sábado, 20 de novembro de 2010

'' Alegrias e tristezas"


Uma simples visita ao meu clínico geral no inicio de 2010 tem mudado radicalmente minha rotina mais ainda agora no findar deste mesmo ano, apesar de ser formada na área de saúde e fazer parte de um ministério de cura me vi perdida com as noticias que me seriam dadas. Quando o médico viu os resultados dos meus exames de tireóide, pediu um ultra-som dele. Descobrimos que tenho bócio multinodular. Depois de algumas consultas com vários médicos e especialistas, e mais exames, ficou resolvido que devo tirar a tireóide por inteira.
Isto, no início, foi um grande baque para mim. Chorei às escondidas e depois na presença do meu marido que a principio não queria que eu contasse a ninguém. Mas sinto-me melhor mais leve desabafando botando pra fora.
 Estou aprendendo a compartilhar. Mas são muitos anos em que procuro poupar todos a minha volta dos meus sentimentos tipo ioiô (que acredito ser bem típicos do ser feminino).Tendo a me abalar rapidamente (o que fica visível, às vezes) mas, com a ajuda do Espírito Santo que vive em mim, também consigo informar meu lado intelectual e espiritual de modo que estes voltem a tomar conta das minhas reações e atitudes. Afinal, preciso viver de acordo com a minha fé, entendendo—que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus. Quando os filhos são pequenos, participar da instabilidade emocional da mãe, não contribui para o bem-estar daqueles que dependem dela; e ela deve fazer de tudo para aprender maneiras que lhe ajudem a encarar as questões e reagir a elas, vendo seus problemas num contexto maior e real, tirando o foco de si e de uma introspecção aos seus problemas que é prejudicial.
Assim, lá quietinha no meu canto, fiquei tentando decifrar os resultados dos meus exames e o meu prognóstico com a ajuda do “Dr.Internet.” Muitas questões sobre distúrbios da tireoide e a tireodectomia propriamente ditas eu estudei na faculdade, mas queria saber de duas coisas—como será a vida sem tireóide? e quais as chances dos nódulos serem cancerosos? Há momentos em que sinto que isso não será tão sério quanto primeiro me parecia. Descobri que existe uma medicação que substitui a tireóide sem problema para a maioria das pessoas (e agora já sei de várias que continuam a vida normalmente usando esta). Os sites também dizem que um único nódulo tem mais chance de ser canceroso do que quando há muitos. Entretanto, há alguns detalhes na descrição dos meus múltiplos nódulos que se encaixam mais com o tipo cancerígeno.
O meu clínico (o que pediu o exame) tentou não me assustar. E a especialista (endocrinologista) também foi muito positiva, apesar de concordar que eu deveria fazer logo a operação.
Os nódulos são visíveis a olho nu basta olhar pro meu pescoço, estão enormes. Enfim eu não percebia nenhum sintoma agora já estou notando algumas coisas que pensava fazer parte do envelhecer, mas que talvez nada tenha a ver com a idade, como, por exemplo, muito pigarro, momentos em que comidas e situações me fazem sentir muito congestionada (faz anos que não consigo mais cantar direito por causa disto), a existência de certas posições que me incomodam ao deitar, e noites em que luto com insônia…
Nesta 4ª feira na consulta com o cirurgião ele me disse que o crescimento é do tipo “mergulhante” e que dois nódulos têm mais de três centímetros. A tendência, se nada for feito, é prejudicar mais e mais a traquéia e as cordas vocais. Também adicionou que é bem possível que seja(m) canceroso(s) por causa do tamanho. Ele me explicou tudo o que eu queria saber e até o que eu não queria perguntar. Se for câncer, existe uma grande chance da cirurgia eliminar tudo. Se a biopsia for positiva, após a operação, um mês depois farão um outro exame e se encontrarem mais evidências de câncer, farão um tratamento com iodo radioativo…. Que também normalmente resolve o problema….
Notícias ótimas, não? Não de ter os nódulos, mas de saber que apesar do problema ser grande, na maioria das vezes existe solução. Mas eu tenho lido coisas horríveis sobre o sofrimento daqueles que se submetem a este tratamento porque têm que passar um período sem o remédio que substitui o funcionamento do tireóide. Entretanto, não perguntei sobre isto. Afinal, não estamos neste estágio e, quem sabe, daqui a poucas semanas eu já possa estar me recuperando bem da cirurgia, sentindo-me melhor do que nunca por ter me livrado de algo que já me prejudicava há tempo, ainda sem saber (como me disse a endocrinologista), com apenas uma cicatriz para, possivelmente, esconder atrás de golas altas, echarpes, xales…
Soube que mais e mais mulheres estão sofrendo deste mal e que ninguém ainda sabe por que… Ele não falou sobre a possibilidade de prejudicar as cordas vocais com a retirada e eu não perguntei… Mas li sobre esta possibilidade… E assim tenho navegado, nessa área da minha própria saúde, ziguezagueando entre boas e más noticias, entre certezas e medos, procurando me basear e nortear por aquilo que é real e verdadeiro, encarando os fatos e tentando não pensar muito naquilo que ainda não aconteceu. É difícil saber onde fica a linha demarcatória entre a preparação e a preocupação. Mas já a cruzei muitas vezes. Estou sempre tentando (e conseguindo) voltar para o lado da tranqüilidade, paz, serenidade, confiança em Deus…
Tem dias (a maioria deles) que enfrento tudo muito bem. Consigo dar graças pela multidão de bênçãos em meio às dificuldades. Pelo aparentemente bom funcionamento das outras partes do meu corpo… Porque milhões de coisas ruins que me cercam não fazem parte da minha vida… Por família e amigos… Por minha igreja… Por tanta beleza ao meu redor…
Mergulho nas atividades que assumi ou que aparecem. Encontro alegria, consolo, coragem e esperança em sermões, estudos, palestras, palavras de amigos, meditações… Vejo como é bom ser rodeada por pessoas que amam e servem a Deus e não ter que sofrer os problemas relacionais que são tão comuns aqueles que não servem a Deus e que vemos nos noticiários.
Mas de vez em quando dá vontade de gritar, de implorar para que aquele período de bonança que desfrutávamos possa continuar ainda por muito tempo. Para que eu possa voltar a cuidar dos meus filhos de todos os demais, dentro de pouco tempo, e ainda ter um marido com quem compartilhar tudo por muitos anos. Para que Deus permita que assistamos juntos o casamento dos nossos filhos; que participemos da chegada e do crescimento dos nossos futuros netinhos. Aí eu choro um pouquinho, medito na Palavra, oro e vou atrás de ser útil e feliz novamente, enquanto Deus permitir. E Ele está me dando forças para isto.
Procurarei sempre ser grata e fiel porque, aconteça o que acontecer, haja o que houver, tenho a certeza que a nossa família se reunirá novamente na presença de Deus num lugar onde não haverá mais choro, nem dor nem tristeza.  Pois Jesus Cristo escolheu vir a este mundo. Sofreu e morreu no lugar de cada um daqueles que crêem nisto – vendo nele o único caminho para satisfazer a justiça do Pai e sabendo que foi com a sua ressurreição que ele nos deu acesso ao amor divino que nos conduzirá nesta vida até chegarmos ao céu.
O meu desejo é que também seja verdadeiramente significativa para você. Se você já for filha ou filho de Deus, procure crescer nele, assumindo o compromisso de lhe servir em todos os aspectos da sua vida. Se ainda não tiver este relacionamento com o seu Criador, procure conversar com alguém que tenha. Não deixe para depois. Amanhã pode ser tarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário