quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

APRENDIZADO



De todas as experiências que passamos na vida sejam elas boas ou ruins podemos 
tirar um aprendizado, principalmente dos momentos difíceis que atravessamos. 
Tenho tido muita transparência ao relatar as coisas que me aconteceram, ou melhor, 
estão acontecendo, algumas pessoas me perguntam se eu não fico com medo receio 
ou vergonha de expor os problemas de saúde que venho passando. A reposta é não! 
Creio em absolutamente tudo que Deus faz até mesmo as coisas desfavoráveis que nos
acometem como diz em coríntios “tudo coopera para o bem daqueles amam a Deus” 
desde o inicio do ano quando descobri até então 01 nódulo não dei importância, preferi usar 
minha fé, orava pela cura em todas as concentrações do apostolo Waldemiro e também na 
igreja tinha plena certeza que não daria em nada e eu ficaria bem, mas não foi assim que 
aconteceu e infelizmente as coisas evoluíram do jeito que evoluíram, mas como disse acima 
creio que em tudo Deus tem um propósito e nestes dias Deus ministrou muitas coisas ao 
meu coração, coisas o qual eu preciso mudar com urgência muita urgência li há algum tempo 
atrás um livro da Louise L. Hay- “Você pode se curar” é um livro de metafísica (Ciência que 
estuda tudo quanto se manifesta de maneira sobrenatural) na verdade o livro contém muitas 
coisas que não tem fundamento Bíblico, mas existem muitas verdades escritas que não tem jeito 
fazem parte da nossa humanidade, e me fizeram repensar e refletir muito, e por coincidência li muitas 
vezes também nos livros de A.Cury como, por exemplo, somos responsáveis por tudo que nos 
acontece seja de bom ou ruim. A autora do livro a Louise teve câncer e ela demonstra que 
muitos sentimentos escondidos em nós nos levam a adoecer, e na verdade muitas pesquisas 
científicas apontam e tentam provar que o câncer é  uma doença que está relacionada ao 
nosso sistema emocional. Por favor não estou aqui afirmando que estou com câncer, nem sei 
ainda , mais os danos que estes nódulos me causaram foram como se tivesse tido câncer
porque na verdade só se extirpa a tireóide em vista de câncer ou de tumores que mesmo 
sendo de origem benigna são muito agressivos, hoje tive a 1ª consulta com cirurgião após 
a cirurgia ele rearfirmou que viu características benignas mas que esse tipo de tumor de células
foliculares são muito traiçoeiros, eles podem abrigar células cancerosas em seu interior portanto 
não tem jeito só a biópsia vai dar o diagnostico final.
Voltando ao aprendizado, sempre fui uma pessoa extremamente perfeccionista e muito exigente 
comigo mesma, sempre colocando padrões muito difíceis de serem alcançados, mas não me dava 
conta disso até este exato momento da minha vida, isto desde criança sempre quis fazer o melhor 
em tudo, ser a melhor filha para os meus pais, melhor aluna, melhor amiga para os amigos, melhor 
esposa para meu marido, melhor mãe para meus filhos e por aí afora sempre tentando ser a melhor 
(na minha antiga concepção) porque o que vinha fazendo na verdade era simplesmente buscar 
perfeição em tudo que fazia, hoje depois de ter visto a minha vida quase em risco, consigo analisar 
e enxergar melhor as coisas. Recordo-me na época da faculdade o quanto me angustiava por não 
tirar um 10 ou um 9,0 nas provas ou trabalhos, até mesmo meu marido vivia brigando comigo, 
eu não precisava estudar igual louca para ter sempre as melhores notas. E foi sendo sempre assim, 
em tudo que me propunha a fazer, o problema é que isso tem um preço e uma conta alta a ser 
paga e essa conta por vezes pode sair bem cara.   
É claro que todos nós conhecemos pessoas as quais admiramos, mas “perfeito” mesmo, que 
eu saiba não existe ninguém. Todos nós temos falhas, às vezes mais explícitas, outras vezes 
escondidas com muito esforço.Mas, mesmo nesse caso, quando menos esperamos, a tal falha 
escapa de nosso controle e acabamos dando de cara com a dura verdade: somos todos 
imperfeitos!
Penso ser válido que ao menos tentemos caminhar na direção do que consideramos 
ser o melhor, nos aprimorarmos, crescermos e nos lapidarmos nas arestas da vida 
(sem exageros e grandes expectativas).
Mas, acredite, a busca rígida pela perfeição tem um fim único e certo: a frustração! 
Uma vez que é impossível de ser atingida, sempre restará em nossas bocas um sabor 
amargo de decepção no final.
É também verdade que muitas pessoas consideradas perfeccionistas acabam até sendo 
bem vistas em nossa sociedade, uma vez que não medem esforços em corresponder, e até 
mesmo superar, o que acreditam ser esperado delas. Para as instituições do mundo de hoje 
nada mais confortável do que pessoas perfeccionistas! Aqueles que nunca dizem não, que 
parecem ser capazes de dar conta de tudo 
com rapidez e precisão e freqüentemente assumem cargas muito maiores do que as 
outras pessoas.Pode-se dizer que aos poucos, aqui e ali, aparecem sinais de mudança 
nessa forma de se ver as pessoas, mas ainda temos um longo caminho pela frente até 
mudarmos esse panorama, sendo assim, encaremos o assunto com uma boa dose de 
realismo.
Pensando dessa forma, pode até ser que, graças a seu perfeccionismo, você consiga dar 
conta de mais coisas do que as pessoas em geral e seja mais valorizado e por isso. 
A minha pergunta é:
- Qual é o custo para você? Para o seu “ser”, para a sua “alma”?
Por exemplo: quanto custa para você dedicar-se 100% ao trabalho, almejar 
nada menos do que a perfeição em cada ação, relatório ou atividade empreendida?
Buscar 0% de erro?Repito - Quanto custa a você ? - é preciso que você se pergunte.
Custa a sua saúde? Custa horas de sono que não podem ser desfrutadas? Custa amigos 
que nunca podem falar com você, pois você está sempre ocupado? Custa não ver 
seus filhos crescerem? Custa perder a convivência com a sua família? Custa seu bom 
humor? Custa sua alegria? Sua felicidade? E depois:
- Vale à pena pagar esse preço? Será que toda essa exigência era mesmo necessária?
Muitas vezes não se trata de deixarmos de fazer o que fazemos, mas de termos consciência 
de que, se abrirmos mão da exigência de perfeição, poderemos encontrar uma outra maneira 
de fazer aquela mesma coisa, uma forma mais leve, que não nos roube a vida, a alegria, o brilho 
nos olhos. Que não nos transforme em autômatos cheios de dores nas costas e manias 
insuportáveis.


Consciência
Não é fácil ter consciência! Para nos tornarmos conscientes precisamos sair do 
automático e nos manter presentes no “aqui e agora”. É tão fácil nos deixarmos 
seduzir por hábitos... Você já percebeu? Vamos simplesmente “seguindo a onda”, 
fazendo, fazendo, sem pensar exatamente em que escolhas estão por trás daquelas ações.
Se formos capazes de compreender a dádiva que é cada pequeno momento de nossas vidas. 
Se formos capazes de nos dar conta da inevitável passagem do tempo, talvez possamos perceber 
que não faz sentido algum desperdiçarmos essa maravilhosa experiência que é a vida, nos forçando 
a ser perfeitos (algo impossível de ser atingido lembre-se!).
Com consciência, talvez possamos acreditar que basta “dar o nosso melhor”, e ser felizes no restante 
do tempo. Dar o nosso melhor no trabalho, sem esquecer-se de alimentar as relações interpessoais. 
Dar o nosso melhor a nossos familiares, a nossos amigos, sem esquecer de nossos sonhos, de nós 
mesmos. Dar o nosso melhor, sabendo que ainda assim a falha nos brindará vez ou outra durante 
esse caminhar.


Precisamos aprender a lidar com os nossos erros   
Quando abrimos mão da tal perfeição, ganhamos em troca a liberdade de errar, de 
compreender que o erro é apenas mais uma forma de aprender algo, talvez aprender 
como “não fazer” algo. Ganhamos leveza e espontaneidade, como se pudéssemos lidar 
com a vida como faz uma criança ao se deparar com novas experiências: brincando, 
resgatando o prazer do aprendizado. E foi isso que aprendi CHEGA! Eu abro mão de 
ser a melhor agora(daqui pra frente) faço tudo no meu tempo, chega de sofrer por 
pensamentos antecipatórios por coisas que nem sei se vão acontecer, chega de levar
tudo a sério de me levar á serio, quero e preciso ser mais leve rir de mim mesma, 
contemplar o belo e as coisas simples da vida.
Creio fielmente, tudo que aconteceu foi plano de Deus para que á tempo pudesse 
abrir meus olhos espirituais e mudar meu padrão de pensamento e conseqüentemente 
de comportamento deixando de ser tão rígida, engessada e cruel comigo mesma, não 
sofrendo tanto por aquilo que não deu certo ou que não saiu como planejei, a vida é 
assim sorrateira cheia de imprevistos quando pensamos que planejamos tudo e está tudo 
nos seus devidos lugares ela vem bagunça tudo e põe tudo de pernas pro ar , por isso digo 
à todos que estiverem lendo esse testemunho que você se abra para a percepção de que você 
pode fazer toda a diferença no mundo sendo apenas e exatamente quem você é hoje... Ria mais 
de si mesmo. Perceba quando estiver recriminando a si próprio por um erro cometido peça 
perdão à Deus e, guarde o erro em seu arquivo de “aprendizado” e siga em frente. DEUS É FIEL!!!
Esta pequena mensagem ajudou-me a lembrar de coisas que por vezes esqueço e a fortalecer a
minha fé que tantas vezes enfraquece. Que possa ser benção pra vocês como está sendo para 
mim. Guardemos estas palavras no coração e que o Senhor nos fortaleça e anime nestes dias, 
que apesar de serem de sol, são tão cinzentos.
Beijos!!!
Renata.


Nenhum comentário:

Postar um comentário