quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS

Barrinha MaynaBaby




O Dia de ação de graças significa o dia de agradecer as graças recebidas.
A gratidão faz parte do sentimento mais nobre cultivado pelos homens de bem. São atitudes básicas nos procedimentos de todas as religiões.
Nesta data, famílias de todas as crenças se reúnem pra dar graças pelas dádivas alcançadas, em ceias tradicionais e em cultos de diversas doutrinas filosóficas e religiosas.
A celebração se tornou célebre, nos tempos modernos, quando em  1620, mais de 100 puritanos conseguiram fugir, no navio Mayflowers, da perseguição religiosa que sofriam na Inglaterra para chegar ao Novo Mundo. Porém, após 65 dias de viagem, somente cerca de cinqüenta pessoas conseguiram sobreviver à fome e às doenças na luta contra o tempo pra construir suas casas antes da chegada do inverno. Eles se estabeleceram na antiga cidade chamada Plymouth, atualmente, Massachusetts.
No dia 16 de março de 1620, receberam ajuda de dois índios americanos: Samoset  e Squanto que também falavam inglês e lhes ensinaram como extrair a seiva das árvores, como evitar plantas venenosas, a lavrar, a plantar milho e outros alimentos e a caçar. Assim, os peregrinos que restaram conseguiram sobreviver no Novo Mundo.
E, no ano seguinte, 1621, quando chegou a época da colheita, eles se deslumbraram com a fartura. Havia comida suficiente para suportar o inverno.
O governador dos peregrinos, William Bradford, decidiu realizar um banquete que se prolongou por três dias, para celebrar a grande colheita de outubro e convidou os vizinhos nativos norte-americanos, para agradecer aos ensinamentos que os salvaram da fome e do frio.  Os convidados também contribuíram com alimentos. Historiadores consideram aquele dia como o primeiro Dia de Ação de Graças, por representar o símbolo de solidariedade, e de fraternidade entre povos de culturas diferentes.
Após dois anos, os peregrinos sofreram um longo período de seca. Um dia, quando estavam realizando preces e jejuando, começou a chover. Para aquele povo o maior dia de Ação de Graças aconteceu naquele dia em que deram graças pelo fim da seca.
Os novos líderes dos Estados Unidos passaram a proclamar pelo país inteiro, outras celebrações no Dia de Ação de Graças.
Em 1789, o presidente George Washington requereu um Dia de Ação de Graças em homenagem à homologação da Constituição dos Estados Unidos da América.
Nova York e alguns estados americanos também outorgaram um dia de Ação de graças, no mês de novembro e outros em dezembro. Em 1863, o presidente Abraham Lincoln declarou que o Dia de Ação de Graças passaria a ser celebrado sempre no último dia de novembro. Depois da Guerra Civil, atendendo a campanha liderada pela editora de revistas Sarah Josepha Hale, o Congresso dos EUA tornou o Dia de Ação de Graças um feriado nacional. Em 1941, o presidente Franklin Roosevelt criou um projeto de lei para que o Dia de Ação de Graças fosse oficialmente comemorado na quarta quinta-feira de novembro. Então, Dia de Ação de Graças, pode acontecer numa última quinta-feira do mês ou numa penúltima em determinados anos.
Embora o Dia de Ação de Graças tenha maior destaque nas tradicionais celebrações nos Estados Unidos,muitos historiadores descrevem inúmeras comemorações de Ação de Graças em datas anteriores à festa da famosa colheita, no ano de 1621, pelos peregrinos em Massachusetts.
NO BRASIL
Em 1500, Pedro Álvares Cabral, em agradecimento, ao chegar ao Brasil, rezou uma missa numa das praias da Bahia.
No ano de 1909, Joaquim Nabuco, embaixador do Brasil nos Estados
Unidos, assistiu ao culto de ação de graças e impressionado declarou: "Quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus".
Mas foi o presidente Eurico Gaspar Dutra que institui o Dia Nacional de Ação e Graças, em 17 de agosto de 1949, cuja lei nº 781 foi regulamentada a 19 de novembro de 1965, pelo então presidente, Castelo Branco, quando se oficializou a quarta quinta-feira do mês de novembro para a comemoração em todo o território nacional.
NA GRÉCIA 
Os antigos gregos faziam todos os outonos uma celebração de três dias para louvar Deméter, a deusa do trigo e dos cereais. Os romanos também faziam banquetes de Ação de Graças, com desfiles, jogos e músicas para reverenciar Ceres, a deusa do trigo - a palavra "cereal" tem origem no nome de Ceres.
NA CHINAOs antigos chineses faziam uma festa de colheita chamada Chung Ch'ui para celebrar a lua cheia. As famílias se reuniam para fazer um banquete, que incluía bolos redondos e amarelos chamados "bolos de lua".
FESTA DOS JUDEUSNa cultura judaica, a festa da colheita é comemorada, há mais de 3 mil anos, com comidas específicas acompanhadas de cantos e narrativas, que recordam as Sukkoth (tendas ou cabanas)construídas no deserto para chegarem à terra prometida. Nas festas, elas são armadas nos jardins e enfeitadas com ramos e frutas. Por sete dias são feitas as refeições noturnas nessas tendas.
Nas Ilhas Britânicas medievais
O pão feito dos primeiros grãos de cereais colhidos era trazido à Igreja no primeiro dia de agosto e consagrados na Eucaristia. Este dia, chamado "Lammas Day", tinha a sua origem numa antiga festa Pagã. O "Lammas Day" é mencionado no Livro de Oração Comum, de 1662, mas os rituais que acompanhavam a festa desapareceram com a Reforma.
De fato, a única festa de colheita que sobreviveu à Reforma foi a celebração de uma refeição secular no final da colheita.
A festa das colheitas teve origem na era Vitoriana. Em 1843, o Ministro Anglicano Robert Hawker, na Cornualha, considerando "que Deus encheu os nossos celeiros com abundância e satisfez os nossos pobres com pão" reavivou o "Lammas Day", usando na Eucaristia um pão cozido com os novos grãos de trigo colhido, no primeiro domingo de outubro. Inspiradas por este exemplo, muitas igrejas introduziram a ação de graças pelas colheitas.Tempos depois se expandiram para as cidades.

MITOLOGIA GREGA
A cornucópia representa uma importante celebração no Dia de Ação de Graças, que surgiu com antigos povos gregos e romanos. A palavra cornucópia, originária do latim: "cornu copiae" significa "corno da abundância", que na mitologia grega expressa a imagem de um chifre de cabra que foi seduzido por Zeus para realizar toda a produção desejada pelo seu dono.
Fontes:Wkipedia.org/ www.mundojovem.pucrs.br/
http://pessoas.hsw.uol.com.br e outros sites
 
Barrinha MaynaBaby

Nenhum comentário:

Postar um comentário