, o apóstolo, afirmar: “Não desanimamos! Ainda que o nosso exterior esteja se desgastando, o nosso interior está em plena renovação dia após dia. Pois as nossas aflições leves e passageiras estão produzindo para nós uma glória incomparável, de valor eterno. Sendo assim, fixamos os nossos olhos, não naquilo que se pode enxergar, mas nos elementos que não são vistos; pois os visíveis são temporais, ao passo que os que não se veem são eternos” (II Co 4.16-18).


Olhando para Jesus, o Sol da Justiça, é possível vermos o momento em que Ele “cruza a linha do Equador” e zera tudo. Por um período curtíssimo, noite e dia se tornam do mesmo tamanho divididos por uma tênue, mas perceptível linha que nos permite ver o céu cinzento e a infertilidade de uma estação e o maravilhoso brilho e vitalidade da outra. Esse é o momento de olharmos para frente e escolhermos a melhor estação.


Diferentemente da criação natural que está sob o domínio absoluto de Deus, o ser humano, inteligente, precisa voltar-se voluntariamente para Ele. É preciso olhar, ver, aproveitar a oportunidade que o Criador oferece e saltar da triste e árida noite para o dia pleno e iluminado. É preciso escolher entrar na verdadeira primavera da vida.
Pra terminar deixo com vocês essa canção poética do Beto Guedes "Sol de Primavera"  que consegue sintetizar e descrever tão lindamente o verdadeiro significado da primavera!!




Um comentário:

  1. olá Renata
    navegando pela net
    me deparei com seu cantinho maravilhoso
    parabéns,seguindo
    com carinho
    linda noite bjs

    ResponderExcluir